Como Planejar os Estudos para a OAB

Planejamento é algo de suma importância para quem quer passar em concurso ou no exame da OAB. O estrategista militar do século IV a.C., Sun tzu, já mencionava isso em seu livro, “A arte da Guerra”. Sem planejamento e estratégia não se vence a guerra. É através dele que se colocam as metas em prática, fazendo com que o objetivo seja alcançado.

Entretanto, ao começar a planejar e montar sua estratégia de estudo, surgem diversas dúvidas, tais quais: “Como planejo meus estudo? Quantas horas de estudo devo ter por dia? Quais matérias devo dar prioridade? Quantas matérias devo estudar por dia? Entre outras. Então, o que seria uma solução, pode se tornar um martírio.

estudo_oab

O primeiro ponto a ser levado em consideração é: Sua capacidade de rendimento diário. Muitas pessoas conseguem passar horas e horas na frente dos livros, estudando e memorizam tudo. Por outro lado, há pessoas que com poucas horas de estudo, conseguem aprender e memorizar muito mais. Você terá que identificar qual é o seu perfil. Será necessário descobrir-se e verificar quanto você rende por dia. E ainda mais, se você rende melhor lendo, assistindo aula, fazendo exercícios ou todas as opções juntas.

Estudar não é tarefa fácil, todo mundo sabe disso. Mas você é totalmente capaz de estudar pra valer e passar na prova. Vença seu adversário, no caso, a prova! Veja quantos dias antes da prova você tem para estudar e após verificar seu perfil, comece a estudar.

 

Primeiro pense quantos dias você tem até a prova. Pois, querendo ou não o planejamento de uma pessoa que tem 120 dias até a data da prova é totalmente diferente de uma que tem somente 20 dias.

Depois disso, minha sugestão é, como dito no outro post (O que fazer faltando 2 semanas para a primeira fase da OAB):

  1. Faça simulados da prova. Escolha provas passadas e/ou modelos de provas disponíveis na internet e mãos a obra. A resolução de questões o ajudará a visualizar e identificar suas deficiências.
  2. Sabendo suas deficiências, ficará muito mais fácil montar um cronograma de estudo, com as matérias que são mais prioritárias ao estudo e assim.
  3. Revise sempre que puder seu plano de estudo e tente modificá-lo para que a rotina não lhe canse e faça os estudos tornarem-se algo monótono.
  4. Crie se possível, blocos de estudo semanais. Procure realizar atividades relacionadas às matérias todas as semanas. E caso você esteja frequentando algum curso, lembre-se, matéria dada, matéria estudada, ou seja, após a aula, estude aquela matéria para fixação.
  5. Dê prioridade a temas com incidência intermediária, ou seja, as vezes o conteúdo é vasto, mas de baixa incidência na prova, ou seja, não vale a pena estudá-lo.

 

O importante, como mencionado é que você veja o que mais se encaixa com seu perfil e faça revisões no seu cronograma sempre que possível, anote seus resultados e compare com o período anterior. Notar-se-á que com a alternância de matérias de um período para o outro fará com que o conteúdo seja dominado aos poucos. Com planejamento seus estudos para a OAB serão muito mais produtivos.

E então, essas dicas vão ajudar você a planejar seu estudo? Como você se organiza para a prova da OAB? Comente, é muito importante pra gente!

Grande abraço e boa sorte!

6 comments

  1. Aparecida Fernandes de Souza Bungestab

    Gostaria de receber orientaçoes como direcionar meus estudos.

  2. ELISABETE A SIDOSKI

    ola estou me preparando para prestar o próximo exame da ordem, estou fazendo resumos de matérias da oab, mas sinto que esta faltando alguma coisa, talvez uma planilha de estudos mesmo.

  3. Todos estes pontos se comparam com os indicadores de desemprenho de cada um, nós devemos testar cada ponto para ver qual se encaixa melhor nos nossos estudos e claro, qual dá mais resultados.

  4. Olá! Estou começando a me preparar para a OAB mas tenho dificuldade para organizar uma planilha de estudos do tipo estudar uma disciplina em um dia e revisá-la no outro e assim sucessivamente. Não sei se tal estratégia é boa mas é a única que me vem à mente. Se você tiver alguma dica que vá por outra linha gostaria que me dissesse.

    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *