Técnicas de chute na prova da OAB

técnicas de chute

É loucura supor que nossa mente retenha tudo o que estudamos. Por mais esforço e dedicação que se empregue, nosso cérebro lida com uma multiplicidade de tarefas tão grande que impossibilita a compreensão de seu funcionamento por completo.

Desafios cognitivos como a prova da OAB, exigem do aluno a capacidade de aprender o máximo possível da teoria e ainda saber utilizá-la na prática. Dificilmente, no entanto, é possível saber o conteúdo em sua totalidade. Nesse momento, destacam-se os alunos que trabalham com a inteligência emocional e com as informações disponíveis tendo em vista o acerto da questão.

Existem técnicas que podem ajudá-lo a acertar algumas respostas, sem que você tenha o panorama preciso do assunto. Veja abaixo algumas dicas para melhorar seu rendimento durante a prova através das técnicas de chute:

1.    Elimine os itens impossíveis.

redX2A primeira coisa a se fazer ao ler um item de uma questão é verificar o quão inverossímil ele é. Ou seja, você pode até não saber a resposta correta, mas elimine prontamente as impossíveis para tornar mais fácil a resolução ou posterior chute.

2.    O item que mais repete provavelmente é verdadeiro.

Atente para palavras que se repetem em muitos ou em todos os itens da questão: elas costumam conter a resposta correta. Por exemplo, para a indagação de quais as cores da bandeira do Brasil, todos os itens conteriam a palavra verde. Por este motivo chega-se à conclusão de que esta parte da informação é verdadeira.

3.    Tenha muita atenção com os itens que você julgar verdadeiro.

É de praxe colocar pequenos detalhes falsos em informações verdadeiras para confundir o aluno desatento. Mesmo quando tiver certeza da questão, releia e redobre seus cuidados.

4.    Equilíbrio entre as alternativas para chutar.

técnicas de chuteQuando for necessário chutar, lembre-se de que os organizadores do exame costumam manter um certo equilíbrio entre as opções de resposta. Portanto, se a questão anterior e a posterior tiverem uma resposta “A”, tente variar o chute para alguma outra letra de maneira a equilibrar as opções.

5.    O item verdadeiro costuma ser maior que os outros.

shutterstock_107222435_MenorO organizador do exame necessita se precaver para que as questões não sejam anuladas e isso é especialmente importante para os itens verdadeiros. Geralmente, os itens verdadeiros contêm mais detalhes que o restante das opções, para que não haja dúvidas de sua veracidade e para que não sejam anulados.

Além das dicas acima, tenha sempre em mente que a técnica do chute é apenas mais um recurso. Não se abstenha de estudar, pois o aprendizado é fundamental para a técnica do chute. O que ela faz é basicamente reunir as informações que você já possui, estudando o enunciado e melhorando suas chances de acerto. Para estudar mais a fundo a técnica do chute recomendamos este artigo.

Uma ótima opção é atrelar a leitura dinâmica aos seus estudos para potencializar os resultados. Saiba mais sobre leitura dinâmica aqui.

E você, já utilizou a técnica do chute? Comente abaixo.

61 comentários

  1. E ai? o que você achou?

  2. Interessante, toda dica é importante !!!
    Boa para ser usada nas questões finais, em que já estamos quase sem raciocínio devido a exaustão rsrsrs

  3. Bruno, muito obrigado pelas dicas, agradeço pela felicidade de ter alguém como você que se preocupa e se ocupa em desenvolver facilidades para doá-las. parabéns.

  4. muito bom…valeu pela dica…

  5. Bruno Sette suas dicas são excelentes e de fácil compreensão! Parabéns!!

  6. otimas dicas, grato

  7. obrigada por transmitir conhecimentos.

  8. Armindo dos Santos-Aimorés- MG.

    Bruno, obrigadão pelo seu apoio e incentivo. Excelente observação. Vou tentar em 2014, e quero passar. Será uma questão de Honra. Estou estudando muito. Abraços. Armindo.

  9. Parabens Bruno, que Deus lhe abençoe e lhe dê em dobro tudo o que voce tem feito em prool dos seus semelhantes. Ademir

  10. Gostei muito das suas dica. Obrigada.

    fique com Deus.

  11. Muitíssimo obrigado pelas dicas. Certamente irão me socorrer ao prestar o exame da Ordem no início de 2014, bem como na vida de concursando…

  12. Achei muito bom,,,,,apesar de não estar na época de fazer exame da ordem pois ainda estou no 4 semestre, mas já estou procurando me informar de tudo que é possível. vou continuar lendo e conferindo suas emails.
    obrigada………………..

  13. Bruno o que eu tenho observado nas provas da OAB é que o examinador está preferindo repetir muito as letras ,como por exemplo, nos exames X e XI a maioria das respostas certas foi a letra “b”, eu fiz a tipo1 branca, e observei isso. Mas de qualquer forma obrigada pelas dicas.

  14. Excelente! Contém muitas sutilezas que passam despercebidas pelo estudante convencional.
    Com certeza de grande valia.

  15. Outra sugestão para chute: já que quantidade de cada letra é proporcional ao total de questões, vale a pena olhar qual a letra foi marcada em menor quantidade nas questões respondidas com certeza. respondendo todas as questões duvidosas com essa mesma letra.

  16. outra DICA , COMECEM A LER PELAS RESPOSTAS E DEPOIS O ENUNCIADO, pois ao ler as resposta que vc tem conhecimento, vc de cara descarta as impossíveis, e ainda, muitas vezes o enunciado é longo para te induzir para resposta errada, por exemplo ética, já acertei resposta sem ler o enunciado pois as demais não tinham coerência com o estatuto.

  17. Parabens, feliz 2014, gostei muito.

  18. Parabéns, e obrigado pelas dicas , são de extrema importância, principalmente no momento mais estressante que é a hora da prova, muita tensão, é como se estivesse desarmando uma bomba ou na mira de uma metralhadora. Esses conselhos com certeza fará a diferença, é uma ótima técnica.

    Valeu

  19. Gostei muito
    Isso vai me ajudar bastante pois toda vez que eu chutava eu nunca acertava, mas agora vai ser diferente pois com Deus na frente, com os estudos e com as dicas de bruno sette tudo será diferente! Amém!

  20. Muito legal essas dicas valeu!!!!!!

  21. Adorei as dicas!!!Obrigado Bruno Sette!!

  22. Gente que técnica ótima, porque cada dia mais os examinadores complicam as provas e quantidade de assuntos e enorme não dando para absolver tudo, então muitas vezes temos que aplicar a técnica do chute.

  23. Francisco de Carvalho

    Bom muito bom, continue assim dedicado ao próximo.

  24. Não. Nunca usei esse técnica, certamente, neste próximo exame usarei!

  25. Ótimas dicas
    Obrigada!!!!!!!

  26. Há ma conexão entre sua orientação e a veracidade dos fatos.Considero excelente sua dedução!! É uma pena que não pude comprar seu material mas, o que li vai me ser útil com certeza.Parabéns pelo seu nível de discernimento!!! Espero passar nessa primeira fase e adquirir seus livros para a segunda.

    Atenciosamente,
    graça

  27. fabio marques dos santos

    Gostaria de agradecer pela ajuda Bruno, o site é fruto do seu esforço de sua enorme dedicação e pelos links oferecidos no email, apenas no 7º semestre fiz a prova da OAB e fui aprovado na primeira fase, o que me deixa triste que não vale, ferindo o princípio da isonomia, mas tudo bem! o que importa é que estou caminho certo, e você faz parte dos frutos colhidos, muito obrigado!

  28. muito boas as dicas que você tem passado, obrigado.

  29. Muito obrigada!Valiosa orientação e parabens pelo site!!

  30. marilene teixeira de matos santos

    valeu gostei muito

  31. marilene teixeira de matos santos

    valeu gostei muito obrigada pelas dicas

  32. Olá,

    A Planilha de Estudos para a OAB Grátis, é grátis mesmo?!!
    Pois, mesmo diante de três solicitações, não a recebi!

    Gostaria de recebê-la, para saber da sua funcionalidade. Assim, adquiriria os demais materiais!

    Att.,

  33. Maria Gilda Pereira alves

    Muito bom esta dica, muitíssimo obrigada.

  34. Ótimas dicas. O conteúdo de estudo é muito extenso. Essas técnicas, certamente serão usadas por muitos!! Obrigada!!

  35. Osíris Elias da Cunha

    Dicas que eu desconhecia. Ficarei atento. Vê se pode me orientar nesse sentido: geralmente tenho bom proveito até a 45 questão. A partir dai o meu discernimento cai muito. Outro problema que enfrento é escolher a resposta correta e quando vou assinalar no gabarito, marco outra. Isso já me tirou da competição duas vezes. Peço sua orientação. Abraços.

  36. Muito boa as dicas, ainda assim, é necessário frisar que continuemos a estudar para aprimorar estas técnicas.
    Valeu Bruno!

  37. Olá Bruno,

    Dicas são sempre bem vindas, ainda mais quando se trata deste dilema que é o exame da OAB…

    Venho tentando em provas anteriores descobrir alguns macetes sobre qual seria a certa e realmente este detalhe de a questão certa ter muitas informações é verídica.
    Sou contador bem sucedido, elaboro peças, defesas na esfera administrativa nas esferas federal, estadual e Municipal, mas não consigo passar neste exame. Só não desisto por que tenho Fé e esperança, mas não sei o que acontece. Erro coisas bobas, já estudadas, lidas e que quando vejo a correção, vejo as besteiras que fiz…

  38. MÁRCIO MOREIRA SOARES

    Bruno: gosto das suas técnicas de ensino para vencer esses concursos a moda Gigante Golias.

  39. MÁRCIO MOREIRA SOARES

    Osíris: inicialmente fale com Deus que Ele ajudará marcar as questões restantes dentro do tempo sobrando isso já aconteceu comigo é só estudar mais um pouco,acreditar e ter fé.

  40. obrigada pelas ótimas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>