4 Dicas para Organizar seu Tempo de Estudo Para a OAB

Estudar para uma prova importante é sempre um desafio, pois além da quantidade de conteúdos normalmente ser extensa, existe ainda aquela pressão para se sair bem. Por isso, organizar o tempo de estudo para a OAB é uma das melhores dicas para quem deseja ser aprovado.

Como não há uma fórmula pronta que garante o sucesso, é preciso mesmo ter muita dedicação na hora de estudar. A preparação exige esforço e organização para que todos os assuntos possam ser assimilados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o que fazer nesse momento para se preparar da melhor forma. Quer saber como ficar mais perto da aprovação? Não deixe de conferir o post a seguir!

Defina os conteúdos

O primeiro passo para se organizar e garantir uma preparação matadora é listar tudo o que você vai precisar estudar, lembrando-se que o exame tem duas etapas para as quais você deve se dedicar de forma diferente.

Com todo o material em mãos fica bem mais fácil dividir o seu tempo, priorizando sempre as disciplinas que você tem maior dificuldade e aquelas que caem com mais frequência nas provas.

Na internet é possível encontrar referências das disciplinas que são mais cobradas e uma média da quantidade de questões de cada uma. Além disso, o edital que sai a cada prova também é um ótimo informativo e fazer uma leitura completa dele é imprescindível.

Para a segunda fase, o procedimento deve ser mais ou menos o mesmo — afinal de contas, o domínio dos conteúdos da fase anterior também será importante. O que muda é que você vai precisar treinar a resolução de um outro tipo de questão.

planejamento1

Monte o seu cronograma

Depois de estar ciente de tudo o que precisa ser estudado, é hora de montar um cronograma com o seu plano de estudos. Para isso, você pode seguir alguns passos como:

1. Analise a sua rotina e veja quantas horas livres você tem para se dedicar aos estudos — você pode dividir por semana ou por mês, por exemplo. Procure não fazer uma estimativa exagerada, mas seja realista e considere que você tem outros afazeres, além do tempo dedicado ao lazer e descanso.

2. Veja quanto tempo falta até a data marcada para a primeira fase e divida esse período de acordo com as disciplinas que devem ser estudadas, considerando pelo menos o dobro de tempo para as matérias mais importantes e para as que você tem maior dificuldade.

3. Não se esqueça de reservar um tempo para a resolução de exercícios (principalmente para treinar as provas anteriores) e revisão da matéria, que normalmente é feita nos dias anteriores à prova.

4. Pronto! Agora é só distribuir as horas de estudo para cada tema pelo seu tempo livre e, depois, fazer o mesmo com a segunda etapa. Assim, seu cronograma estará completo para ser cumprido nos próximos dias.

Por fim, lembre-se de deixá-lo em um local visível e de fácil acesso para você não perder o foco de vista!

Estabeleça pequenas metas

O bom de fazer um verdadeiro planejamento de estudos é que você fica com pequenas metas que devem ser cumpridas pouco a pouco. Ou seja, sua motivação é favorecida já que dia após dia você consegue vencer uma etapa rumo ao seu objetivo final.

Quando isso não acontece, as pessoas tendem a ficar mais preocupadas e ansiosas para o dia da prova — sem contar que a falta de organização pode ser bastante prejudicial para o resultado final.

Afaste as fontes de distração

Uma das suas tarefas ao organizar o tempo de estudo para a OAB é perceber como você distribui o seu tempo de maneira geral. Muitas vezes, essa questão passa tão despercebida que não notamos como gastamos tanto tempo em determinadas atividades.

Então, já que é hora de organizar-se melhor, procure ficar atento aos fatores que mais consomem o seu tempo no dia a dia, ou seja, suas fontes de distração. O seu rendimento pode estar sendo influenciado de maneira negativa e vale a pena colocar alguns limites para impedir isso.

Por exemplo, se você fica até altas horas mexendo no celular ou assistindo uma série, esse hábito pode atrapalhar o seu sono e a sua disposição para o dia seguinte. Portanto, estabeleça um horário máximo para fazer isso todos os dias.

Da mesma forma, se você estuda com a televisão ligada ou a cada cinco minutos você olha as redes sociais, isso também pode reduzir a sua produtividade. Logo, vale investir em alguma maneira de deixar essa prática de lado.

Você já ouviu falar sobre a técnica Pomodoro? Ela propõe que a cada 25 minutos (considerado como um pomodoro) focado em uma atividade você faça um pequeno intervalo de 5 minutos, seja para tomar um café, ir ao banheiro ou olhar o celular.

Depois de quatro pomodoros você pode fazer uma pausa maior, de aproximadamente 30 minutos. A ideia é conseguir trabalhar sem interrupções no seu objetivo durante um tempo, mas com alguns momentos de descanso para melhorar a sua produtividade.

Aproveite os seus momentos de maior rendimento

Com os horários de estudos definidos, confira em qual deles você está mais disposto e consegue ter mais foco e concentração. A partir disso, uma boa dica é reservar esses horários para as disciplinas que você considera mais difíceis ou complexas.

O tempo de estudo ideal compreende um período mínimo de 4 horas por dia, que podem ser fracionados em intervalos de acordo com a técnica que você utiliza (como a Pomodoro ou, por exemplo, fazendo pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo).

Isso é muito importante porque dificilmente conseguimos ficar o dia todo concentrados nos estudos ou no trabalho. É natural que em algum momento a gente se distraia ou que o rendimento diminua devido ao cansaço, não é mesmo?

Além do mais, estudar esgotado pode ser um verdadeiro martírio, sem contar que não favorece o processo de aprendizagem e memorização.

planejamento

 

Prepare-se e deixe tudo ajeitado

Antes de começar a estudar, prepare-se: vá ao banheiro, vista uma roupa confortável, alimente-se e faça as atividades necessárias para que você não precise interromper seus estudos.

Deixe o seu espaço arrumado com todo o material que você irá precisar: livros, cadernos, apostilas, textos, canetas, lápis, marca-texto etc. Inclusive, se preferir, já deixe uma garrafinha de água e qualquer outra coisa que possa ser necessária sobre a mesa para facilitar.

Todas essas pequenas atitudes evitam que você perca muito tempo se organizando todos os dias para estudar. Afinal de contas, assim você ganha mais alguns minutos de estudo, de sono ou mesmo de lazer no fim do dia!

E aí, gostou das nossas dicas para organizar o tempo de estudo para a OAB? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou outro truque para compartilhar, não esqueça de deixar o seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *