5 exercícios físicos para ativar a mente e ajudar nos estudos

Quando seu principal objetivo é se sair bem em uma prova, a tendência é estudar sem parar, não é mesmo? Assim, sua vida passa a ser rodeada por cursos, livros e cadernos. Mas você sabia que há exercícios físicos que ajudam nos estudos, e, o ideal é que também façam parte da sua rotina?

A prática da atividade física é fundamental para o estudante, e pode ser um diferencial na hora de se preparar para a prova da OAB. Por isso, separamos 5 exercícios para ativar a mente e ajudar nos estudos. Confira!

Benefícios das atividades físicas

Para conseguir uma aprovação na OAB, é essencial estudar bastante para estar bem preparado no dia do exame. Mas isso não quer dizer que você deva deixar o cuidado com o corpo de lado.

A atividade física é fundamental para garantir uma boa saúde — e pode ajudar a alcançar um ótimo resultado no teste. Alguns benefícios como o alívio do estresse, o aumento da concentração, a melhora do condicionamento físico e mental e um sono mais reparador são garantidos. Para isso, alguns exercícios físicos que ajudam nos estudos são mais indicados. Confira!

1. Corrida

Por ser uma atividade aeróbica (assim como a caminhada e a natação, também indicadas), a corrida ajuda a melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória e o deixa mais disposto.

Além disso, correr é bom para aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e a produzir substâncias químicas importantes para a regulação do sistema neurotransmissor. Como se não bastasse, é uma prática que ajuda a manter as vias aéreas limpas, além de reduzir problemas alérgicos.

Experimente correr ao ar livre. Assim, você pratica uma atividade física e ainda sai de lugares fechados. Ou seja, para quem passa tanto tempo recluso enquanto estuda, mudar de ambiente e se exercitar um pouco pode resultar num melhor desempenho, concorda?

2. Dança

A dança, além de ser um exercício prazeroso e que favorece a socialização, é ótima para quem está estudando. Pode ser a melhor opção para você!

Dançar ajuda a melhorar a memória — capacidade fundamental para quem estuda para um teste —, já que pede a recordação dos movimentos e as sequências da coreografia.

Além disso, exige-se coordenação, equilíbrio e ritmo — habilidades que ativam certas áreas do cérebro que são essenciais para o aprendizado.

3. Esportes

Praticar esportes é uma ótima pedida para o condicionamento físico. Mas vai muito além disso: é uma atividade divertida e que proporciona momentos de lazer e de socialização.

Além do mais, a prática esportiva (em qualquer modalidade) demanda dedicação, concentração, rotinas diárias e estabelecimento de metas. Ora, isso tem tudo a ver com os estudos! Então, que tal começar uma prática desportiva hoje mesmo e usufruir também desses benefícios?

4. Musculação

Fortalecer a musculatura melhora seu condicionamento físico, o que facilita na hora de aguentar um longo período estudando para a prova. Dessa maneira, você se previne contra o aparecimento de dores no corpo (nas costas, por exemplo), que certamente prejudicam sua disposição e seu desempenho.

Por isso, vale a pena investir no trabalho muscular. Privilegie exercícios que envolvam as regiões lombar, abdominal, do peito e das costas e veja como eles ajudarão a manter a postura correta durante a leitura e, com isso, aumentar sua disposição para os estudos!

5. Yoga

O estudo envolve muito estresse e tensão. A Yoga é uma maneira bastante indicada para aliviar esse peso e relaxar um pouco.

A prática da atividade é importante para exercer um controle mais consciente sobre o próprio corpo e a própria mente. No primeiro caso, o estudante descobre seus próprios limites e aprende a relaxar os músculos —  tensos por causa do esforço diário e da responsabilidade inerente à rotina de estudos.

No segundo, é possível se “desligar” um pouco das obrigações, esvaziar a cabeça dos problemas e relaxar. Além disso, a Yoga é ótima para melhorar a concentração e a memória, pois aumenta a circulação sanguínea e favorece o melhor funcionamento do cérebro.

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