Deu Branco na Hora da Prova da OAB? Então Aprenda a Chutar Bem

Imagine a seguinte cena: você se dedicou aos estudos, se preparou e fez tudo para ir muito bem na prova da OAB. Mas, de repente, você se depara durante a prova com uma questão que te deixa confuso ou a que você não sabe o que responder. O que se deve fazer? Chutar é claro! E, de preferência, chutar certo! Mas como?

Matematicamente há maneiras de ampliar as suas probabilidades de acerto e garantir um resultado ainda melhor, e é isso o que a gente vai te mostrar no post de hoje! Acompanhe-nos e saiba o que fazer na hora em que precisar chutar na prova da OAB:

Saiba descartar opções por eliminação

Entre todas as alternativas disponíveis, sempre irão existir aquelas que não condizem em nada com o contexto do enunciado. Nessa hora, é muito importante ter estudado bem e saber quais alternativas eliminar para poder escolher entre aquelas mais plausíveis. Isso já aumenta em 50% as suas chances de acerto!

Alternativas repetidas

Muitas vezes, uma mesma palavra ou um contexto aparecem em várias alternativas. Com discernimento acerca do conteúdo, é possível perceber isso, e se essa semelhança for falsa, você já consegue eliminar essas opções, marcando uma das que não contêm essa informação errada. Hipoteticamente falando, seria o caso de duas alternativas que, por exemplo, se iniciassem por “a África é um país em que…”. Entendeu?

 

Qualquer semelhança não é mera coincidência

Falando em opções semelhantes, sabia que é muito comum testar o candidato através de pequenos detalhes? Por isso, muitas vezes, em uma mesma questão são colocadas duas alternativas muito parecidas, mas que se diferenciam apenas em alguma palavra (como “não”). Nesses casos, é bem provável que uma dessas duas seja a alternativa certa, então analise bem e veja qual se adéqua mais!

Se generalizar, pode desconfiar

Alternativas contendo generalizações tendem a ser incorretas, então fique atento à presença de palavras como “nunca”, “jamais”, “ninguém”, “incondicionalmente” e outras que denunciem a generalização.

Cuidado com o enunciado

A primeira etapa da prova da OAB é longa, e depois de um período de preparação intensa, não tem como não estar cansado. Mas não deixe que isso te atrapalhe no momento do exame! Se precisar recorrer ao chute, não se esqueça de ler o enunciado da questão, afinal, há aquelas em que deve-se marcar a alternativa incorreta, e se estiver muito apressado, você pode acabar selecionando a primeira que parecer certa, errando sem querer!

testing-stock

Chute apenas se precisar e deixe isso para o momento final

Por fim, vale lembrar que chutar uma questão deve ser a última das suas alternativas. Não adianta entrar em desespero e tentar resolver tudo contando com a sorte, portanto, deixe para o final da prova essa escolha aleatória das respostas e use-a somente para as questões que você realmente não conseguiu fazer. Lembre-se de que, às vezes, se você continuar a prova pode encontrar a solução de um problema em outra questão!

E aí, mais tranquilo agora que já sabe o que fazer em momentos de aperto na prova da OAB?

Comente contando se você conhece outras técnicas de chute e veja nosso vídeo com dicas para fazer uma ótima prova!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *