5 Livros Que Todo Estudante de Direito Deveria Ler

Aproveitar o curso de direito para se tornar um excelente profissional requer dedicação nos estudos e na leitura. Poder aproveitar o período de faculdade para ampliar o nível técnico e profissional é importante, pois, é isso que determina o tipo que profissional que cada um quer e vai ser.

Geralmente, as faculdades dispõem de boas bibliotecas, no qual o aluno pode fazer cadastro e retirar uma quantidade determinada de livros sem que tenha que pagar para isso, desde que respeitadas as regras da instituição. De todo modo, busque informações sobre o acervo da sua instituição e nas bibliotecas municipais, pois as opções não faltam para se ter acesso a livros que todo estudante de direito precisa ler.

Então, separamos aqui alguns excelentes títulos que você pode alternar entre as leituras dos livros das matérias. São uma ótima forma de entretenimento, contribuem para sua leitura e ainda te mantém no universo do direito.

Vamos às dicas!

processe

1 # O Processo

O Processo é um romance. O autor é Franz Kafka. A obra narra o percurso de Josef K. no que se refere a instâncias de um processo, cuja personagem é réu. Todavia, a trama se dá pela falta de conhecido do teor que rodeia sua fundamentação.

A obra chama a atenção pelas reflexões realizadas pelo protagonista, que audaciosamente busca entender o sentido da existência, a arbitrariedade e a morte. O romance também teve adaptações para o cinema, intitulado como The Trial, dirigido pelo Orson Welles, lançado em 1999.

 

crime-e-castigo

2 # Crime e castigo

O autor de Crime e Castigo foi Fiódor Dostoiésvski, que o publicou em 1866. A trama se dá através de um estudante pobre e desesperado, que vagava pelas ruas de São Petersburgo. Em um dado momento o rapaz comete um crime.

Há elementos que perpassam o romance que são a visão sobre religião e o existencialismo. Tais ferramentas fazem com que o leitor se veja diante de pensamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos contextualizados na segunda metade do século XIX e do século XX. A obra influenciou grandes pensadores como:

  • Nietzsche;
  • Sartre;
  • Freud;
  • Orwell.

2631363

3 # O Mercador de Veneza

Ao produzir a obra por volta do século XVI, William Shakespeare concluíra uma das obras mais polêmicas já escritas. O leitor se deparará com o choque entre culturas, sendo contextualizado na Inglaterra do século XVI.

Alguns classificam O Mercador de Veneza como uma comédia. Todavia, há elementos típicos com romantismo. O destaque vai para a habilidade de Shakespeare em colocar elementos trágicos em uma obra que termina em casamentos e reconciliações. Tal manipulação evidência os requintes de um escritor capaz de manipular a opinião pública em meio a personagens dúbios e ardilosos.

download

4 # Os Carcereiros

Os carcereiros é uma obra escrita por Drauzio Varella. O livro faz parte de trilogia “Estação Carandiru”. Diferentemente dos outros dois livros, em que um explora o cotidiano vivido pelos detentos. Na segunda narrativa, são relatados episódios do cotidiano dos funcionários do presídio.

download (1)

5 # O Príncipe

O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel. A obra é considerada o maior tratado político de todos os tempos. Desde que foi lançado, concluído, por volta de 1513, ainda hoje continua sendo objeto de muitos espaços acadêmicos, para estudos, análises e até trabalhos de faculdade.

E aí, já leu algum desses livros? Conte pra gente sua experiência nos comentários abaixo.

One comment

  1. Oi pessoal!
    Agradeço por ajudar os estudantes de direito, orientando e fornecendo o material necessário para a prova da OAB.
    Pessoal esses materiais fazem uma diferença enorme para a prova, deixo aqui o meu muito obrigada!
    Abraços, e tenham todos una boa e abençoada semana, e com muito estudo , só no afinco para OAB.
    Amei os livros , pretendo comprá-los assim que possível, e acreditem, eu serei uma excelente advogada e una excelente magistrada!
    Jamais esquecerei vocês, e sequer as colaborações de materiais jurídicos!
    Beijos e boa noite!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *