Como Montar um Roteiro de Estudo na Eeta Final da OAB

Foram anos de faculdade e preparo até a prova da OAB. E agora falta pouco para conquistar o sonhado título! Diante disso, resta se preparar com ainda mais afinco e não perder a calma, certo?

Saiba agora como organizar seus estudos na reta final e garantir o sucesso:

Organize-se muito bem

Organização é fundamental, afinal, o que será cobrado é o conteúdo de 5 anos de estudos! Assim como na preparação para a primeira fase, portanto, separe as apostilas e livros que irá utilizar de forma organizada e visando facilitar a identificação por temas.

Nesta segunda fase, no momento de decidir que matérias estudar e montar o seu cronograma, você deve dar prioridade às disciplinas com maior número de questões e as com menor conteúdo. Assim, você terá domínio sobre a maior parte da prova!

A peça é importante, mas não se esqueça praticar também a resolução das questões

Muitos candidatos estudam a peça exaustivamente e acabam por esquecer-se de praticar a resolução das questões, mas é importante ter em mente que,  para ser aprovado, você não pode zerar essa parte do exame, ok?

Lembre-se de que ter uma ótima pontuação na peça é muito positivo, mas não é suficiente. Procure equilibrar os estudos quanto a isso!

 

Tenha total domínio sobre o material que utilizará na hora da prova

Não é porque você poderá levar alguns materiais consigo durante o exame que você não precisa dominá-los. Conhecer bem esse conteúdo e, sobretudo, sua organização, fará com que você economize tempo durante a realização da prova.

O Vade Mecum será muito utilizado durante o teste, por isso, familiarize-se bem com ele. Dê atenção especial ao índice remissivo, pois ele irá facilitar o momento de localizar qualquer informação dentro do código.

 
Por fim, não se esqueça de que na prova é permitido apenas o uso do código e da legislação, sem nenhum tipo de anotação ou marcação!

Faça simulados

Realizando simulados, você saberá com mais precisão de quanto tempo irá precisar para redigir a peça e solucionar as questões dentro do limite permitido. Assim, fica mais fácil gerenciar o tempo durante a prova e você tem mais confiança de que é capaz de terminar tudo antes de o exame acabar, o que faz toda a diferença para evitar o nervosismo.

Um detalhe de que você não deve ser esquecer é que, durante o simulado, é importante escrever, e não digitar, já que no dia da prova você terá que redigir tudo à mão.

Fique atento também ao tamanho da sua letra, pois as questões em que a resposta ultrapassar os limites estabelecidos serão desconsideradas. Além disso, faça o simulado utilizando o caderno oficial de prova da OAB para você terá a real noção do quanto poderá escrever.

 

Descanse e se alimente bem

Durante todo período de estudos, é importante respeitar os limites do seu corpo. Lembre-se de que, se estiver exausto, não irá absorver bem o que estudar!

Na noite anterior à prova procure dormir cedo — não é aconselhável ficar revisando o conteúdo até altas horas, pois a prova é longa e será importante que você esteja bem disposto e sem sono. Também procure se alimentar bem, com pratos leves e nutritivos, evitando uma possível indisposição estomacal no dia seguinte — já pensou?

O peso que a prova da OAB tem na vida de um estudante de Direito certamente não é pequeno, mas se você já passou pela primeira etapa: tranquilize-se. Falta pouco para chegar ao final dessa jornada!

Continue se preparando, de olho no prêmio, e conte com a nossa ajuda para chegar lá!

Gostou dessas dicas? Então comente abaixo como está sua preparação nesta reta final da OAB!