5 Passos para se Tornar um Advogado de Sucesso

O mercado jurídico está a cada dia mais concorrido, por sua atratividade de perspectivas financeiras e a grande oferta de faculdades a oferecer o curso de direito, estudantes buscam muito mais um emprego estável que transformar sua vocação e aptidões em labor.

shutterstock_92389585_MenorSim! A advocacia exige vocação, uma vez que o mercado seleciona apenas os melhores e caso você não queira ser “mais um” tem que começar a agir agora. Isto porque a preparação mais a oportunidade geram o rebento que se chama “sorte”. Pensando nisso, entrevistei profissionais da advocacia bem sucedidos em diversas áreas do direito para listar uma série de dicas para jovens advogados e para estudantes de direito que almejam empreender na advocacia.

Ao entrevistar os profissionais (algumas entrevistas podem ser acessadas no meu blog: www.juscoach.com) observei que o conhecimento técnico jurídico é importante para uma carreira promissora na advocacia, porém não é o fator mais determinante. A depender da área em que se atua na advocacia, algumas competência são exigidas mais e outras menos.

A seguir, vou listar cinco passos para estudantes se tornarem um advogados bem sucedidos:

1 – Decida se quer ser realmente um advogado

o quanto antes essa decisão acontecer, o sucesso chegará mais rápido. O primeiro passo para um grande realização é a afirmação e alinhamento da decisão com seus valores e objetivos.

 

2 – Planeje sua carreira

shutterstock_107222435_MenorVisualizar sua carreira é muito importante. Se você quer advogar, se imagine em 10, 5, 2 anos. O que você tem que estar fazendo na sua vida para que esse objetivo se concretize? Use as perguntas ao seu favor e entre em ação. Eu falo isso, porque não adianta querer advogar e está estagiando a dois anos no tribunal fazendo tarefas burocráticas, se a carreira causídico é sua meta, tem que direcionar todas as suas ações para advocacia, ou seja, desenvolver competências de advogados: audiências, redação, negociação e técnica jurídica.

3 – Busque referências de sucesso

Procure estagiar em escritórios onde os líderes são modelos de profissionais bem sucedidos. O jeito mais dinâmico de alcançar o sucesso é se espelhar em profissionais que já alcançaram, uma vez que ele sempre deixa pistas.

4 – Seja referência em uma área do direito

Direito_MenorO que você prefere ser? Mais um que faz tudo ou o(a) “cara” de uma determinada área? Busque uma área do direito que a concorrência não seja tão acirrada. Comece de cedo, busque professores na sua faculdade para lhe auxiliar em artigos científicos, escreva artigos para blogs como o Nação Jurídica e trabalhe sua imagem mostrando que você é referência em uma determinada área. Quando tirar sua OAB, vai estar cheio de pessoas interessadas em seus serviços. Caso esse ramo do direito estiver inchado, procure se adaptar as necessidades do mercado, mas é muito importante ser referência, ser escasso.

 

5 – Não se limite a estudar apenas direito

Woman with a Pile of Books --- Image by © Ursula Klawitter/zefa/CorbisO advogado de sucesso é aquele que sabe enxergar oportunidades no mercado, nesse sentido é necessário que o estudante busque conhecimentos não-jurídicos com a mesma intensidade que estuda direito, conhecimentos como gestão, marketing e liderança fazem parte de rol de habilidades de um profissional completo. Se você também se preocupa com isso, o sucesso é uma conseqüência. E você? tem alguma dica adicional para informar aos demais leitores? Não perca a oportunidade de gerar networking! Sua opinião é muito importante para nós. Quando tirar sua OAB pretende advogar? O que você espera do mercado?

Gostaria de convidá-los a fazer o download gratuito do meu e-book, Marketing Jurídico: Descubra como atrair clientes eticamente no ambiente virtual!

Um abraço e até o próximo post!

Faça o download gratuito do e-book aqui

32 comments

  1. Gostou? Deixe o seu comentário aqui para mim!

  2. valeu Bruno suas dicas são de grade valia, é pessoas como você que move o sentimentos do outros abç…

  3. Sou advogado a mais de 30 anos e tenho que dizer que essas dicas são excelentes. Só uma dica, o título está com um erro grotesco.

    Abraços e parabéns!

  4. Parabéns Bruno, dicas fundamentais para o sucesso profissional. Mais em minha nobre opinião acho que faltou a perseverança e a força de vontade, desistir jamais. Irei fazer minha as palavras do ex-vice presidente Jose Alencar no qual ele falou em uma de suas entrevista que a vida empresarial e de negocios e um sacerdócio, pois envolve doação integral, falo isso por entender que a advocacia e uma atividade empresarial! abraços

  5. Ok, amigo vamos pra proxima, essa nao irei fazer motivos financeiros…quando vai ser a proxima? por favor, assim me preparo melhor. Parabens por tudo e obrigado pela força Dr. Bruno.

  6. Valeu! suas dicas são realmente motivadoras.

  7. Obrigada Bruno porém quero promotoria, Pol federal. Estudar p concurso e a minha meta e foco. Valeu

  8. Gostei das matérias que foram bem colocadas. Pense também em divulgar as áreas que as pessoas podem atuar com um diploma de bacharelado. Obrigado

  9. Muito interessante. Estou aguardando.

  10. valeu bruno , sua dicas são excelentes , ser advogado bom é inovar sempre em várias áreas de conhecimentos , ex. contábil.

  11. ë muito interessante Bruno suas dicas acredito que irão me ajudar bastante.

  12. Gostei as dicas, sao otimas, tenho dedicado muito no direto administrativo.

  13. Gostaria de dicas assim no começo da minha carreira.

    Parabéns!

  14. Achei muito interessante as dicas de marketing jurídico.
    Me inscrevi no curso : http://www.advogadodesucesso.com.br/sp1
    e estou adorando o que tenho aprendido a respeito desse assunto.

  15. passei na OAB de uma vez por todas, mas e agora ? o que eu faço pra conquistar uma clientela, estou parada não tenho escritório, pretendo trabalhar em algum escritório, acontece que já me apresentei e deixei currículos em vários escritórios e até agora ninguém me contratou . você tem alguma dica pra me dar? estou muito preocupada. me ajude por favor Obrigada

  16. Obrigado pelas dicas. Estou começando no primeiro período e estou buscando conhecer os caminhos para o sucesso no Direito. E seu artigo foi muito útil para mim.

  17. adorei amigo!!
    olá.. Boa noite amigo.
    Meu nome é Mike Santos e tenho 17 anos, pretendo fazer direito, pra quem sabe um dia ser um: (advogado).
    mais tenho algumas dúvidas perturbadoras, queria saber se tipo, cursando o tempo necessário para fazer o exame do OAB, se eu perder terei que refazer tudo tempo que fiz da última vez? ou apenas refazer o exame do OAB e tentar passar?
    qual é a melhor área de advocacia para se atuar?
    para passar no exame do OAB, é questão de dedicação apenas?
    E a partir de qual semestre eu devo estagiar? 3° semestre, seria ideal??
    Todavia muito obrigado amigo!!..

    • Boa tarde Mike Santos
      Sou estudante de direito e posso lhe ajudar em suas dúvidas
      Quanto ao exame se reprovado fará apenas a prova, e sim é apenas dedicação pois a prova é muito dificil mas nao impossível … por isso se prepare para tal e passará
      As melhores áreas hoje são as que são mais escassaz de profissionais: Direito Ambiental, Direito Eletronico, Contratos, entre outros
      Estágio vc pode fazer em qualquer semestre ou não fazer (exceto o estágio obrigatório que começa no quinto semestre)

      Espero ter ajudado, e espero também que inicie sua faculdade de direito e junte-se a nós na luta por um país mais justo

  18. São dicas boas pra quem se interessa por essa área ou pra quem quer começar seus estudos pra se tornar um bom advogado ,embora leve tempo eu almejo ser desembargador

  19. Gostaria muito de estudar nessa área ..mas infelizmente só tenho 17 anos.mas que mesmo assim queria pelomenos começar estudar.sobre.desde já.

  20. Oii!! tenho apenas 17 anos , e sim quero ser um futura advogada..trabalho na procuradoria geral do município de Paranaguá..e estou estudando desde já, e estou super ansiosa. Porque, gosto dessa profissão. Gostei das dicas(y)

  21. Oi Tenho 17 Anos …Mais Vou Fazer 18 Agora Em Janeiro, Eu Estou Com Algumas Dificuldades Pq Eu Quero Seguir Essa Carreira Para Se Torna Uma Advogada, Oque Eu Devo Fazer Meio Confusa ..Rsrs Muito Obrigada Amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *