Material Completo para OAB

7 maneiras de treinar seu cérebro para aprender mais rapidamente e ter uma memória melhor

Você vai para a academia para treinar seus músculos. Você corre na esteira ou na rua para treinar sua resistência. Ou, talvez você nem malhe, mas gostaria de praticar mais exercícios.

Bem, aqui é como treinar uma das partes mais importantes do seu corpo : o seu cérebro.

Quando você treina sua massa cinzenta, você:

  • Evita situações constrangedoras como se lembrar do rosto de uma pessoa e esquecer o nome dela;
  • Passa a ser um aluno que aprende mais rápido;
  • Evita doenças que atingem à medida que envelhecem.

Então, como treinar seu cérebro para aprender mais rápido e ter uma memória melhor?

1 . Trabalhe a sua memória.

shutterstock_81345451_Menor

Twyla Tharp, uma famosa coreógrafa de Nova York veio com o seguinte exercício de memória: quando ela assiste a uma performances da sua equipe, ela tenta se lembrar das primeiras doze correções que ela quer discutir com seu elenco. Se você acha que isso é fácil,  saiba que a maioria das pessoas não se lembram mais do que três.

A prática de lembrar de coisas e, depois, discutir com os outros realmente foi apoiada por estudos de aptidão do cérebro. Atividades de memória que envolvem todos os níveis de funcionamento do seu cérebro como aprender, memorizar e discutir ajuda para melhorar a função do cérebro.

Agora mesmo não sendo um dançarino para corrigir o seu elenco, você pode estudar em grupo e discutir o que aprendeu , ou relatar em detalhes coisas interessantes que você viu no museu (funciona com a novela das 8 também). Estas são grandes oportunidades para treinar o seu cérebro, flexionando seus músculos de memória. Veja mais aqui: 5 Técnicas de Memorização.

E qual é a maneira mais fácil de se lembrar de alguma coisa? Repeti-la!

Por exemplo, digamos que você acabou de conhecer alguém novo.

“Oi, meu nome é Paulo”

Não basta responder com: “Prazer em conhecê-lo”. Em vez disso, diga: ” Prazer em conhecê-lo Palo. ” Deu para entender? Bom.

2 . Faça algo diferente repetidamente.shutterstock_104970941_Menor

Repetindo uma ação várias vezes, seus neurônios criam novas ligações que ajudam a fazer essa atividade cada vez melhor e mais rápido.

Lembre-se quando você tinha três anos de idade. Você certamente era fortes o suficiente para segurar os talheres muito bem. No entanto, quando você estava comendo tudo sozinho você fazia a maior melequeira. Não era uma questão de força, era uma questão de cultivar mais e melhores caminhos neurais que ajudam você a comer sozinho como um adulto. E adivinha o que ? Com a repetição suficiente, você conseguiu!

Mas como isso se aplica a sua vida agora?

Digamos que você é um procrastinador, aquela pessoa que deixa tudo para depois. (e quem não é um pouco, hein?)  Deixa sempre para estudar para uma prova no finalzinho… Quanto mais você fizer as coisas, mais você ensinar o seu cérebro para não esperar pelo último minuto para fazer as coisas acontecerem .

shutterstock_113715970_MenorMas agora você deve estar pensando: ” Ahh, se fosse fácil assim não procrastinar eu passava em tudo!” Bem, pode ser, e você pode passar. Ao fazer algo realmente pequeno, que você normalmente não faria , mas é no sentido de conseguir que a tarefa feita, você vai começar a criar essas novas vias neurais preciosas.

Então, se você foi adiando organizar sua mesa de estudos, basta começar colocando os papéis em seus devidos lugares. Ou, você pode dar um passo menor ainda. Olhe para um papel e decida onde irá colocá-lo: no lixo? na gaveta? ou vai devolver para alguém ?

Para sair da inércia você nem precisa tira esse papel do lugar, você só precisa decidir o que você precisa fazer com ele.

É um pequeno passinho, que faz você iniciar o trabalho. Assim, os caminhos neurais vão sendo construídos. Aos poucos, você vai transformar-se de um procrastinador em um estudante de primeira.

3. Aprenda algo novo.

shutterstock_112804561_MenorPode parecer óbvio, mas quanto mais você usa o seu cérebro, melhor ele vai trabalhar para você. Por exemplo, aprender um novo instrumento melhora a sua habilidade de traduzir algo que você vê (partituras) para algo que você realmente faz (tocar o instrumento).

 

Aprender uma nova língua expõe seu cérebro a uma maneira diferente de pensar, uma maneira diferente de se expressar.

Você pode até, literalmente, dar um passo adiante, e aprender a dançar. Estudos indicam que aprender a dançar ajuda a idosos evitar a doença de Alzheimer. Legal, né?

4. Trabalhe seu corpo.shutterstock_103383050_Menor

Você sabia que eu ia falar em exercícios, né? Sim, de fato, o exercício não só trabalhar o seu corpo, mas também melhora a aptidão do seu cérebro.

Mesmo exercendo por apenas 20 minutos facilita as funções de memória e de processamento de informações. Mas não é apenas isso: exercício realmente ajuda o cérebro criar essas novas conexões neurais mais rápido. Você vai aprender mais rápido, o seu nível de alerta vai aumentar, e você terá tudo isso se mexendo mais.

Agora, se você ainda não pratica exercícios regularmente, recomendo que você faça um esporte que você goste de verdade. Se odeia academia, esquece… Você tem que gostar…  Eu mesmo, pratico tênis pelo menos 3 vezes por semana. Eu recomendo além do tênis, futebol, caminhada ou corrida (não custa nada correr), natação ou ciclismo.

Lembre-se que treinando o seu cérebro para fazer algo novo repetidamente, você está realmente mudando a si mesmo permanentemente.

5. Gaste tempo com seus entes queridos.

shutterstock_72201841_MenorSe você quiser boas habilidades cognitivas, então você tem que ter relacionamentos significativos em sua vida. Conversar com outras pessoas e se envolver com seus entes queridos ajuda a pensar com mais clareza, e também pode levantar o seu humor .

Se você é uma pessoa extrovertida, este tem ainda mais peso para você. Os extrovertidos usam o hábito de falar com outras pessoas como forma de compreender e processar seus próprios pensamentos.

6. Evite palavras cruzadas.

Muitos de nós, quando pensamos em bom raciocínio e memória, lembramos dos jogos de palavras cruzadas. Fazer palavras cruzadas pode melhorar a nossa fluência, mas estudos mostram que eles não são suficientes. Eles até que são divertidos mas não aprimoram nossas aptidões.

Claro que se você gosta de palavras cruzadas para se divertir, vá em frente! Mas se você estiver jogando para melhorar sua memória e raciocínio, então é melhor escolher uma outra atividade.

7. Coma direito e certifique-se de incluir chocolate amargo.

shutterstock_110601509_Menor

Alimentos como peixes, frutas e legumes ajudam o seu cérebro a trabalhar melhor. Porém, acho que você não sabia que o chocolate escuro dá ao seu cérebro um bom impulso também. Além de proteger contra derrame, estresse e depressão.

Quando você come chocolate, o cérebro produz dopamina. E dopamina ajuda você a aprender mais rápido e lembrar-se melhor. Para não mencionar, o chocolate contém flavonóides , antioxidantes, que também melhorar suas funções cerebrais. Então, da próxima vez que você tiver algo difícil para fazer, certifique-se de comer um pedacinho de chocolate amargo!

Agora que você já sabe como treinar o seu cérebro, é realmente hora de agir. Não basta ler esse post todo e em seguida, continuar com a sua vida como se nada tivesse acontecido. Coloque esses conhecimentos em ação e torne-se mais inteligente do que nunca!

Então que tal dedicar 30 segundos, e me dizer nos comentários: o que você vai fazer nos próximos três dias para dar a seu cérebro um impulso?

70 comentários

  1. Gostei das dicas, bem como, achei as mesmo pertinentes, algumas por identificação própria, outras pela afirmação dos estudos realizados, em resumo, tudo que ajuda a fortalecer a memória, ajuda a enriquecer o nosso dia a dia/vida. (Y)

    • José Geraldo Aniceto

      Muito legal as informações que nos foram passadas, se faz de extrema importância que realmente nós a coloquemos em prática.

  2. Muito boa essa dicas, leio todas e ainda imprimo, Obrigado.

  3. warley aparecido de paula

    Mais do que nunca o mais importante a ser feito nesses
    treis próximos dias é, começar.
    * estou começando a fazer um curso de raciocínio
    lógico pela internete. Obrigado pelas dicas!
    Abraços, Warley de Sete Lagoas/MG.

  4. Marcelo Severiano dos Santos

    Muito boa as dicas, vou colocá-las em prática. Obrigado.

  5. Gostei das dicas vou colocá-las em prática.

  6. Boa noite. Eu danço 03 vezes por semana, agora estou aprendendo andar de patins rsrsrrs.
    Obrigada pelas dicas.
    Abraço

  7. Bom se treinar todos os dias da certo sim!!! Eu fiz um curso de memorização e deu ótimos resultados!!!

  8. Bom se treinar todos os dias da certo sim!!!

  9. Gosto muito de todas as sua dicas, uma que eu aprendi ainda na infância e acho muito importante é ter confiança, se você entra na prova com a estima baixa achando que não vai dar conta, seu celebro cria automaticamente um certo bloqueio, por outro lado, se vai com confiança no que estudou, no que aprendeu e na sua capacidade de resolver as questões, as resposta fluem normalmente. É certo que algo pode até lhe passar desapercebido mas o resultado será surpreendente. Tentem e depois me digam.

    • Tentarei .. tenho uma prova segunda e estou com muito medo. Estou estudando mais não estou muito segura por causa do professor que disse que a maior nota que iremos atingir será 4 por conta da raiva que uma aluna fez, estou com muito medo.. mais tentarei ter confiança em mim mesma dessa vez,não posso reprovar!

  10. Adorei as informações que vc passou vou tentar, realmente não é fácil decorar nada mesmo estudando todos os dias, as vezes parece que vc estuda, estuda e não decora nada.

  11. Gostei, apesar de fazer uma observação: Qto. a doença de Alzheimer, minha mae dançou todas as
    semanas por muitos anos, e infelizmente foi acometida deste mal.

  12. Amei as dicas dadas, realmente, são dicas que nos fornece grande riqueza para nossa memória. Eu adoro fazer palavras cruzadas, principalmente, depois de um dia cheio. Me ajuda a relaxar. Estou tentando estudar para fazer o exame de ordem agora em dezembro, mas tem horas, que me falta a paciência e aí, vou fazer palavras cruzadas. Será que em vez de fazer palavras cruzadas eu não teria que está estudando? Fico sem paciência, talvez seja a idade, pois quando passamos dos 60,ela fica pouca. Se houver uma dica para a falta de paciência, me dê. Vou seguir suas dicas, quem sabe dá certo? Um grande abraço e muito obrigada!

  13. Muito interessante mesmo. Vai de encontro com uma palestra que assisti que quando vc. aprende algo naquele dia é demasiadamente importante que vc. antes de dormir refaça aquelas informações. Pois, o celebro estará esculpindo em sua memoria pela repetição. O que não ocorrerá quando vc dormir sem esta gravação. Perdendo-se a informação.

  14. Agradeço as dicas.

  15. Suas dicas realmente são muito importantes, a maioria delas faz parte do meu dia-a-dia, mas uma delas me chamou a atenção e iniciarei nos próximos dias. É a dica do chocolate, esta além de contribuir para o bom funcionamento do cérebro, será cumprida com muita satisfação. Obrigada!

  16. Prezado Bruno, nesse momento o mais importante a fazer é dar o primeiro passo, sair da inércia, dar movimento ao corpo, estabelecer um ritmo de exercicicios e querer, querer de verdade que o seu cérebro trabalhe de forma melhor, mais eficiente é, obviamente, a seu favor! Excelentes dicas, obrigado.

  17. Ótimas dicas, obrigada!

  18. Júlia Tenório Mota Cardoso

    Boa noite! Não sabe como me ajudou! Fique com Deus. Abs

  19. Gostei muito das dicas…

    - vou comer chocolate amargo;
    - vou dançar;
    - vou organizar meu material de estudo na estante.

  20. Gostei do comer chocolate amargo todo dia. Vou fazer isso e vou organizar meus papeis e repetir tudo que aprendi explicando para mim mesma.
    ótimo

  21. Extremamente valiosas suas dicas. Vou tentar segui-las à risca.

  22. Já tinha organizado meus livros e papeis para estudar, falta estudar. Agora uma coisa preciso chocolate e atividade física.

  23. As informações são procedentes, acredito inclusive que várias pessoas ao ler as informações acima dirão que sabem destas dicas, então eu vou procurar praticar mais a leitura e o esporte, como caminhada e o futebol.

  24. As informações são procedentes, acredito inclusive que várias pessoas ao ler as informações acima dirão que sabem destas dicas, então eu vou procurar praticar mais a leitura e o esporte, como caminhada e o futebol.

  25. Vou começar a praticar!

  26. Olá comecei a frequentar academia 3 vezes por semana, espero que isso possa me ajudar no exame de ordem.

  27. Vou tentar colocar em prática cada uma dessas dicas. Obrigada!

  28. Gostei muito das suas dicas, já pratico caminhada e academia, mas vou lembrar das repetições e dos chocolates. Deus te abençoe por ajudar as pessoas que nem conhece.

  29. Gostei muito de suas dicas, mais vou experimentar comer um pedaço de chocolate amargo, depois passo a resposta do meu cérebro a você

  30. Acho muito bom estas dicas, creio que vai dar certo

  31. Informações importantes, algumas delas já temos acesso,só que falta disciplina para inseri na vida diariamente como escovar os dentes 3 vezes ao dia.

  32. antonio carlos rodrigues dos santos

    Bom dia Dr e professor Bruno.
    Muito obrigado por mais essas dicas. Mas preciso de algumas materia de direito do trabalho, pois, fui mal na prova. Até mais.

  33. Adorei as dicas, pode mandar todo dia!! rs

  34. Gostei bastante das dicas, inclusive ja estou correndo…atividade fisica.

  35. Muito interessante, mesmo que possamos conhecer as técnicas, muitas vezes falta iniciativa, vontade. Vale a pena disciplinar-se. Suas dicas tem sido de muita valia, obrigado.

  36. Muito boa as icas,vou praticar:)

  37. SIMONI CRISTIANI TESCHE

    Ha, eu gostei muito da parte do chocolate! agora tenho uma desculpa para dar a minha nutricionista! No mais, sugestões muito bem vindas, vou começar a colocar em prática. Obrigada!

  38. Cara show de bola o post. muito bom mesmo.

  39. Adorei eu sempre gostei de falar discutir assuntos e repetir,tem pessoas que até acha isso chato,mas,é uma forma que aprendo e tb fazer aula de jump me ajuda a aliviar o estresse e outra tb adoro chocolate,só tem pirem tenho dificuldades de aprender outro idioma,não sei pk .

  40. Fico feliz toda vez que recebo dicas de Bruno, já exercito esses dicas e sei da importância que elas tem na minha vida, funciona mesmo. Ah! melhor também no final de cada estudo faço um resumo com minhas próprias palavras, no início era terrível apenas algumas linhas bem atrapalhadas ” que só eu mesmo entendia rsrsrs” hoje mais fácil produzir como também que ler, vai entender.

  41. Glaby Cristine de Oliveira

    Achei interessantíssimas essas dicas. Obrigada.

  42. Achei a matéria interessante.

  43. Gostei muito das dicas, coisas simples que fazem a total uma total mudança…. Grande mestre Bruno Sette

  44. Adorei… Excelentes dicas!

  45. Pretendo mudar de vida, acredito que com força, fé e foco, vai dá certo.
    Com auxilio da matéria vai dá certo.

  46. Adorei suas dicas, vou coloca-las em prática a partir de hoje e divulga-las aos meus amigos. Muito obrigado.

  47. Gostei das dicas, e vou por em prática, afinal de contas tudo que nos é benéfico exige de nós um certo comprometimento para que possamos alcançar nossos objetivos.

  48. sheldon jesus da silva

    vou por em pratica, depois volto a falar de fato se esta funcionando ou não. falo isso porque cada organismo é um. mas vamos tentar

  49. magali dos santos lopes

    Que dicas valiosas para a vida. Obrigado, eu adorei.

  50. Bruno, suas dicas e sugestões são todas ótimas, e olha que eu ainda estou no 2º ano do ensino médio, mas meu sonho é fazer direito e e por isso sempre que entro na internet dou uma olhadinha nos links que você me envia, pra mim ficar por dentro do assunto e já ir aprendendo algumas técnicas! Quero fazer direito, amo essa área! Suas dicas são todas ótimas!

  51. As suas dicas Brunno, são sempre muito interessantes, e colocando-as em pratica, o resultado é realmente o descrito. Obrigada, Angelita.

  52. Vai ser a segunda vez que presto o concurso da OAB, vou adotar todas as técnicas possíveis. O meu maior problema foi que com o acúmulo de coisas para fazer, tal como estágio, casa, faculdade… sem férias adequadas, ao final da jornada da graduação, relaxei, por achar que merecia descansar, triste erro, o último suspiro é a maior prova de persistência.

  53. Adorei as dicas!
    Ainda mais a que diz que devemos comer um pedacinho de chocolate amargo!
    Irei começar um curso de línguas semana que vem.
    Gosto muito de ler, e sempre estou com um livro na mão, porém tenho que voltar a estudar para a OAB.
    Vou começar a voltar a ler mais meu vade e vou comprar o material que o Bruno disponibiliza para estudos!
    Vou passar na OAB!
    Obrigada pelas dicas Dr. Bruno ;)

  54. Obrigada, Bruno muito pertinente suas dicas, legal mesmo.Os conteudos sao muito proveitosos.

  55. Muito obrigada! Aproveitando tudo!

  56. EXCELENTE!
    VOU DESENVOLVER MINHAS ATIVIDADES COGNITIVAS CONSIDERAVELMENTE.

  57. Obrigada, aproveitando todas as dicas… vou conseguir!!!!!!!

  58. Amei as dicas, me senti motivada a iniciar os estudos e percebi que com pequenas atitudes posso alcançar o meu objetivo.

  59. Merca Alves de Oliveira

    Adorei todas as dicas, só precisa criar coragem para começa-las,Obrigada!

  60. A inovação faz parte de nossas vidas, obrigado pelas dicas. Deus te abençoe.

  61. Muito bom mesmo,gostei já comecei a mudar meus hábitos menos pro estudos…kkkkk

  62. Olá,
    Eu acho muito importante esta parte de treinar o cérebro, e também estou precisando muito de dar um jeito nisso, pois eu estou me esquecendo das coisas mais e mais a cada dia que passa.
    Sim, estou ficando muito preocupado e com estas dicas deste site, acredito que vão me ajudar bastante.
    Já faço há três meses academia e gosto muito, é muito bom, apesar de que no começo eu odiava ela, rsrsrs ‘
    Enfim…
    Muito obrigado por disponibilizar estas dicas aqui e espero que todos que visualizaram o site, consigam atingir o objetivo desejado. Estarei sempre por aqui revendo e vendo novas dicas.
    Até mais!

  63. Olá,
    O conteúdo quanto ao funcionamento do cérebro com certeza é muito bom como também muito conhecido. Hoje só não aprende quem não quer – obviamente – entre aspas. Porque? porque se não há tempo disponível para fazer os estudos, não há o que se aprender, mesmo porque, 8 horas de trabalho, 2 horas em trânsito – translado, e mais, chegar em casa e etc. e tal, absolutamente o que irá restar, será alguma 1 ou 2 horas de estudos cansados e para o consolo, os fins de semana sem namorar também. Aí caros seres humanos, vai passar sim, mas não menos que estudar durante, 4, 5, 6 anos e olhe lá.
    E para passar em 1 ano, absolutamente, a média de estudos não foi menos de 12 horas por dia. Isto eu garanto.
    No mais, aos que trabalham vão ficando no gostinho e acostumando com os anos pela frente, vai chegar se você persistir indubitavelmente 2 horas por dia mesmo esbagaçado e nos fins de semana, conseguirá numa média de 2 a 3 anos, se desleixar os fins de semana, vai de 4 a 5 anos. Mas chegará, o cérebro não irá esquecer, estará armazenando.
    O conteúdo das maneiras descritas é de muito valor. Parabéns pelo trabalho. Você é mais um sucesso de vida.
    Nadia.

  64. Bruno, de fato tem sido muito boas as suas dicas que nos tem passado.
    É importante focar no seu objetivo, saber que terão pedras no caminho, mas que a sua força é muito maior.
    Que você é capaz de dar o seu melhor, mesmo que isso, momentaneamente lhe custe. Mas colherá, dessa forma o melhor.

    O seu futuro está nas suas mãos, não desperdice o tempo.
    A vida nos dá todos os dias, uma folha novinha para escrevermos uma nova história .E assim, amanhã começa um novo ciclo!
    Liana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Tudo que Você precisa para Passar