5 Maneiras de Compensar uma Memória Ruim e Ser Mais Produtivo

VIDA CORRIDA 02O acúmulo de tarefas e responsabilidades nos transforma em indivíduos cansados e suscetíveis aos mais diversos malefícios do stress. Uma dessas consequências de uma mente sobrecarregada é a memória precária: não conseguir lembrar-se de compromissos e de eventuais informações rápidas do cotidiano, tais como senhas e vagas de estacionamento é um problema que vem atingindo cada vez mais pessoas.

Para ajuda-lo a enfrentar esse problema, reunimos abaixo uma lista de dicas muito úteis para compensar uma memória ruim:

1.  Faça listas e mais listas.

shutterstock_92845171_MenorUma das maneiras mais simples de não ser prejudicado pela sua própria memória é utilizar as chamadas “to-do lists” ou em português, apenas “listas de tarefas”.  Crie uma para cada área da sua vida, como por exemplo: Lista de Compras no Supermercado, Lista de Pagamentos a serem Feitos, Lista de Aniversariantes do Mês que devem ser parabenizados. O importante é se organizar e manter as listas em locais óbvios e ao alcance dos olhos. Muito cuidado para não perder as listas ou deixa-las desatualizadas!

Outra dica é organiza-las com bastante capricho num arquivo de Word ou Excel e imprimi-las, pois temos uma tendência de levar mais a sério aqueles que foram documentos bem feitos do que outros rascunhos feitos em um papel qualquer.

 

2. Use notas adesivas

O que é a OAB para você?As notas adesivas têm cores vibrantes justamente para se fazerem notar em meio ao turbilhão de informações que precisamos guardar no nosso dia a dia. Utilize-as com inteligência para não se esquecer de compromissos, pagamentos e outros detalhes importantes para você. Recomendamos que você as cole em locais de muito “trânsito” da sua casa, ou seja, locais que você inevitavelmente precisará olhar todos os dias. Alguns exemplos de ótimos lugares são: porta do refrigerador, porta de armários, espelhos, armários da cozinha e monitor do computador.

3. Seja redundante: faça planos B

acredita OABÉ importante ter planos B para prevenir os momentos de esquecimento.  Por exemplo, tenha sempre duas cópias das chaves do carro e da casa (em locais diferente), faça lembretes em mais de um dispositivo sobre seus compromissos (celular, computador e agenda física), coloque mais de um alarme para cada data importante do seu calendário (exemplo: 15 dias antes e 7 dias antes).

Além disso, é conveniente estabelecer a ideia de ter um objeto reserva para todas as coisas que são absolutamente importantes para o seu dia e que irão causar transtorno caso sejam esquecidas. Faça uma análise de quais são essas coisas e previna-se.

4. Utilize um organizador de senhas

shutterstock_82185196_MenorPrincipalmente para quem é muito ativo no universo on-line, surge a necessidade de guardar as variadas senhas que os programas te exigem. Um jeito simpático e produtivo de fazer isso é utilizar programas desenvolvidos para esta finalidade. Alguns deles são: LastPass,  Roboform Everywhere, KeePass, 1Password, SplashID e a versão desktop do Roboform.

É importante lembrar que não aconselhamos o uso do gerenciador de senhas para senhas bancárias. Restrinja-se seu uso às senhas de: e-mail, redes sociais, códigos de portão, etc.

 

5. Procure ser o mais organizado possível

shutterstock_75859627_MenorA correria diária é uma grande inimiga da organização, mas tente ter como hábito fazer algumas coisas diariamente da mesma maneira, tais como: guardar as chaves e guarda-chuvas sempre no mesmo local, manter sua mesa de trabalho limpa e eliminar objetos e informações inúteis.

Esta é uma dica simples, mas que se for incorporada à longo prazo em sua rotina pode gerar efeitos transformadores. Para saber mais quais são os tipos de lapsos de memória confira este artigo.

E então, o que você achou das nossas dicas? Você tem uma boa memória? Registre abaixo seu comentário ou opinião!

8 comments

  1. Regina Rosa de Campos Santos

    Oi boa tarde, só não vou Comprar o Seu material porque ainda estou no primeiro semestre do curso de direitoe acho melhor deixar pra comprar mais pra frente.
    Desde já agradeço.

  2. Muito bom e prático!

  3. Rita Alencar Dantas Silva

    Tenho interesse no material, mas estou sem condições de comprar agora, mas gostaria de saber o preço. Obrigada.

  4. Gostaria de saber de vc tem esses livros em áudio book,pois sou deficiente visual

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *