As 6 Perguntas e Respostas Mais Importantes Sobre o Concurso da Polícia Civil

A área da segurança pública exerce forte atração sobre os candidatos a concursos públicos que se interessam por atividades desafiadoras, pois se trata de uma área repleta de adrenalina e disciplina.
Uma boa oportunidade neste sentido são os concursos das academias de Polícia Civil, que estão espalhadas por todos os estados da federação e que realizam provas independentes também por unidade federativa. Ou seja, você deve procurar o concurso de acordo com o estado em que estiver disposto a fixar a sua residência.
Reunimos nesta postagem, as principais perguntas dos candidatos sobre o concurso da Polícia Civil, para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas!

1. Qual o perfil do candidato para a Polícia Civil?

O candidato usualmente deve ser bacharel em direito (cargos: detetive, investigador, escrivão), bem como se interessar pelas questões de justiça e exercício da liberdade. Também é fundamental possuir atitudes claras e éticas que conduzam aos objetivos desafiadores da instituição da polícia.

 

2. O teste físico é mesmo tão difícil?

O teste de aptidão física realizado pela Academia de Polícia costuma ser uma etapa eliminatória, portanto, é necessário cumprir com exatidão o que foi pedido no edital para ser aprovado. Por outro lado, as exigências são perfeitamente cabíveis a qualquer candidato bem treinado. Defina para qual estado você se inscreverá e comece a se preparar com a maior antecedência que for possível!

3. Como são os testes físicos?

As exigências físicas variam por estado, porém em geral envolvem as seguintes atividades: exercícios de flexão, exercícios abdominais, corrida para testar a resistência e corrida de velocidade. O acompanhamento de um especialista é extremamente indicado para treinos mais rigorosos e extremos, pois pode evitar que você desenvolva lesões.

 

4. Qual o maior erro dos candidatos nos testes físicos?

O principal pecado cometido pelos candidatos no concurso da Polícia Civil é esperar primeiro passar nas etapas teóricas da prova para, somente em seguida, começar a se preparar fisicamente para a próxima etapa. Geralmente as duas fases possuem poucos meses de intervalo entre si e, nesse caso, o candidato acaba ficando com pouquíssimo tempo para se preparar adequadamente na parte física.

5. Sobre as disciplinas teóricas, quais costumam reprovar mais?

Em geral, os concursos da Polícia Civil envolvem, em grande parte, conteúdos relacionados de maneira prática ou teórica ao direito público (cargos de nível superior) e as bancas examinadoras costumam ser bastante rigorosas na cobrança desta área do direito. Assim sendo, procure estar bem seguro dos principais tópicos que envolvam o direito público para realizar uma excelente prova e conquistar a vaga almejada!

6. O teste psicotécnico pode ser aplicado?

Sim, o teste psicotécnico pode e deve ser aplicado para avaliar o perfil dos candidatos. A polêmica em torno dele envolve alguns testes que não apresentaram critérios objetivos para a avaliação dos candidatos. Desta forma, entende-se que quando ele é realizado de maneira idônea e seguindo as diretrizes dos psicólogos responsáveis torna-se de uma poderosa ferramenta para distinguir pessoas que podem se identificar com a instituição da Polícia Civil.

Estas foram algumas das perguntas mais polêmicas que temos observado que estão em debate pelos candidatos a cargos na Polícia Civil, porém sabemos da enormidade de informações possíveis de serem repassadas a vocês sobre os concursos e editais referentes a cada estado. Aqui está o link para o edital do Concurso do Estado de São Paulo: http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/concursos/

Tem mais alguma dúvida ou quer sugerir um tópico para nossa próxima postagem? Comente abaixo com a sua sugestão que vamos trabalhar em seu tópico para esclarecê-lo e fornecer muita informação de qualidade!

Um grande abraço!

 

One comment

  1. Tenho 12 anos e estou estudando desde já para ser investigadora, meu signo(virgem) tem razão, eu faço tudo pensando no futuro.Obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *