4 formas de diminuir a ansiedade para a prova da OAB

Para os jovens estudantes de direito pelo Brasil, o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é um enorme desafio, porém, sem ele, não há chance de ingressar na carreira sonhada. Por falar em sonhos, a prova hoje em dia chega a ser tão temida que é possível afirmar que o exame só causa pesadelos. Por isso, ficar ansioso e com medo do que virá na prova é extremamente normal.

Mas calma, não precisa de pânico, separamos para você quatro dicas que podem ter ajudar a acalmar seu coração e deixar o cérebro tranquilo para agir e assim você conseguir ser para ser aprovado.

Dicas para diminuir a ansiedade para a prova da OAB

  • Essa é a principal, DURMA BEM. Não pegue em livros na véspera da prova, distraia a mente, relaxe seu corpo e durma bem. Você já estudou o que havia de estudar. Agora seu cérebro precisa descansar depois tanto tempo de preparação e para poder encara qualquer emoção que possa surgir na hora da prova.
  • Alimente-se de forma saudável e leve. Não vá comer um super x-egg ou x-bacon na hora da prova. Coma uma salada, uma fruta, arroz e carnes magras. Ficar com gases ou estufado na hora da prova não dá;
  • Respire fundo cada vez que surgir aquele medo, desespero ou agonia em alguma questão que você sente que está tendo dificuldades. Analise, respire e pense. Outra dica, respire fundo umas três vezes e expire. Isso relaxa o corpo e de dá tranquilidade para continuar;
  • Água e mais água. O nervosismo causa suores no candidato. Lembre-se de levar garrafa de água para a prova, que pode ser de 1 litro e ninguém te julgará por isso. Afinal, ficar com sede e desidratado pode ser inconveniente e te distrair do seu objetivo, que é a carteirinha vermelha da OAB.

 

Dicas Bônus

1.  Se você ainda se sente tenso, sugerimos que você pesquise e se informe sobre ioga e meditação. A ioga trabalha mente, corpo e respiração, aliviando o estresse. Porém, se você for mais agitado e quiser algo para descarregar o nervosismo, vá praticar um esporte, como futebol, vôlei, natação ou corrida. Descarregar as baterias é excelente.

2. Cuidado com os apagões durante os estudos. Eles significam que seu cérebro está sobrecarregado e precisa de uma bateria de emergência. Isso pode te deixar mais propício a ter os famosos “brancos”, que fazem você esquecer coisas bobas e errar questões de temas que você tanto estudou.

3. Assista filmes e leia história que remetam a superação. Procure de preferência histórias baseadas em fatos reais. Quem sabe elas sirvam de inspiração para você e te ajudem a superar seus medos e ansiedades.

Bom, é isso. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a superar todo esse medo que a Prova da OAB é capaz de causar. Uma coisa é fato: a prova pode sim ter fama de difícil, mas não é nada de outro mundo para quem está se preparando e estudando pra valer.

Você é sim capaz de superar esta etapa. E, caso não passe, é só lembrar que acontecem pelo menos umas 3 edições da prova por ano. S você não desistir, em alguma delas você vai passar. Todo caminho trilhado não é perdido, serve de experiência e aprendizado sempre.

Está pronto para a prova?

Separe canetas, livros, e o mais importante, o cérebro. Mantenha a calma e relaxe, pois, apesar de tudo, é só uma prova. Se ainda assim está tendo dificuldade, existem excelentes cursos pré-exame da Ordem que podem te ajudar.

Boa sorte, bons estudos e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

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