1ª fase da prova da OAB: como estudar?

A aprovação no exame da OAB é requisito para o exercício da advocacia. Ele é composto por duas fases, sendo a 1ª fase da prova da OAB constituída por 80 questões de múltipla escolha e a 2ª fase por uma prova prático-profissional.

Para aprovação na 1ª fase, é necessário que o candidato tenha 40 acertos na prova. Pode parecer uma missão difícil, mas estudar para uma prova tão extensa pode se tornar uma tarefa mais leve e com maiores possibilidades de obtenção de resultados positivos com o devido planejamento.

Por isso, preparamos cinco dicas práticas para ajudar você a planejar o estudo para a 1ª fase do exame da Ordem. Confira!

1. Faça um plano de estudos

Antes de começar a estudar as matérias cobradas na 1ª fase da prova, monte um plano de estudos. Para não perder tempo montando um calendário, existem sites que fazem planejamento personalizado dos conteúdos que precisam ser estudados por dia até a prova.

Além disso, a planilha de estudos pode ajudar a analisar o seu desempenho. Ela pode auxiliar a controlar quais as disciplinas que você já estudou, em quais teve melhor rendimento e quais precisa estudar mais.

2. Gerencie o tempo adequadamente

Além de ter um planejamento, é preciso gerenciar o tempo adequadamente. Valorize todo o tempo que tiver disponível, mantendo o foco nos estudos, mas sem esquecer dos momentos de descanso.

Existem técnicas que ajudam na concentração por meio do simples gerenciamento do tempo. É o caso do método Pomodoro, pelo qual os estudantes devem manter a concentração no estudo durante 25 minutos, fazer uma pausa de cinco, depois repetir o ciclo mais três vezes. Ao final dos quatro períodos de estudo, é recomendada uma pausa de 30 minutos.

3. Faça resumos e autoexplicações do que estudar

Não basta ler o conteúdo nem grifar o que leu. Tente resumir o que estudou com as suas próprias palavras. Isso pode ser feito por meio de resumos escritos, mapas mentais ou explicação a alguém ou a si mesmo.

Dessa maneira, você fixa as matérias que estudou e constrói o conhecimento. Além disso, ter aquilo que já estudou resumido em algum meio físico pode auxiliar na revisão do conteúdo.

4. Leia a legislação

Apesar de ser imprescindível a leitura da doutrina e da jurisprudência, é também fundamental o estudo da letra da lei. Isso porque muitas das questões de provas como o exame da Ordem são feitas com fundamento no texto legal.

Por isso, leia a Constituição Federal, os códigos e as leis mais importantes, tudo atualizado, e sempre procure os artigos de lei que encontrar durante os estudos. Não adianta ler o que a doutrina fala sobre o texto legal sem saber do que ele trata.

5. Resolva questões comentadas

Para consolidar o conhecimento obtido com as leituras, é preciso praticar. Isso pode ser feito com a resolução de questões comentadas. Assim, você tenta responder às questões e verifica os comentários, identificando os motivos pelos quais acertou ou errou uma questão.

Desse modo, você se familiariza com o modo de formulação da prova da Ordem, além de perceber as matérias que precisam de mais estudo. Com isso, pode até mesmo excluir algumas matérias do plano de estudos se já se sentir preparado para lidar com elas no exame.

Então, o que achou das nossas dicas sobre como estudar para a 1ª fase da prova da OAB? Conhece mais alguma dica de preparação para o exame? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *