Young female is writing notes and planning her schedule.

8 Dicas para Quem Está Começando a Estudar para a OAB

Os anos de estudo na faculdade de Direito são intensos, mas, geralmente, não são suficientes para garantir a sua aprovação no Exame da OAB de primeira. Para conseguir passar, você precisa organizar um plano de estudos a fim de intensificar o aprendizado sem perder o foco.

Quer saber qual é a melhor forma de estudar para o Exame da Ordem? Então preste atenção nestas 8 dicas!

Saiba as diferenças entre a primeira e a segunda fase

Conhecer o estilo de prova e as exigências de cada fase é fundamental na preparação e é o primeiro passo para quem está começando, já que você deve estudar de forma diferente em cada um dos momentos.

Para a primeira fase, que traz 80 questões objetivas de múltipla escolha, o foco é nas disciplinas gerais obrigatórias do Curso de Direito, treinando o maior número de acertos possíveis em cada grupo de temas.

Para a segunda fase, que traz questões discursivas, você precisa escolher uma área, que será o tema das situações-problema e também da peça que você deverá redigir.

book_stack_CCAC

Organize seu material

Entendido o funcionamento das duas etapas da prova, é hora de começar a se preparar para a primeira.

Crie uma lista das matérias que você deve estudar para as questões de múltipla escolha, levando em consideração que algumas matérias — Ética profissional, Direito Civil e Direito Constitucional, por exemplo — têm mais peso que outras — como Direito do Consumidor e Filosofia do Direito —, e por isso devem ser estudadas mais a fundo). Em seguida, reúna todo o material disponível sobre os temas.

 

Crie um calendário

Com a lista de matérias em mãos e a quantidade de material em cima da mesa, planeje-se a fim de priorizar as disciplinas mais difíceis e mais relevantes primeiro.

Estabeleça a quantidade de horas de estudo e os temas que vai estudar por dia (o ideal é intercalar disciplinas diferentes ao invés de estudar cada uma por vez, certo?), reservando os finais de semana para fazer exercícios mais leves e, claro, descansar!

Estabeleça metas

O objetivo maior é conseguir ser aprovado no exame, mas para conquistá-lo, você pode estabelecer pequenas metas que vão ajudar! Por exemplo: estudar 30 páginas por dia, ser aprovado até o próximo ano, assistir 10 videoaulas, fazer 5 questões por dia.

Não se esqueça ainda de estabelecer pequenas recompensas pelas metas alcançadas, isso vai ajudar a manter a motivação durante os estudos!

student

Faça resumos

Com o material organizado, metas e calendário estabelecidos, é hora de começar! Ler o material não é suficiente, a dica é fazer resumos à medida que for estudando, assim, você seleciona as informações relevantes (e pode consultá-las depois!) e treina a memorização.

Desenvolva técnicas de estudo

É claro que cinco anos de estudo não serão absorvidos em alguns meses de preparação, por isso, é importante estabelecer prioridades e criar técnicas para tirar o melhor proveito do tempo dedicado!

A dica aqui é focar as matérias que vão garantir mais pontos na prova e estudá-las à sua maneira, seja priorizando vídeos, resumos ou textos. Encontre o que melhor funciona para o seu cérebro e mande ver!

Use e abuse dos conteúdos disponíveis na internet

Há uma infinidade de conteúdos na internet que podem te ajudar nos estudos: videoaulas, e-books, audiobooks, simulados, provas comentadas e resumos são formas variadas de fixar o conteúdo e podem tornar o aprendizado mais fácil, pois você não corre o risco de ficar cansado por estudar sempre da mesma maneira.

Diversificar o material ajuda na fixação de conteúdo e te ajuda a perceber de que forma os seus estudos rendem mais.

 

Refaça as últimas provas

Fazer exercícios e refazer as provas dos anos anteriores pode fazer toda a diferença na sua preparação, especialmente para te dar a segurança necessária para as provas objetivas. Você pode encontrar as questões em livros, simulados e provas na internet, treinar macetes e perceber as técnicas dos avaliadores.

Pronto para começar a maratona de estudos? Siga as nossas dicas, conte com a gente para te ajudar e comente contando as suas técnicas para passar na OAB!

 

5 comments

  1. Vera Lúcia de Campos

    Boa noite
    Meu sonho como de tantos Bacharéis em Direito é conquistar a tão sonhada Carteira de Ordem.
    Fui funcionária do Fórum por muitos anos, trabalho em Escritório de Advocacia, onde nas horas de folga procuro estudar e aprender mais e mais. Meu objetivo é conseguir passar na primeira fase, estou estudando me dedicando bastante. Devemos seguir as orientações aqui apresentadas, estudar, ser perseverante, ter calma na hora da prova, que logo estaremos realizando nosso sonho. Um abraço a todos colegas, Boa Sorte. !

  2. Não conseguir comprar. Não tenho pague seguro. tem outras opçoes mais nao conseguir comprar. Eu quero muito este material. amei tudo.

  3. Patricia Maria Gomes dos Santos

    AMEEEEEEEEEEI A DICA FOI DE GRANDE VALIA VOU SEGUI-LA A RISCA. OBRIGADA!

  4. Patricia Maria Gomes dos Santos

    AMEEEEEEEEEEI A DICA FOI DE GRANDE VALIA VOU SEGUI-LA A RISCA. OBRIGADA!