Descubra se você está preparado para a OAB em 4 passos

Para se fechar um ciclo é preciso dedicação até conseguir passar por todos os desafios. Seja a respeito da OAB, profissional ou em qualquer outra área. É sempre bom olhar para trás e perceber que alcançou todas as etapas necessárias para o sucesso.

Por isso a profissão de advogado não é muito diferente. Será preciso encarar a todas as fases que a profissão requer para a obtenção da licença e para exercer a advocacia de forma plena e respaldada no território nacional.

Com relação ao Exame de Ordem Unificado da OAB, muitos ou mesmo a grande maioria pensam estar preparados para fazer a prova já no 9° ano como requer o estatuto, ou mesmo no ano seguinte à conclusão do curso de Direito.

 

Todos sabem que passar neste Exame de Ordem da OAB especificamente é muito difícil. Basta olhar o grau elevado de reprovação a cada ano para se ter certeza de que isto não é tarefa das mais simples. Como saber se você está preparado? É bom lembrar também que o fracasso em provas anteriores acarreta um desânimo naqueles que se lançam sem um maior preparo. Por isso, em muitos casos é melhor ter certeza se é o momento certo para fazer a prova, ou não.

Vamos aos 4 passos para que você descubra se está ou não preparado para fazer o Exame de Ordem:

1° passo

É olhar para a sua própria capacidade e ver se o seu conhecimento já está bem amadurecido ao ponto de se lançar nesta empreitada. Perceba por si mesmo se não acumulou muitas matérias para fazer no final do curso. Ou mesmo se não está em um momento ruim do curso. Uma maneira de testar a si mesmo de forma eficiente é respondendo provas anteriores da OAB e verificando seu resultado. Veja onde errou e acertou mais e foque seus estudos onde é necessário.

Students taking a exam

2° passo

Quanto ao TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, você já possui o tema e está fechado, ou ainda não tem ideia do que vai fazer. Só lembrando que o TCC é parte obrigatória e importante do término do curso. Fazer duas coisas muito importantes simultaneamente poderá acarretar em um possível prejuízo. No entanto, se já possui um bom adiantamento nesse quesito, aí você poderá tentar fazer a prova, sim.

3° passo

O seu tempo de estudo está otimizado? Atualmente você tem um tempo disponível para se preparar para a prova? Ou não tem como encaixar um grande período de estudos na sua agenda? Perceba se tem condições de dar a força necessária à preparação para o exame, atualmente. Ou terá que improvisar os estudos? Você tem se dedicado de maneira a concluir o estudo de todas as matérias a tempo e com qualidade? Analise e reflita sobre isso…

 

4° passo

Seu psicológico como está? Você se sente confiante? Acredita que é o melhor momento para fazer a prova, que é capaz de passar, que está seguro? Quanto ao fator financeiro… Você pode fazer um investimento na inscrição da prova agora? Adquiriu algum material mais especifico para obter bom êxito e não ficar fazendo tentativas vazias? Esses também são fatores que influenciam bastante na tomada de decisão.

Com estes passos você tem muita chance de conseguir uma aprovação satisfatória.

O que achou dessas dicas? Como você avalia sua preparação para a OAB? Já se sente preparado? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *