Como manter-se calmo na véspera do exame da OAB?

Imagine se, no dia da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, você acorda atrasado, pega um trânsito e quase não chega a tempo. Para completar o pesadelo, na hora da prova ainda dá um branco! Não queremos isso nem ao nosso pior inimigo, não é mesmo?

Para você, a quem desejamos sucesso absoluto, reservamos as melhores dicas para se preparar na véspera do exame da OAB. Por sabermos que a pressão em ser aprovado no exame para advogar pode dar uma inquietação, separamos algumas dicas que te deixarão mais em paz e aumentarão sua performance na hora da prova. Acompanhe:

Alimente sua fome em ser aprovado

Pegue leve nas refeições e guarde o banquete para a chegada da sua carteira de advogado. Evite doces e frituras e coma apenas em locais conhecidos — não é hora de experimentar novos pratos, viu? Lembre-se de que energéticos podem manter você mais alerta, mas aumentam a ansiedade.

A alimentação ideal é rica em frutas. Lembre-se de ingerir bastante líquidos para ficar hidratado. Um cardápio com gorduras, por exemplo melhora o raciocínio e a memória. Nesse caso, fique atento para ingerir apenas gorduras saudáveis, como castanhas ou nozes.

Respire e diminua a ansiedade

Com a tensão na véspera do exame da OAB, a tendência que temos é a de prender o ar constantemente durante o ciclo de respiração, impedindo a oxigenação não só do corpo, mas também do cérebro.

Sempre que se lembrar, respire de forma livre e profunda. Assim como as estações do ano, a respiração consiste em 4 tempos: expirar, manter vazio, inspirar, deixar cheio. Solte o ar que fica preso nos pulmões, liberando a ansiedade, e inspire o ar puro, mantendo foco e equilíbrio.

Durma bem na véspera do exame da OAB

Uma boa noite de sono reorganiza as ideias dentro do cérebro. Enquanto acordado, os neurônios percorrem rápida e repetidamente um mesmo caminho, procurando solucionar as questões que estão na mente. Na hora em que você dorme, o cérebro ativa o pensamento difuso, com um circuito mais amplo, novas conexões e geralmente encontrando soluções.

Enquanto acordado, o cérebro acumula toxinas que são eliminadas somente durante o sono. As células cerebrais diminuem de tamanho, possibilitando que os fluidos levem as toxinas para fora. Durma bem, realize uma faxina mental e boa prova!

Distraia um pouco e exercite a mente

Não passar a véspera estudando para a prova é até clichê. O que fazer, então? Aproveite para distrair estimulando o cérebro! Isso aumenta a capacidade de concentração e ativa a memória.

Faça palavras-cruzadas, jogue xadrez, encare aquele videogame que ficou parado nos últimos tempos. Quanto mais você exercitar a mente, mais rápida e responsiva ela ficará.

Diminua a rotina de estudos para a prova

Quando o dia D está chegando, sabemos que você já percorreu a parte mais pesada do trabalho. Você certamente já estudou a legislação completa, viu exames anteriores e treinou muito, provavelmente seguindo uma planilha de estudos.

Estudar no dia anterior à prova da Ordem pode gerar dúvidas, criando insegurança. Aproveite este momento para conversar com os amigos e ficar com a família.

Mantenha o ritmo e evite surpresas

O ritmo prepara você para o que está por vir. Se você tem hora para dormir, acordar e fazer as refeições, a sua mente responderá mais rápido do que se cada dia fizer isto em um horário diferente.

Não confunda ritmo com rotina. Enquanto a rotina é uma repetição desgastante, o ritmo é como a cadência de uma música. O ritmo é responsável em manter a vitalidade. Crie tempos para suas atividades e dance ao som do triunfo.

Programe-se para a vitória

Existem duas programações importantes: uma é separar todo o material para a prova, acordar mais cedo, criar um trajeto até o local do teste e calcular atrasos. A outra é programar-se para a aprovação.

A programação neurolinguística, ou PNL, diz que somos capazes de alcançar aquilo em que acreditamos. Mantenha essa certeza em sua mente que tudo fluirá melhor!

Gostou das dicas para a véspera do exame da OAB? Deixe um comentário abaixo com suas dicas favoritas (até mesmo alguma que não está listada!) e ajude mais leitores a se prepararem para essa hora tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *