Como manter a calma na hora da prova da OAB

Não é novidade que a expectativa para um exame como é o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) faça ser importantíssimo como manter a calma na hora da prova.

Superar a ansiedade durante o teste é o drama que a maioria dos estudantes de direito experimenta. Em algum nível, todos os candidatos saberão o que é sentir ansiedade durante um exame. No entanto, quando a ansiedade e o nervosismo afetam o seu desempenho durante o exame, eles se tornam grandes problemas que precisam ser resolvidos.

Saber como manter a calma na hora da prova se torna um diferencial incomensurável quando se trata do exame da Ordem. É necessário ter em mãos muito de auto-controle nesse momento. Mas, apesar de ser realmente complicado e desesperador dar de cara com um teste e de repente não conseguir pensar direito, é possível ter controle sobre si mesmo nesse momento tão importante.

Um dos grandes segredos de como manter se manter calmo durante a prova está justamente no pré-exame. Desenvolver bons hábitos e estratégias de estudo, gerenciar o tempo, lidar com procrastinação, distrações, preguiça, organizar todo o material que precisa ser estudado e compreendido e etc.

Todas essas são práticas que quando adotadas garantem um conforto emocional no momento em que se encara o teste tão esperado.

Isso tudo é possível de ser alcançado ao ser feita uma dinâmica abordagem passo a passo para construir uma estratégia perfeita e não dar espaço para sobrecargas.

Ter que lidar com as pressões externas, ou seja, o sucesso tão almejado ou a consequências de falha, a pressão dos pares (família, amigos, parceiros), competitividade, etc. todos esses são fatores externos fundamentais para atrapalhar em como manter a calma durante sua prova.

Revisar o seu desempenho passado em testes, é uma boa forma para melhorar e aprender com a experiência. É a preparação que fará reduzir a ansiedade e te deixar mais confiante no momento em que a prova da OAB chegar.

Se aproxima o exame da OAB: como manter a calma na hora da prova

Coragem, medo, raiva, alegria… Consegue perceber que todos esses são fatores psicossomáticos que influenciam fisicamente no indivíduo? Se formos avaliar palavra por palavra que está associada a uma sensação/sentimento é possível afirmar que só de imaginar uma situação que nos deixe com raiva vai fazer nosso corpo corresponder.

Assim também com o medo ou mesmo a alegria. Ao chegar ao momento de realizar o exame, usar qualquer estratégia que para personalizar o sucesso (visualização, lógica, conversação para si, prática, automotivação) é um meio forte de como manter a calma na hora da prova.

Entretanto, há de se estar preparado. Pois, é com a segurança de uma base forte que os bons pensamentos encontrarão a força suficiente para ver o exame como uma oportunidade para mostrar o quanto você estudou e receber uma recompensa pelo estudo que fez.

Aprenda bem seu material e organize os materiais que você precisará para seu teste, e prepare uma lista para verificar se realmente tem tudo pronto. Se houver a opção de escolher a carteira onde sentará, foque num mais confortável com seu gosto, desde que tenha bastante iluminação e nada de distração.

Se adiante e tente chegar um pouco cedo para a prova. Evite pensar que você precisa concentrar todos os seus estudos momentos antes do exame – esse é um dos erros mais fatais, pois quando as respostas não vêm, o nervosismo faz com que até as conhecidas sumam da sua mente –.

Assim é como manter a calma na hora da prova: esforce-se para um estado de concentração relaxado. Evite falar com colegas que não tenham se preparado, que expressam negatividade, que distrairão sua preparação.

Dicas mais comuns de como manter a calma da hora da prova

Provavelmente você já leu em algum lugar, mas não faz mal relembrar. Tenha um programa de exercícios físicos para que seu corpo trabalhe bem e te conceda a presença de hormônios que favorecem o bem-estar. Tenha boas noites de sono, principalmente no dia antes do teste.

Não há como manter a calma na hora da prova se você for ao exame com o estômago vazio. As frutas e vegetais frescos são recomendados por sua capacidade de redução de stress.

Junk foods, alimentos com muita farinha ou açúcar, comida processada, frita, carnes e afins são alimentos que podem afetar severamente seu raciocínio.

Faça um pequeno lanche, ou coma algum alimento mais suave, de fácil digestão e ingestão, para tirar sua mente da preocupação. Evite grandes quantias de açúcar para evitar a ansiedade.

Leia atentamente as instruções faça um orçamento do seu tempo de exame. Mude sua posição para a mais confortável, que te permite relaxar. Se você tiver um branco, não se desespere. Simplesmente ignore a pergunta e continue em frente. No final, volte até aquela questão.

Se de repente você começa a ter um branco em todas as questões da prova, escolha uma das questões e comece a escrever tudo que conseguir, mesmo que não tenha certeza da resposta – se puder utilizar um rascunho, melhor –. Pode desencadear a resposta em sua mente.

Jamais entre em pânico quando os outros alunos começam a entregar suas provas. Não há uma recompensa por terminar primeiro. Lembre-se que muitos desistem de pensar. Não é privilégio de ninguém, é uma prova para ingressar na OAB e não uma corrida de Fórmula 1. Respire, condicione sua mente. Deixe-os entregarem seus exames.

Se você se sentir tensão e ansiedade durante o teste: relaxe; lembre-se: você está no controle. Faça respirações lentas e profundas. Lembre-se do que foi citado acima: não pense no medo. Pare, respire e pense no próximo passo para continuar sua tarefa no seu ritmo

Use um reforço positivo para você: reconheça tudo que fez, e que está dando o seu melhor na sua prova, e que graças a isso, conseguirá ir mais longe de forma bem tranquila.

Quando a ansiedade vir, não se desespere. Apenas mantenha-a gerenciável e perceba que a ansiedade é, muitas vezes, somente um “hábito” e é preciso que a prática seja usada como ferramenta para ter sucesso.

Esse é o segredo de como manter a calma na hora da prova. A mente é sua. Você está preparado e vai conseguir.

Após o teste, faça um feedback de como você se comportou. Liste o que funcionou e mantenha essas estratégias para situações futuras. Não importa quão pequenos foram os avanços: eles são blocos para a construção do seu sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *