estágio direito
estágio direito

Como escolher a Melhor Disciplina para Você na Segunda Fase da OAB

Como tudo na vida, é preciso ter muita motivação para concluir com sucesso a segunda fase da OAB. E só existe uma maneira de estar completamente motivado para um desafio como esse: sabendo claramente o porquê de você estar prestando o Exame. Essa noção é importante, pois sem ela o objetivo se torna vazio e sem importância. Quando atrelamos esta prova à um grande sonho de realização pessoal, no entanto, ela se torna apenas um meio para uma trajetória profissional de sucesso.

Sabendo disso, cabe a nós uma tarefa de autoconhecimento que envolve descobrir as matérias que nos dão maior prazer em estudar e, num futuro próximo, exercer profissionalmente. E é esta lógica que deve orientá-lo também na decisão da disciplina para a segunda fase. Além disso, é importante considerar os pontos abaixo:

Pondere suas habilidadesshutterstock_97335977_Menor

Ao decidir para qual disciplina você prestará o exame, considere o seu histórico como aluno, tanto quanto a sua afinidade com a matéria. Escolha a disciplina que você costumeiramente se dá melhor e tem facilidade no aprendizado. Ela pode, ou não, ser aquela que você mais gosta.

Não existe disciplina fácil

shutterstock_2314056_MenorNão se deixe levar por conversas de corredores: não existe uma escolha de disciplina que lhe garantirá a aprovação. Hoje o exame da Ordem é propositalmente elaborado para testar se o aluno tem ou não capacidade prática para exercer a profissão, independentemente do âmbito escolhido.

 

 

 Área de atuação futura

shutterstock_110539835_Menor

Além de considerar a sua afinidade com o assunto, é preciso ponderar sobre qual a área do direitona qual você pretende atuar no futuro. É claro que, nesse momento, a pergunta ainda não tem uma resposta definitiva na vida do bacharel em direito, mas é válida para indicar qual a matéria do direito você já está profissionalmente inclinado.

Esteja preparado para tudo

Afinal, cada disciplina conta com nuances variadas da matéria e este é o grande desafio para todos. Exercite muito através das provas anteriores e esquematize seu estudo de maneira a abordar todos os pontos importantes da matéria. Se você já estagiou ou atuou na área que escolheu, certamente sua vida será mais tranquila, mas não abdique de um estudo disciplinado.

Raciocínio jurídico como arma

shutterstock_81345451_Menor

Na segunda fase da prova, você não será cobrado por decorar, mas sim por ter raciocínio jurídico e saber consultar o material. Dessa forma, seja qual for a matéria, torna-se importante ter uma estratégia clara para dividir o tempo e extrair um melhor aproveitamento geral. Uma boa dica é utilizar a primeira hora para organizar as peças e teses e as outras quatro para confeccioná-las, uma a cada hora.

Dessa forma, repassamos os principais pontos que envolvem a realização da segunda fase da prova da OAB, bem como os tópicos vitais para a escolha da disciplina ideal a cada perfil de candidato. Outras dicas podem ser vistas neste vídeo. Lembre-se também, que muitas vezes a escolha sobre a disciplina é muito natural. Não é preciso ponderar tão detalhadamente os fatores, quando já estamos encaminhados por uma das vertentes do direito através da nossa experiente prática e escolar.

Muito boa sorte na realização da prova! E para saber mais como proceder nos dias anteriores à prova confira esse post.

 E você? Já escolheu a sua disciplina? Qual foi?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *