4 Dicas para Organizar seu Tempo de Estudo Para a OAB

Estudar sobre um tema de que gostamos normalmente é menos chato — se é que, para alguns, não chega a ser prazeroso —, mas mesmo os mais nerds têm aquela matéria que detestam e para a qual estudar se torna um grande sacrifício. Quem estuda Direito, geralmente, tem um mínimo de apreço pelo assunto, mas mesmo assim, com a quantidade de conteúdos cobrados ao final do curso, na prova da OAB, a preparação pode ser um desafio.

Pensando nisso, vamos te mostrar hoje como você pode se dedicar da maneira mais eficiente para o exame, garantindo a sua aprovação sem que seja preciso se desesperar com as matérias a serem estudadas! Acompanhe-nos e saiba como se preparar!

Defina os conteúdos

O primeiro passo para se organizar e garantir uma preparação matadora é listar o que você vai precisar estudar, lembrando-se de que o exame tem duas etapas para as quais você deve se dedicar de forma diferente.

Com isso em mãos, fica mais fácil dividir o seu tempo, priorizando as disciplinas nas quais você tem mais dificuldade e que caem com mais frequência.

Para a segunda fase, o procedimento é mais ou menos o mesmo, mas aqui você vai precisar treinar a resolução de outro tipo de questão. Neste post você encontra mais dicas de como fazer uma segunda etapa campeã!

planejamento1

Monte o seu cronograma

Com as suas listas para a segunda e a primeira fase da prova, é hora de montar seu cronograma. Siga os passos a seguir:

  1. Analise a sua semana e veja quantas horas livres tem para se dedicar aos estudos.
  2. Veja quantas semanas faltam até a primeira prova e divida o tempo disponível até lá pelas matérias da primeira etapa, considerando pelo menos o dobro de tempo para as matérias mais importantes e em que você tem dificuldade.
  3. Adicione também um tempo para a resolução de exercícios e revisão da matéria.
  4. Pronto! Agora é só distribuir as horas de estudo para cada tema pelo seu tempo livre e, depois, fazer o mesmo com a segunda etapa.

Lembre-se de deixar o cronograma em um local visível e de fácil acesso e, se quiser mais detalhes de como organizar o seu, leia este post aqui!

 

Aproveite os seus momentos de maior rendimento

Com os horários de estudos definidos, confira em qual deles você está mais disposto e consegue um maior tempo de concentração. Reserve esses horários para as disciplinas que você considera mais difíceis ou complexas.

O tempo de estudo ideal compreende um período mínimo de 4 horas por dia, fracionados em intervalos de 50 minutos e com uma pausa bem-definida de 10 minutos. Afinal, após esse período o rendimento e a concentração diminuem, e logo o esforço acaba se tornando um verdadeiro martírio, não é?

planejamento

 

Prepare-se e deixe tudo ajeitado

Antes de começar a estudar, prepare-se: vá ao banheiro, vista uma roupa confortável, alimente-se e faça as atividades necessárias para que você não precise interromper seu momento de estudos.

Deixe seu espaço ajeitado com todo o material de que você irá precisar: livros, cadernos, apostilas, textos, canetas, lápis, marca-texto, etc. Se quiser, já deixe um copo d’água e qualquer outra coisa que possa ser necessária sobre a mesa.

Além disso, não se esqueça de mandar as distrações para longe! Desligue o celular, saia do Facebook e, se houver outras pessoas na casa, feche a porta. Assim, as chances de ser distraído diminuem e você consegue potencializar os estudos!

Conte para a gente, nos comentários, se você tem outras formas de organizar o seu tempo de estudos e como está se preparando para passar na OAB!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *