6 Maneiras de Melhorar sua Concentração nos Estudos para a OAB

A prova da OAB é um dos exames profissionais mais abrangentes que existem no Brasil hoje em dia. Sua primeira etapa cobra do candidato conhecimentos das mais diferentes áreas do Direito, o que exige boa preparação e muita disciplina nos estudos.

Mas, para atingir o sucesso na prova da Ordem, é preciso primeiro se concentrar na hora de estudar. Qual a melhor forma de fazer isso? Quais são as dicas de quem consegue se concentrar nos estudos e passar na prova? Confira as dicas de hoje:

Escolha um local de estudo tranquilo

O primeiro passo para uma boa concentração na hora de estudar é escolher um local tranquilo, livre de interrupções, barulho e de outras fontes de distração. Muitas pessoas preferem estudar em casa, pois assim não precisam carregar todos os códigos, livros e apostilas.

Quem estuda em casa precisa aprender a lidar com as distrações de parentes e amigos, além da tentação de realizar outras tarefas, o que motiva muitos candidatos a buscarem outros locais para seus estudos.

As bibliotecas públicas ou de cursinhos são ideais para quem procura um local silencioso e livre de distrações, o que ajuda e muito no rendimento dos estudos. Se preferir estudar em casa, procure um lugar bem iluminado e onde você possa ficar sozinho para estudar com tranquilidade.

 

Planeje-se de acordo com o conteúdo da prova

Procure planejar seus estudos ao longo da semana, principalmente se você estuda fora de casa. Ao saber exatamente quais matérias irá estudar em um determinado dia, o candidato não fica perdido ou pulando de conteúdo em conteúdo, sem uma estratégia de estudos. Além disso, você evita carregar peso excessivo na mochila.

Em vez de andar por aí com um enorme Vade Mecum, é possível carregar apenas o código da disciplina que você vai estudar. Uma opção é dividir o conteúdo por dias da semana, por exemplo: Direito Penal na segunda, Civil na terça, Constitucional na quarta etc.

Faça pequenos intervalos de estudo

Procure fazer um intervalo de 5 a 10 minutos a cada 1 hora de estudo. Use essa pausa para se alongar, arejar a cabeça e descansar um pouco a vista. Além de ajudar fisicamente e na concentração, esses intervalos também funcionam como “recompensas” pelo período de estudos anterior. Com o tempo, você se acostuma com a rotina dos intervalos e consegue manter o foco durante o período de estudo.

Mantenha uma garrafa de água (ou café) por perto

Evite saídas constantes do local de estudo para beber água ou café. Muitas vezes, essas idas ao bebedouro ou à cozinha servem como desculpa para bater papo, olhar o celular e se livrar dos estudos.

Para evitar esse tipo de situação, mantenha uma garrafa de água ou de café sempre por perto. Isso vai te garantir um tempo precioso de estudo.

 

Durma o suficiente

Dormir entre 6 e 8 horas por dia é imprescindível para que você se concentre na hora de estudar. Estudar para um concurso exige concentração, o não há nada mais difícil do que estudar leis e códigos complicados quando se está com sono. Uma noite bem dormida pode resolver essa questão e melhorar muito o seu rendimento.

Estabeleça metas

Se você quer se concentrar de verdade nos estudos para a prova da OAB, estabeleça metas como forma de motivação. Seja por meio da quantidade de exercícios completadas durante o dia ou por meio do número de pontos do edital vistos na semana, é importante que o candidato tenha um objetivo de estudos em mente, para que seus estudos não sejam esparsos e sem foco.

Agora que você já tem todas essas recomendações em mãos, não há mais desculpas para se desconcentrar na hora dos estudos. Aproveite essas dicas quando for estudar para a prova da OAB!

Você tem outras dicas de como melhorar a concentração nos estudos que ficaram de fora da lista? Compartilhe com a gente nos comentários!