5 Perguntas a se Fazer para o seu Professor de Direito Antes da Primeira Aula

Um curso de graduação ou pós-graduação envolve alunos que já são adultos e professores extremamente bem capacitados, porém acima de tudo é preciso lembrar que o aprendizado é feito por pessoas e para pessoas. Este fator interfere bastante na relação professor-aluno, pois dele podem surgir sentimentos e relacionamentos, como por exemplo: amizade, bullying, raiva e até amor.

Para que esta relação seja a mais saudável e produtiva possível no âmbito do curso de direito, é importante lembrar que as instituições de ensino têm regras e que quanto melhor você souber usá-las, maior será o seu crescimento pessoal e profissional. E para entender bem essas regras, separamos algumas perguntas relevantes para você questionar o seu professor já na primeira aula do curso:

1. Estou na chamada desta aula?

cinco-3Pode parecer óbvio, mas este questionamento simples pode evitar diversos transtornos no início do semestre, pois problemas nas matrículas ocorrem com bastante frequência nos mais diversos cursos de graduação. Caso a resposta seja positiva, significa que você estará devidamente registrado na sala. Já em caso de negativa, será preciso corrigir o problema com urgência e evitar dores de cabeça no final do curso quando notas não tiverem sido computadas a você.

 

 

2. Como você gostaria de ser chamado?

shutterstock_30670783_MenorOs professores de direito geralmente alternam-se entre advogados de profissão, magistrados, desembargadores e muitos outros cargos. Se você quiser ser acima da média e desenvolver certa em empatia com os professores, pergunte a eles com qual título gostariam de ser chamados (doutor, senhor, excelência, etc.). É um ato que os brasileiros não costumam tomar, porém ele certamente distinguirá o aluno que for capaz de fazê-lo.

3. O que você procura nos trabalhos dos alunos?

shutterstock_71414812_MenorEsta informação é crucial, pois na resposta do professor estarão contidos todos os seus métodos de avaliação do aluno e do trabalho. Saber como o professor quer o trabalho influencia diretamente nas suas decisões durante o decorrer do trabalho e você pensará com a cabeça dele ao realizar cada tarefa. Além disso, auxiliará sua nota a manter-se mais alta. No final das contas, quando a comunicação entre professor e aluno está bem alinhada, o ensino acaba fluindo melhor e o aprendizado é mais natural.

4. Teremos horários para auxílio em estudos fora do horário da aula?

shutterstock_94508929_MenorMuitos professores ficam à disposição para auxílio nos horários opostos às aulas e eles são um recurso valioso na hora de compreender a matéria. Saiba quais são esses horários e extraia o máximo que puder nas conversas com o professor. Veja nele uma ponte entre você e o grande profissional de direito que você almeja se tornar. Outro ponto relevante é que você acaba aumentando seu networking com colegas de classe e conhecendo melhor o próprio professor e seu trabalho fora da faculdade.

 

5. Quais são as melhores empresas e instituições governamentais onde posso conseguir um estágio trabalhando com os conteúdos desta disciplina?

shutterstock_111661517_MenorO trabalho prático com as matérias de direito é fundamental para a assimilação dos conteúdos. Com a resposta a esta pergunta, você se torna capaz de saber onde estão seus objetivos profissionais e poderá correr atrás deles. Saiba qual o melhor estágio para você e foque me consegui-lo! Fará muita diferença no decorrer da sua vida profissional ter experiências deste tipo.

Além de todas essas perguntas, fique atento aos conselhos do professor durante as aulas ministradas. Caso queira saber também sobre os “Erros a Serem Evitados para a Prova da OAB”, acesse este post. 

E então, vai colocar as perguntas na prática? Conte nos comentários pra gente como foi a experiência.
Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *