Como escolher a área ideal para a 2ª fase da OAB

Você está concluindo sua formação em direito, fazendo sua inscrição para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas ainda não sabe como proceder na sua escolha para a segunda fase da prova?

A concorrência no exame é grande, candidatos se preparam por anos e é justamente por isso que você sabe da necessidade de atenção para essa decisão.

Essa escolha deverá ser feito no ato da inscrição, quando você deverá indicar a área do direito que você deseja fazer a prova prático-profissional. Nas próximas linhas, daremos algumas orientações, em forma de tópicos, sobre como você poderá agir no ato dessa opção para que ela seja bem estratégica e de acordo com seus objetivos.

Não se trata de dar ordens que você deverá, necessariamente, seguir a riscar. Esse tipo de coisa necessita muito da sua avaliação pessoal. No entanto, nossa ideia é mostrar um pouco do que poderá ser feito para facilitar esse momento da sua vida.

Dicas sobre como optar pela área profissional na prova da OAB

1# DICA

O candidato precisa ter em mente que, caso não seja aprovado na segunda fase, ao optar por refazer o exame, ele não poderá alterar sua escolha na chamada repescagem.

2# DICA

Não se prenda a mitos. É comum ouvir que a prova de Direito Civil está entre as mais difíceis e a de Direito Constitucional ou Administrativo está entre as mais fáceis, mas especialistas afirmam que isso não procede e que você precisa ter confiança na área que for de seu maior interesse.

3# DICA

Além disso, especialistas também afirmam que a escolha tem que se valer por fatos concretos e não em especulações. Os níveis de prova são semelhantes, portanto, opte por aquela que você tem maior grau de conhecimento. Aquela que você fez estágio na área ou mesmo que possui maior domínio teórico.

4# DICA

Também pela questão da repescagem, é importante você se pautar bem em questões pragmáticas e focar naquela área que você costuma ir melhor. Evitar agir com o coração e escolhendo aquela que, necessariamente, você deseja atuar.

Nem sempre ela é aquela que você tem mais sucesso, portanto, cuidado. A opção deve ser estratégica e inteligente.

5# DICA

Reflita, converse com especialistas, com aqueles que já foram aprovados e poderão lhe dar algumas dicas importantes. Isso pode ser fundamental para sua aprovação, então, seja consciente.

Gostou dessas dicas? Então deixe seus comentários abaixo e compartilhe suas experiências de como fez para escolher a disciplina da segunda fase ou como está analisando qual escolherá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *