Como Estudar Diariamente para o Exame da OAB

Assim que concluem a graduação em direito, os futuros doutores tem que passar pelas duas etapas do exame da OAB. O que não é fácil, porque exige grande comprometimento daqueles que pretendem realizá-la. Por isso, preparamos esse material que te ensinará como estudar diariamente para o exame da OAB.

Mas antes disso, vamos saber um pouco mais sobre como funciona a avaliação:

Do que se trata o exame da OAB?

É uma prova que permite que o advogado exercite sua profissão. Ela ocorre em duas etapas. Na primeira fase são avaliados os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação por meio de 80 questões de múltipla-escolha. Já a segunda é prática, onde são apresentadas situações aos candidatos, para que argumentem a respeito.

O método de como estudar diariamente para o exame da OAB está focado nessa primeira fase, para que conheça as etapas de estudo dos conceitos que estarão na avaliação objetiva. Então vamos conhecer as formas de se organizar:

1º Organização é fundamental

Antes de começar a estudar de fato, é necessário que crie um planejamento de estudos, verificando os prazos e conteúdo a serem estudados, para que organize um cronograma diário de aprendizado de acordo com o tempo que possui. Assim, é possível focar em temas de maior dificuldade ou que têm maior peso na avaliação, ou seja, aqueles que aparecem mais.

Também nesse momento é preciso buscar por provas anteriores, que darão suporte com os exercícios que ajudam na revisão do conteúdo aprendido. A medida que for os solucionando, conseguirá avaliar seu desempenho enquanto ganha familiaridade com aquela linguagem.

E para ver se sua estratégia de como estudar diariamente para o exame da OAB está funcionando, é importante traçar metas ainda no planejamento. Sendo a resolução de exercícios o medidor do alcance ou fracasso do objetivo.

2º Reserve pelo menos duas horas de estudo

Claro que o tempo varia de acordo com dificuldades e possibilidades de cada um. Mas se esforce para ter ao menos duas horas para o estudo. Nesse momento, você terá acesso ao conteúdo usado na formulação das questões e irá realizar sua leitura.

Mesmo que seja um conteúdo familiar, é importante que o revise nesse momento, ainda que rapidamente. Para que ele fique fresco em sua memória na hora da prova. Desde que saiba como estudar diariamente para o exame da OAB, não importa qual seja a fonte que utilize para o estudo. Veja o que funciona melhor para você, sejam livros ou aparelhos eletrônicos.

3º Responda questões diariamente

Mesmo que não tenha muito conteúdo naquele dia, sem fechar um tema sequer é muito importante que faça alguns exercícios. Pegue questões a respeito daquela temática e vá tirando suas dúvidas a respeito dela. Faça-os até que se sinta seguro com o tema, de acordo com o nível de acertos que vá obtendo.

Esses exercícios irão indicar se você tem evoluído ou não quanto ao tema, e se há necessidade de novas fontes de informação para complementar seus estudos. Casso ocorra, é preciso encontrar imediatamente, não há tempo a perder. Por essa razão são tão importantes na estratégia de como estudar diariamente para o exame da OAB.

4º Foque em temas recorrentes nas provas

Para aprender como estudar diariamente para o exame da OAB, é importante que saiba que algumas leis sempre são cobradas. Por isso a leitura atenta delas é fundamental para o seu sucesso. Assim, é necessário que organize o seu cronograma de estudos de forma que elas apareçam mais de uma vez.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Defesa do Consumidor são alguns exemplos de leis que devem ter uma atenção especial. Por isso coloque-as em destaque no seu material de estudo e sempre que possível retorne aos temas.

5º Leia a Constituição Federal diariamente

Além do tempo que destinar para o estudo de uma temática qualquer, para que sua estratégia de como estudar diariamente para o exame da OAB funcione é preciso que reserve um tempo para a Constituição. Sendo essa a chave para o sucesso daqueles que são aprovados na avaliação. Pois ela dá respaldo para diversas outras leis que podem vir a ser cobradas.

Quanto melhor você conhecer seu texto, dominando as características de cada artigo, maiores as chances de aprovação. Por isso não descuide desse momento e trate a Constituição Federal como a base dos seus estudos.

6º Resolva provas anteriores

Embora não seja diária essa prática, já que está realizando exercícios voltados a temáticas especificas, isso faz parte da estratégia de como estudar diariamente para o exame da OAB. Você deve escolher um dia da semana, sendo recomendado os finais de semana para fazer uma das provas anteriores.

Quanto mais parecido com o ambiente a que estará exposto na prova, melhor será sua simulação. Não tenha matéria de consulta e cronometre o tempo que utiliza, para também melhor esse valor, caso esteja muito lento. Mas se for muito rápido e tiver um resultado negativo, reserve mais tempo para as respostas, melhorando sua capacidade de reflexão.

7º Não se prenda tanto a estratégia de estudo

Assim que fizer as provas dos finais de semana é possível perceber quais são as maiores dificuldades e assim ir moldando um novo cronograma de estudo. Embora seja fundamental na estratégia de como estudar diariamente para o exame da OAB um planejamento prévio, é importante que saiba quando altera-lo. E dessa forma não ser prejudicado no estudo.

A medida que vá adaptando a sua organização, criará um modelo ideal para você. O que certamente te ajudará na aprovação, se não de primeira, futuramente.

8º Não desanime em caso de reprovação

São três exames da OAB ao ano, assim não faltarão oportunidades para que você triunfe. Por isso não é interessante que pare de estudar caso isso ocorra, voltando aos estudos apenas quando estiver perto da realização da próxima prova. Continue se preparando, porque o resultado virá, mais cedo ou mais tarde, desde que consiga executar corretamente o que aprendeu até agora.

Essa última etapa de como estudar diariamente para o exame da OAB é talvez a mais relevante, considerando que as pessoas tendem a procrastinar quando não tem a pressão dos prazos se encerrando. Por isso, empenhe-se para não ser mais um que fracassa por não ter se preparado o suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *