5 Dicas para Aumentar a Concentração Durante os Estudos

Todos nós temos a capacidade de aumentar a concentração durante os estudos. E essa é uma ótima notícia principalmente para quem precisa realizar uma prova tão difícil quanto a da OAB.

Se ainda assim você considera muito complicado pensar na possibilidade de ter um foco superior, lembre-se dos momentos em que estava realmente entregue executando uma tarefa da qual gosta muito; seja um esporte, ouvir música, participar (ou assistir) a um bom jogo, um filme. Concentração total, não é mesmo?

Lógico que, outras vezes a mente vagueia de uma coisa para outra facilmente. As preocupações acabam por te distrair. As distrações externas levam você para longe antes mesmo de se dar conta.

E quando se trata de um conteúdo tão extenso quanto o das provas da OAB, o material, aos poucos, acaba ficando com aspecto maçante, de difícil compreensão e até mesmo, desinteressante para você. Pensando nessa dificuldade – e em como aumentar a concentração durante os estudos para os exames da Ordem que eu escrevi esse artigo.

Dicas de como aumentar a concentração durante os estudos

É interessante pensar no que pode controlar em seus estudos e adotar melhores práticas. Antes mesmo de se envolver em seus estudos e se concentrar, tente se centrar com o silêncio, limpando sua mente de distrações. Se forçar a estar em um ambiente barulhento pode prejudicar sua produtividade.

Determine um ambiente que ao olhar seu cérebro lembre: “Aqui eu estudo”. Obter um espaço dedicado, cadeira, mesa, iluminação e ambiente. Evite o seu celular ou telefone. Coloque um sinal na porta e um aviso nas suas redes e mídias sociais para evitar ser perturbado (a) ou interrompido (a) durante aquele período.

Se você gosta de música de fundo OK, mas não deixe que seja uma distração. Faça disso uma rotina. Diferencie muito bem seus níveis de energia e esteja bem descansado no momento de realizar os estudos.

Antes de começar a estudar, demore alguns minutos para resumir alguns objetivos, reunir o que você precisa e pensar em uma estratégia geral de realização. Reavalie o conteúdo do exame da OAB e trace um cronograma. (Você pode baixar nossa planilha de estudos aqui.)

Crie um incentivo, se necessário, para concluir com êxito uma tarefa, como chamar um amigo, um doce ou salgado que você goste, uma caminhada, etc. Altere o assunto que você estuda cada uma a duas horas para a variedade. Faça pausas regulares e programadas que se encaixem em você.

Agora vamos às dicas para aumentar a concentração durante os estudos:

5 Dicas para aumentar a concentração durante os estudos para o
exame da Ordem

“Meu lugar é aqui e agora”

Pode parecer engraçado e até um pouco bobo, mas esta estratégia simples é provavelmente a mais eficaz. Quando você perceber que seus pensamentos estão errantes e dispersos, diga a si mesmo “Meu lugar é aqui agora” e leve sua atenção de volta para onde
você a quer que ela esteja.

Vamos imaginar que você está estudando e sua atenção se afasta para outro tema que te preocupa e no exame da OAB, logo em seguida, está pensando na casa que você tem, pensa na cozinha e pensa no que gostaria de comer assim que a fome chegasse… diga a si mesmo “Meu lugar é aqui e agora”.

Para aumentar a concentração durante os estudos, você precisa redirecionar sua mente sempre para o que você está fazendo. Concentre-se no tema com perguntas, resumindo, delineando, mapeando, etc. e mantenha sua atenção o maior tempo possível. Mas não se engane! Você (e ninguém) consegue manter os pensamentos provocados por associações adversas fora da sua mente. Por exemplo, enquanto você se senta, feche seus olhos e pense em qualquer coisa que você queira nos próximos três minutos, exceto brigadeiro.

Tente não pensar em brigadeiro…

Parece impossível, não é mesmo? Só de ler a palavra você já imagina o que procura evitar.

O segredo não é deixar de pensar, é trazer a mente de volta. Você não pode simplesmente dizer ao seu cérebro que ele vai deixar de imaginar algo, você redireciona a atenção para onde você deve estar. Não se cobre, seja paciente. Com o tempo os pensamentos errantes serão cada vez menos frequentes.

Separe um tempo para se preocupar

Pesquisas mostram que as pessoas que usam um “tempo de preocupação” acabam se preocupando 35% num período de quatro semanas em relação aquelas que não o fazem.

Reserve um tempo específico a cada dia para pensar coisas que continuam entrando em sua mente e interferindo na sua concentração.

Quando você se torna consciente de um pensamento distrativo, lembre-se de que você tem um tempo especial para pensar sobre eles. Isso fará com que fique mais fácil retomar o foco e aumentar a concentração durante os estudos.

Por exemplo, ajuste um horário das 16:30 às 17:00 como seu “tempo de preocupação”.

Quando sua mente é acompanhada de preocupações durante o dia, lembre-se de que você tem um tempo especial para se preocupar. Então, deixe o pensamento ir voltar para o presente.

Contando seus pensamentos errantes

Tenha uma planilha que marque cada dia que você irá estudar. Nela, tenha três colunas com as seções “manhã”, “tarde” e “noite” marcadas. Cada vez que sua mente vagueia, faça uma conta na seção apropriada. À medida que sua habilidade para aumentar a concentração durante os estudos se acumula, mais você verá os pensamentos errantes diminuírem. E isso motiva a mente a se tornar muito mais focada com o tempo.

Maximize seu nível de energia

Quando o seu nível de energia é o mais alto? Quando são seus tempos de baixa energia? Estude quando estiver com sua carga energética mais elevada. Seu pensamento é mais nítido no início da noite ou é mais tarde, à noite? Escolha as matérias difíceis para o exame da OAB quando seu curso de pensamentos estiver mais limpo e sua carga de energia mais alta. As mais fáceis quando estiver com a energia um pouco mais baixa.

A maioria dos estudantes rejeita as matérias mais complicadas até mais tarde na noite em que ficam cansados e é mais difícil se concentrar. Inverta isso. Estudar assuntos difíceis em horários máximos de energia; mais fáceis depois. Isso sozinho pode ajudar a aumentar a concentração durante os estudos.

Visualizar

Como é um exercício antes de começar a estudar, pense naqueles momentos em que a concentração não é um problema para você – independentemente da situação. Agora tente sentir ou imaginar-se nessa situação. Recupere essa experiência imediatamente antes de seus estudos colocando-se nesse momento. Repita antes de cada sessão de estudo. É um exercício de condicionamento.

Às vezes não estamos cansados, apenas entediados e precisamos provocar o cérebro a se sentir bem. Realizar essa atividade simula a sensação que você precisa para ter um ótimo retorno dos estudos.

Agora que você conhece técnicas que vão aprimorar sua capacidade de ficar focado, é só se preparar para passar no exame da OAB. Boa sorte!

2 comments

  1. Olá boa tarde comprei material de vcs e nao consigo acessa de novo como faco.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *