A Importância De Se Preparar Com Antecedência Para a Prova da OAB

Quando falamos em prova, automaticamente pensamos em dificuldade. No caso da prova da OAB então, complexa e com 80 questões de múltipla escolha em sua primeira fase, passar pode ser um grande desafio.

O próximo exame a ser realizado em 2015 terá inscrições abertas nas duas primeiras semanas de junho, com a prova objetiva marcada para 19 de julho e e a prática em 13 de setembro.

Com mais de um mês para se preparar para a primeira etapa e quase quatro até a segunda, você talvez esteja pensando em começar a se estudar só daqui a algum tempo. Mas saiba que essa atitude pode te colocar para baixo na classificação!

Veja por que começar a estudar hoje mesmo:

Mais tempo para estudar significa mais tempo para praticar

A quantidade de conteúdo a ser estudando para o exame da Ordem não é pequena, e mesmo que sua mente trabalhasse como um scanner profissional, não adianta apenas decorar a matéria: é preciso compreender o conteúdo para aplicá-lo no momento do teste.

Para adquirir essa habilidade é preciso fazer muitos exercícios, treinar inúmeras questões, refazer provas e repetir o processo sempre que necessário. Portanto, ter bastante tempo disponível para esse processo é essencial.

Um candidato bem-treinado consegue fazer as questões com agilidade e assertividade e garante um resultado muito melhor.

estudos

Usando bem o tempo: cronograma e disciplina

Para aproveitar ao máximo o tempo de estudo disponível, é importante fazer um cronograma detalhado. Assim, você dá conta das suas atividades do dia a dia e ainda consegue um tempinho para se preparar.

Para a primeira etapa, divida o seu tempo livre pelas matérias a serem estudadas, sem se esquecer de que algumas terão mais peso na sua nota do que outras. Para a segunda, você pode seguir as dicas que damos neste outro post!

Para ficar fácil de visualizar é bom imprimir ou transcrever o cronograma e deixá-lo em um lugar visível no seu espaço de estudo. Depois, é hora de colocá-lo em prática e seguir com muita disciplina!

 

Esforço sem maiores sacrifícios

Estudar para a prova da OAB não precisa ser um processo penoso, repleto de sacrifícios. Com tempo hábil e um bom planejamento, é possível construir um cronograma que não implique abdicação de momentos de descanso e lazer.

Até porque quanto mais árduo é a preparação mais estresse, medo e ansiedade são gerados. Os momentos de descanso também são muito importantes para renovar as forças e continuar com firmeza no propósito. A convivência com a família e amigos é um fator motivador e que proporciona conforto e tranquilidade para o candidato. Então nada melhor que o equilíbrio entre momentos de estudo e diversão!

Se preparar com antecedência para a prova da OAB significa: segurança, tranquilidade e confiança  

Se antecipar confere ao candidato ferramentas essenciais do primeiro dia de estudos até o momento da realização da prova. Ter a segurança de estudar com tranquilidade permite que o processo de estudo seja muito mais efetivo. Afinal, o aluno tem tempo para ver os conteúdos com calma, podendo estudar o que tem mais dificuldade, podendo se dedicar e se tornar ainda melhor no que possui facilidade ampliando as suas chances de acertos.

Estar confiante e preparado promove um estado emocional sadio e favorável e novamente o candidato se beneficia, afastando de vez o medo e a ansiedade.

Pronto para começar? Então aproveite para ler também nosso artigo com 8 dicas para quem está começando a estudar para a OAB!