Woman lying in a hammock in a garden and enjoying a book reading

Como se Manter Calmo na Véspera da Prova da OAB

A prova da OAB pode ser um momento muito estressante para futuros advogados. Além de estar com os nervos à flor da pele, o nervosismo e a pressão para se inserir rapidamente no mercado de trabalho com sua carteira da OAB podem afetar muitos candidatos.

Entretanto, é essencial que o nervosismo antes da prova não atrapalhe o seu desempenho na hora “H”. Para se manter calmo na véspera e garantir o sucesso na prova da Ordem, confira estas dicas:

Prepare-se com antecedência

A principal dica para quem quer ficar com a cabeça tranquila na véspera da prova da OAB é ter se preparado bem para o exame. A prova é marcada com meses de antecedência e não há desculpa para não estudar.

Direito Civil, Penal e Processual, entre outras matérias, devem estar afiados para que o somatório de pontos te leve para a segunda etapa. E até mesmo na segunda etapa, por mais prática que você tenha elaborando peças processuais, é preciso estudar bem os tipos e requisitos de cada uma. Se não houver um bom preparo com antecedência, as chances são maiores de que o desespero bata justamente na véspera do exame!

 

Visite o local de aplicação da prova

Que dar uma passada no lugar onde você vai fazer o exame no dia anterior? Essa é uma boa estratégia para evitar que você fique perdido nas horas que antecedem a prova. Além disso, serve para te tranquilizar na véspera, já que você saberá qual caminho pegar, onde poderá estacionar e com quanto tempo de antecedência terá que sair de casa para chegar até o local de aplicação da prova.

Escolha uma alimentação mais leve

Não há nada pior do que fazer uma prova com o estômago pesado ou passando mal. Isso é especialmente importante no contexto da prova da OAB, que é um exame extenso, com a cobrança de diversos conteúdos programáticos e que exige muito raciocínio argumentativo dos candidatos.

Para ficar tranquilo e deixar a mente livre de preocupações na hora do exame, prefira se alimentar de forma mais leve na véspera. Evite alimentos muito gordurosos e pesados (nem pense em comer churrasco e feijoada). Essas medidas contribuem para que você se sinta melhor e mais confiante no dia seguinte.

Vá assistir a um filme

Não sabe o que fazer na véspera da prova? Que tal assistir a um filme de comédia ou de romance para relaxar?

Até a véspera, você já terá absorvido todo o conteúdo que tinha que absorver. Continuar estudando até o último minuto vai te deixar mais nervoso e inseguro quanto a pontos da matéria que não estão bem fixados. É nesse contexto que uma ida ao cinema pode te ajudar. Você ficará mais tranquilo e terá um desempenho melhor na prova do dia seguinte.

 

Durma cedo

Na véspera do exame, nada de ficar até tarde vendo filmes ou assistindo à TV. É preciso ter uma boa noite de sono para garantir o descanso e a tranquilidade na hora da prova da OAB.

Procure dormir pelo menos durante oito horas no dia anterior à aplicação da prova para que o sono não comprometa sua memória e atenção nesse momento!

Tente acalmar seu ritmo de respiração

Uma boa técnica para candidatos mais nervosos é a respiração de oxigenação do cérebro. Ela ajuda a acalmar o candidato e melhorar seu desempenho na hora da prova (memória e concentração).

Basicamente, é preciso inspirar lenta e profundamente pelo nariz, depois expirar pela boca. Com um ou dois minutos dessa respiração, o candidato irá oxigenar melhor o cérebro e garantir uma melhora de seu desempenho na prova.

Depois dessas dicas sobre o que fazer na véspera para manter a calma, não há como chegar nervoso no dia do exame da Ordem!

Gostou dessas dicas? Você conhece outras? Compartilhe-as conosco nos comentários!