6 Exercícios para Aumentar sua Concentração Durante a Prova

Nossa vida cotidiana têm sido cada vez mais tumultuada e corrida. A quantidade de informações e assuntos que precisamos absorver diariamente é altíssima e, durante o período de preparação para a prova da OAB, essa complexidade tende a aumentar ainda mais.

Já conversamos aqui no blog, sobre a chave para a OAB estar dentro de você mesmo, mas hoje queremos te falar um pouquinho sobre como ficar tranquilo e ser produtivo nos estudos e na prova.

Precisamos manter a calma e a concentração em nossos objetivos para manter o equilíbrio necessário à uma vida saudável. Só assim, estando física e mentalmente fortes é que se torna possível um desempenho excepcional na prova da OAB.

Queremos te ajudar nessa luta , por isso, fizemos uma lista bem simples de exercícios e atividades que podem te auxiliar durante e antes da prova a manter a concentração nos estudos:

1. Foque na utilidade do conhecimento

lupaQuando quando estiver com dificuldade para se concentrar nos estudos, lembre-se por quais motivos existem os conteúdos que você está estudando. Dê vazão aos pensamentos que enobrecem esse conteúdo, tais como: colaborar com a justiça, praticar seus próprios direitos, ajudar outras pessoas e assim por diante. O que não ajuda é pensar que o conteúdo é inútil. Você estará sabotando a si mesmo.

   2. Faça exercícios de respiração

respirar2Os exercícios de respiração são muito simples e podem ser feitos por todos. O efeito relaxante e o poder de concentração deles são inegáveis. Faça assim: feche os olhos e respire o mais profundamente e devagar que puder. Mantenha esse ritmo durante aproximadamente cinco minutos e, sem dúvidas, estará muito melhor disposto para dar continuidade aos estudos. Repita a cada novo período de desconcentração.

3. Combata a falta de concentração

shutterstock_59297539_MenorAdmita quando está sendo improdutivo e tenha recursos para lutar contra isso. Alguns ótimos recursos nesse caso são: utilizar frequentemente os exercícios de respiração, focar sempre no objetivo e ter muita força de vontade. É uma questão interna escolher entre permanecer desconcentrado ou conseguir focar no assunto que precisa ser estudado. Vá a luta!

 4. Descanso mental

olharOutro ótimo exercício que combate a fadiga mental é olhar para o horizonte. Vá até uma janela e concentre-se num ponto do horizonte bem distante. Mantenha o olhar fixo nesse ponto durante aproximadamente trinta segundos. Este exercício relaxa o globo ocular e, como consequência, tende a aumentar a sua produtividade mental durante os estudos ou durante uma prova. Dica:  dê preferência para janelas com vistas para locais como morros, mar e prédios.

5. Organize seus estudos de forma fragmentada

Palavras ChavesO peso mental de estudar toda a matéria de um dos ramos específicos do direito é incrivelmente maior do que quando pensamos em estudar apenas um capítulo de um livro ou uma seção da apostila. Organize seus estudos de forma que consiga estudar pequenas partes por vez, mas que durante esse tempo possa liberar-se de pensar no restante do conteúdo. Esta é uma forma incrivelmente útil de diminuir a pressão que você faz sobre si mesmo para estudar e ajuda no controle emocional.

6. Pratique esportes que auxiliam na concentração

shutterstock_103383050_MenorÉ importante não estafar nossa mente com um só assunto. Quando não fazemos isso, nos tornamos obssessivos e improdutivos. Um boa saída é escolher exercícios físicos, tais como: yoga, tênis, judô e corrida. Todas essas modalidades exigem que a mente fique bastante focada e ajudam a eliminar a tensão causada pela aproximação da prova. Escolha o seu e experimente!

Caso você queira aprender um pouco mais sobre exercícios de respiração e meditação, acesse esse artigo interessante sobre o assunto.

Já testou algum deses exercícios em casa? Conte pra gente como foi! É só escrever nos comentários logo abaixo.

Um grande abraço e força sempre!

49 comments

  1. Muito boas as dicas, a de olhar ao longe é muito eficaz para relaxar.

  2. armindo helio oliveira silva

    Estudar para o exame da ordem, tem aumentado muito meus conhecimentos, preciso ser aprovado, no entanto, também preciso enriquecer o meu vocabulário, ter um conhecimento mais aprofundado principalmente sobre processo civil.

  3. Excelentes dicas!!! Vou praticá-las, sou muito tensa.

  4. gostei!

  5. Vou coloca-los em prática. obg

  6. José de Carvalho Farias

    Parabéns e muito obrigado pelas dicas, pois tem sido de grande utilidade, surtido grandes efeitos,
    Deus o abençoe e amplie seus conhecimentos.

    Abraços.

  7. Eu parei com os exercicios, pois o tempo é muito curto por isso, não estou caminhando, correndo, mais tenho me focado nos estudo, sinto tanto medo. Quero muito passar, mas o medo é muito grande de mais uma vez fracassar. Gostei mito das dicas, o exercicio de respiração vou praticar. Obrigada!

  8. Legal, gostei muito, vou comecar a praticar principalmente o exercicio de respiracao.
    Valeu a dica!!

  9. Como faço para usar a planilha eu não entendi? Por favor me explique. Obg

  10. Gostei das orientações!!Muito obrigada bjos..

  11. Parabéns pessoa iluminada. Ótimas dicas! Bjs

  12. Parabéns pessoa iluminada. Ótimas dicas. Bjs.

  13. adriana junqueira

    Mt boas as dicas, colocarei em prática!

  14. Obrigada por estes ensinamentos valiosos para toda vida

  15. Existe três (3) coisas eficaz para ser aprovado no Exame de Ordem! Estudar, Estudar e Estudar!!!
    Obrigado!

  16. Muito boas suas dicas…

  17. Muito bom! Obrigada.

  18. jose lopes de sousa

    pensamento positivo em cristo jesus concentração é essencial ao fator psicológico calma respiração exercício físico são fatores que pode ajudar e muito calma siga em frente não desanime….

  19. Não entendi como usar essa planilha de estudos, ela é muito complicada. Preciso de ajuda.

  20. Ótimas dicas!!!
    Como os nobres colegas, também tenho dificuldades com a tabela, gostaria de auxílio.
    Obrigada!!!!!!!!

  21. Obrigado pela dica! faço academia e pilates, isso ajuda bastante!

  22. ELIETE APARECIDA JORGE DA SILVA

    Muito oportuna a experiência que nos passa . Parabéns a vocês vou seguir as dicas amei … Att

  23. Muito bom; a falta de concentração é a nossa maior inimiga esses exercícios realmente ajudam o que eu costumo fazer são os ex físicos mais vou experimentar os outros boa dica obrigado

  24. Otima orientação, obrigada pela sua dica.

  25. eu não conseguir comprar pelo pagseguro , eu gostaria mais as provas já é domingo e o que vc. pode fazer por mim, nesse momento

  26. Gostei de todas as dicas.Parabéns!

  27. Fiquei com dúvida na utilização da planilha. Peço a gentileza de me informar como utilizá-la.

  28. Prezado Bruno e sua equipe.
    Sugiro um programinha tipo “Show do milhão”, onde os candidatos vão respondendo as questões e automaticamente aparece a questão acertada ou errada. Com isso, elimina a correção do gabarito simplificando a vida de todos e no ato da resposta ver onde errou. FICA A DICA.

  29. OBRIGADO POR MAIS ESSE INCENTIVO !!!!

  30. Edilce Chagas Camelo

    Obrigada Bruno.

  31. Boa tarde Bruno!
    Estou amando suas dicas…

  32. TOMAZ DE AQUINO PEREIRA RODRIGUES

    Uma excelente novidade!

  33. Jose Claudio da Fonseca.

    Ótimo achei muito boa as orientações.

  34. Vejam que maravilha!

  35. Só pra esclarecer: Fiz duas vezes o exame da Ordem, o segundo e último exame que fiz foi em 2006 (estou parado todo esse tempo, retomando agora a um mês do exame). Então, em 2006 passei na primeira fase, e por coincidência, sem saber, utilizei várias vezes o exercício Nº 4 que vc disponibiliza nesta página. Realmente, por várias vezes, algumas questões que eu havia praticamente dado como perdidas, já cansado, eu desviei a atenção e fiquei olhando pro vazio por alguns minutos tentando não pensar em nada (o que é impossível), e qdo eu voltava os olhos para a questão, facilmente eu vizualizava a resposta correta que estava passando por mim despercebida. Por isso, também recomendo os exercícios.

  36. Os exercícios físicos dependem muito de seu rítmo e de sua idade. Neste caso, eu aconselho uma caminhada(trote), respeitando cada potencialidade, nas primeiras horas da manhã, em seguida, um banho morno de quinze minutos, depois, entregar o corpo totalmente sobre uma cama confortável, para recuperar as energias, em seguida, estará pronto para estudar, sob o exercício da respiração, e isso com sucesso até em uma sala em plena Av. Paulita. Mas, acima de tudo, muita confiança em Deus.
    Cap Aguiar – Pós Graduado em ciências Jurídicas – na Bahia.
    Leia c/ meditação: Apocalipse 3:20

  37. Gostei e vou comprar em breve, a questão é, até a data do pagamento…

  38. olhar par o horizonte,sempre faço isso,me sinto muito melhor depois de olhar para a minha arvore no quintal de casa……..rs

  39. Parabéns !! Bruno vc usa sua sabedoria de uma forma positiva e isso só vem acrescentar pois quando desejamos passar começamos a não saber lidar com o MITO EXAME DA ORDEM, tudo começa a mexer principalmente além de outras carências, com o psicológico abalando por completo com a concentração, o sonho de ser aprovado e assim criando um clima negativo quando nos deparamos com uma infinidade de assuntos que precisam ser bem dosados para que haja uma vasta compreensão.
    Aí aparece vc cheio de sabedoria e nos encorajando para a batalha!! Gostaria muito de no momento desfrutar de seus ensinamentos já que não há essa possibilidade me contento em ler seus e-mail. Essa é a 3ª vez que irei prestar o exame da ordem, cada vez vai aumentando a ansiedade, mas confesso que sou persistente vou a luta.
    Muito obrigado pela força!!E saiba que vc exerce muito bem o seu profissionalismo.

    SÓ VALEU!! BEIJO

  40. Amei essas dicas!!! vou procurar e colocar em prática, pois vou precisar muito. Obrigada Bruno!

  41. Márcia Silva de Oliveira

    Meu nome é Márcia comprei o pacote para estudar para o exame da ordem , mas não consigo abrir.

    • Boa tarde,

      Foi enviado para o seu e-mail instruções de como baixar, salvar e abrir o material. Caso não veja meu e-mail em sua caixa de entrada, verifique em seu lixo eletrônico ou spam.

      Aguardo seu retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *