A Chave para a OAB Está Dentro de Você

A conquista da aprovação na prova da OAB é fruto de incontáveis horas de estudo e de muita fé. Essas duas atividades exigem muito sacrifício e dedicação que só podem ser obtidas quando descobrimos o que nos move verdadeiramente a enfrentar os desafios. Já comentamos aqui no blog sobre “Como conquistar a confiança necessária para passar na OAB”, mas agora queremos que você saiba exatamente como descobrir o que lhe motiva.

Para isso, reunimos em forma de dicas, alguns exercícios que podem ajudar na sua descoberta pessoal de motivação:

Enfrente seus medos

shutterstock_95604667_MenorTenha certeza que todo mundo tem medo de alguma coisa na vida. A grande diferença entre as pessoas motivadas, é que elas enfrentam seus medos de maneira singular. Tenha a atitude de um vencedor e encare os seus problemas. Em pouco tempo verá que o medo estava só na sua cabeça e os desafios são completamente alcançáveis.

Uma grande frase sobre este tema é de Franklin D. Roosevelt: “A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo”.

 

 Descubra quais são suas prioridades na vida

shutterstock_51955312_MenorDeixe claro para você mesmo quais são as coisas mais importantes na sua vida, tanto no âmbito profissional como no âmbito pessoal. Afinal de contas transitamos por ambientes muito variados, mas somos uma pessoa só o tempo inteiro. Não importa se a sua prioridade é realizar seu sonho de advogar ou sustentar sua família ou qualquer outra prioridade que tenha muito significado para você, mas guarde esse motivo com muito carinho na sua mente e no seu coração e lembre-se dele constantemente durante o período anterior à prova da OAB. Ele vai te ajudar a ver como os problemas cotidianos são pequenas perto da força desse sonho.

 Reflita sobre atividades que lhe fazem bem

É muito importante saber em que tipo de atividade ou reunião social você consegue renovar suas energias. Para alguns a prática da corrida é valiosa, para outros é uma reunião com amigos o que ajuda a aliviar a tensão. Faça uma lista dessas atividades que fazem você se sentir bem e use como um trunfo nos momentos de angústias.

 

Para superar as dúvidas e a tensão pratique as atividades que te fazem bem

shutterstock_115732069_MenorÉ compreensível que após um dia de trabalho exaustivo e problemas familiares, por exemplo, você sentirá dificuldades para se concentrar nos estudos. Mas não desista! Pense nas ferramentas que te fazem sentir bem e use-as sem moderação. Só assim você poderá aliviar a tensão e voltar com a cabeça pronta para aprender mais conteúdos e preparar-se corretamente para a prova da OAB.

 Deixe o passado no passado

shutterstock_85257499_MenorCada dia que vivemos é completamente diferente do outro e as mudanças acontecem a ritmos galopantes na vida da maioria das pessoas. Aceite este fato e perceba que seu histórico na prova da OAB é irrelevante para as provas futuras. O que você faz daqui pra frente é que importa. É a maneira como vai encarar a prova dessa vez que importa. Olhe no espelho e veja o vencedor em você. Esta é a única forma de fazer o seu melhor. Vivendo em prol do futuro e não do passado.

Essas dicas são importantes para você, porque podem te ajudar a enxergar as coisas sob uma perspectiva de maior força para lutar por seus objetivos. Reconheça suas qualidades e energize-se para reforçar os pontos que não são tão bons em você. O importante é unir as forças necessárias e lutar. Acredite que não há nada de impossível nisso!

Caso queira acompanhar mais sobre o assunto, recomendamos que leia esta história impressionante: “O Guardião do Castelo

 

8 comments

  1. Samuel Santos Coimbra

    Este foi meu 6º exame e mais uma vez não consegui a aprovação, mas não vou desistir nunca, vou seguir essas dicas e rumo a aprovação, não sei o que acontece comigo, pois estudo muito, faço exercícios acerto bastante mas na hora não vai.

    • O mesmo acontece comigo. Já fiz vários simulados com provas anteriores e a menor nota que tive foi 43 pontos mas quando chego na prova não sei o que acontece mas não passo. Já fiz 2 vezes a 2ª fase, todavia nado nado e morro na praia. Isso é uma sensação de impotência. Conheço vários colegas que passaram na prova mas não sabem advogar e largam a profissão, já eu tenho jeito mas a prova é a minha barreira.

  2. Olá,tudo bem ? Estou no terceiro período de direito e tenho muito que aprender, mas estou acompanhando a pouco tempo os seus emails e tenho gostado muito. Mas eu gostaria de dar uma sugestão, talvez ajude, talvez não. Bom a minha sugestão seria de criar um aplicativo para celulares (andrioid) que tenham perguntas das provas da OAB em que conforme vai acertando poderá aumentara o nível de dificuldade. Fica ai a sugestão muito obrigado pela atenção.

  3. Avelino Thiago Dos Santos Moreira

    Fiz o exame da OAB e fiquei por 3 questões,e sei que irei me preparar mas para chegar lá, pois a cada derrota, iremos chegar lá.

  4. Já passei na primeira fase por duas vezes com 47 acertos, entretanto, fiquei as duas na segunda fase que eu reputo com mais fácil, todavia, minha ansiedade, meu nervosismo contribuíram para minha desclassificação.

  5. Cláudia Fortunato Rocha

    Amei suas dicas e seu preço, mas suas dicas e sua venda estão muito próximo da prova, porém fiquei curiosa, se fosse há um mês antes da prova eu possuiria seu material. Parabéns pelo seu trabalho, mas não coloque como ajuda, ajuda não tem preço, o que você esta fazendo é um negócio. Me perdoe a observação, desculpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *