Dicas OAB 2013
Dicas OAB 2013

6 Dicas para Quem não Tem Tempo de Estudar para a Prova da OAB 2014

A prova da OAB está cada vez mais difícil.  Então, você precisa de muita dedicação e comprometimento para passar. Esse desafio gera também muita ansiedade e nervosismo, mas como é possível focar no estudo mesmo com pouco tempo livre para estudar?

Muitos candidatos trabalham em tempo integral ou já  têm famílias que necessitam de atenção e cuidado. Foi pensando nesse dilema vivido por tantas pessoas que compilamos algumas dicas úteis que irão facilitar o seu estudo.

 

1. Organize o seu espaçoOrganize Espaço OAB 2013

O estudo produtivo envolve concentração e é difícil obtê-la quando estamos em um ambiente barulhento, bagunçado ou não temos um espaço adequado. Não é uma boa ideia estudar sentado no sofá e em frente à televisão. Sua postura ficará comprometida, bem como o seu humor e capacidade cognitiva. Sugerimos que organize um cantinho da mesa, escrivaninha ou onde for melhor para você, desde que esse lugar seja exclusivo seu para estudo e livre de distrações.

 

2. Planeje seu horário de estudo

Planejamento para OAB 2013
Planejamento para OAB 2013

É preciso sacrificar o seu tempo em prol dos estudos, pois a recompensa é a tão desejada aprovação na prova da OAB. Recomendamos que estude sempre no mesmo horário de maneira a criar uma rotina. Caso trabalhe em mais de um período, uma saída interessante é fazer leituras antes de dormir e deixar o estudo mais pesado para as manhãs de sábado ou domingo. É vital, neste caso, manter a disciplina e cumprir os horários aos quais você se comprometeu.

3. Respeite o seu corpoRespeite o seu Corpo

Além de um espaço e um horário apropriado, ainda é preciso atentar para o estado do nosso corpo em geral. Estudar com sono, dor de cabeça ou cansaço pode ser uma tarefa onde você irá despender muita energia e obter pouco resultado. Procure ter boas noites de sono, cuidar com a alimentação e com a sua saúde em geral, pois quanto melhor ela estiver melhor será o seu desempenho. Para conhecer mais dicas sobre como preparar-se veja este artigo.

4. Seja esperto e utilize bem o tempo no transporte coletivo

Uma dica útil para quem utiliza ônibus, trens ou metrôs é utilizar o tempo durante esses traslados para ler provas anteriores ou alguns textos relevantes. Obviamente essa técnica não funcionará em cem por cento dos casos, já que há pessoas que enjoam e em alguns trechos não é possível se sentar. Ainda assim, trata-se de um momento inutilizado no seu dia que passará a ser produtivo. Outra ideia é colocar os textos em dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) para ler em momentos de espera, como numa sala de espera de médico, por exemplo. Para mais dicas sobre produtividade, veja esta postagem.

 

5. Foco no objetivo

Foco na OAB

Só a verdadeira compreensão de que o sacrifício do estudo é apenas um degrau para alcançar algo muito importante na sua vida é que nos possibilita a superação e as horas de estudo que um desafio tão grande como este nos impõe. Seja verdadeiro consigo mesmo sobre seus objetivos de vida e, se chegar à conclusão que a Ordem da OAB é valiosa para você, dedique-se. Faça o melhor que puder e use sua inteligência para um bom planejamento de estudos.

6. Para otimizar o tempo, conheça a prova da OAB 2013!

Quando entramos em qualquer jogo, precisamos saber sob quais regras estamos jogando. Ainda mais se estamos falando de uma prova baseada nas noções jurídicas. Conheça o histórico de provas e entenda como elas são elaboradas. Só assim você será objetivo em seus estudos e estudará aquilo que é de fato relevante.

 

E então, você já tentou usar algumas dessas dicas durante o estudo? Utilize a sessão de comentários abaixo para nos contar como foi a sua experiência.

39 comments

  1. Como você faz para estudar sem muito tempo? Deixe o seu comentário!

    • Eu ando com um pend drive dependurado no meu crachá e assim posso acessa-lo em qualquer lugar que tenha um PC. E um CD Vade Mecun.

    • Boa tarde!

      Gostei muito das dicas Bruno, Obrigada!!

    • Adorei suas dicas. Bruno Eu não estava preparada para fazer prova x ,vou mim submeter na de julho.Estou estudando pelas provas enviada por você.Obrigada por se preocupar pelo seu próximo.

    • Bruno, adorei suas dicas!
      Uma boa dica é comprar alguns cd’s com videoaulas, colocar em um HD Externo e ir ouvindo às aulas sempre que dispor de um tempinho livre.

    • Sempre leio dentro do ônibus,e isso já me rendeu excelentes notas!

    • Tenho muitas aulas gravadas no meu MP5 e quando estou no ônibus sempre esculto, as pessoas pensam que estou ouvindo musicas mas estou estudando e é muito produtivo para mim nem ligo para os engarrafamentos pois terei mais tempo para estudar.

    • mariza de jesus caraça

      eu sempre estudo num mesmo horário depois de fazer as coisas rotineira da casa

    • estou muito desmotivado com O.A.B

      POIS AS PROVAS QUE E APLICADA, E SOMENTE PARA REPROVAR, E NÃO PARA MEDIR O APRNDISADO QUE VC FEZ NA FACULDADE DURANTE TODO O CURSO DE DIREITO.OU SEJA, AO TERMINAR UM CURSO VC VAI TER QUE SER UM CIMPLIS VENDEDOR DE LOJA. POIS E O ÚNICO CURSO QUE E MAS CARO E AO TERMINAR, VC NÃO CONSEGUI TRABALHAR. POIS EXISTE UMA O.A.B, OU FABLICA DE EMPEDIMENTO QUE NÃO DEICHA VC TRABALHAR . E TRISTE ISSO.VAI CHEGAR UM DIA QUE O CURSO DE DIREITO NÃO VAI VALER MAS APENAS.

      POIS SE ANALISA BEM; EU PERGUNTO, PRAQUE QUE SERVIU MEU CURSO DE DIREITO?
      POIS DO GESTO QUE OS MEUS COLEGA FALA COMO E A PROVA DA O.A.B, NEM VALE A PENA FASER

      POIS TERMINEI MEU CURSO DE DIREITO E TIVE QUE ARRUMAR UM EMPREGO DE VENDEDOR GANHANDO 900.00.

      A FAMOSA O.A.B, VAI CHEGAR UM PONTO QUE MINGUEM VAI QUERER MAS FASER ESTE TAL SURSO,. POIS ESTA SE TORNANDO UMA PERCA INREPARAVEL DE TEMPO, E FINANCEIRA .

  2. Jose Jorge de araujo lima

    gostei, muito proveitoso

    • Eu ando com um pend drive dependurado no meu crachá contendo material de estudo da OAB e assim posso acessa-lo em qualquer lugar que tenha um PC. E um mini Vade Mecun para tirar as dúvidas.

  3. Gostei da matéria, pois passo por esse dilema. Trabalho em uma empresa privada onde minha dedicação é grande. Faço pos-graduação e ingles nas tardes de sábado. Sempre que estudo em casa, o cansaço toma conta. Todas as noites tento estudar um pouco, mas minha familia cobra minha presença. Tenho um pouco mais de aproveitamento aos domingos.

  4. Suas dicas são valiosas,mas nada como uma boa organização.
    Sou casada, dois filhos e trabalho c/ consultoria juridica. Então comecei a trabalhar com agenda e estipulei um horário só p/ os estudos. Quero passar na OAB. Um abraço!!

  5. As dicas são extremamente válidas. Fiz um planejamento na questão do horário e todo os dias faço de tudo para estar alí na minha mesinha na mesma hora. Isso facilitou muito, meu corpo e mente se adequou à isso. Agora é foco, fé e postura e “simbora” para oab em agosto. #ProJetoOab2013#

  6. Estou estudando e muito. Ou seja, quem quiser passar no exame da OAB, tem que esquecer família, passeio, festas, bebedeiras, se bebe, etc. Ora, deve se dedicar o máximo para fazer a primeira fase, objetiva. E por fim, ir para a 2ª fase…

  7. As dicas foi muito boa, agradeço.

  8. Bruno, ainda está meio vago, aquela planilha q. você menciona a quantid. de matérias etc..

    Tem como me explicar.

    Obrigada!

  9. São dicas maravilhosa, estou colocando em pratica… obrigado.

  10. prezado prof/ fis a compra de su livro espero naõ ter receber ssussesso preciso fazer 1 fase oab logo seguida 2 fase com seu talento espero ter uma nota ate porque 200,00 a cada exame e salgado e dr. durso, e a inst so esta com amala chei de tuli para onde vai naõ sabemos ate porque o bacharel naõ tem valor e respeito algum oab numca pensou em fazer algo pela classe enexistente no pais as fac tambem so pença no tuli mas naõ oferece nada p;o aluno prof descupe o desabafaço e verdade.
    at.
    saudaços

    sergio ivan baptista/tel 59711646.

  11. Gostei muito das dicas, muito obrigada!

  12. Gostei the Dica. Sempre que posso fico respondendo questões. Trabalho em imobiliária e sempre aparece um tempo disponível por aqui. Obrigada pelos emais e as dicas prof.

    Abraço!

  13. Valeu estou fazendo isso desde abril, já li 11 livros com todas as materias e estou lendo outros de outros autores para melhorar o desempenho. Espero q dê certo.

  14. ADQUIRI ESTE SEU MATERIAL, É EXCELENTE, PORÉM FICA UMA DICA, BEM MELHOR FICARIA SE ESTE MATERIAL FOSSE COLOCADO EM VÍDEO AULAS, COM CERTEZA A ASSIMILAÇÃO SERIA BEM MAIS FÁCIL.

  15. dicas bem valiosas , ja esta sendo um grande aprendizado , ok.

  16. LEONARDO BISPO DE QUEIRÓZ

    O engraçado é que temos conhecimentos desta metodologia, mas, as vezes é necessário um Bruno Sette da vida nos lustrar a memória, nos recolocando nos trilhos da organização. Parabéns Caríssimo Bruno.

  17. Adorei as dicas pois estou nesse dilema da falta de tempo.

    Muito obrigada

  18. nayara kelly garrido

    Bruno, sempre que paro para estudar o sono me domina. Precisar seguir suas dicas passo a passo. Obs: Vc poderia me enviar suas apostilas??? Brigada.

  19. UBIRAJARA FRANCISCO ROCHA

    Bruno, valeu pelas dicas……..olha!!!!

    devido a falta de tempo a minha vida neste ponto, tem sido uma bagunça generalizada….

    mas, vou colocar a casa em ordem…

    mais uma vez, valeu !!!!!

    UM ABRAÇO,

  20. ola, boa tarde, eu quero saber se tenho chance com relação ao exame da ordem,pois acertei 38 pontos, quantas questões poderá ser anulada. obrigado

  21. Ja fiz um exame a OAB em 2009, e não passei na primeira fase. Entretanto, estou determinado a passar no próximo exame em 2014. Vou acolho todo esse material e sei que vou conseguir.

  22. Pra onde vai esse dinheirão que a oab recebe dos pobres candidatos, e que postura é essa, dessa instituição que não dar um prego para ajudar a pobreza do nosso país. Acorda oab!!!!!!!!!!. Faça mais um pouco para o Brasil. Vc. já viu, porque eu ainda não vi.

  23. Gostei das dicas, estou no 5° periodo e desde já quero me preparar pra oab, apesar do tempo ser o maior inimigo.

  24. Valeu pelas dicas, você realmente não atenta apenas no financeiro, mas sim em ajudar o próximo, você é especial e raro neste mundo capitalista.

  25. tenho escutado algumas aulas anteriores para tentar fixar mais que esta no celular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *