Devo desistir da prova da OAB?

O exame da OAB é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios a ser enfrentado pelos estudantes de direito. Com um índice de reprovação altíssimo, essa prova é capaz de assustar, até mesmo, os candidatos mais bem preparados.

Ainda que você não tenha conseguido a aprovação nas primeiras tentativas, desistir da prova da OAB não é uma opção! Não deixe que a dificuldade do exame desanime você. É preciso manter a persistência de estudar diariamente para que o sucesso seja alcançado.

Para descobrir o que pode estar atrapalhando seu desempenho e entender por que a aprovação no Exame da Ordem é tão importante para a carreira jurídica, continue lendo o nosso post de hoje!

O que causou sua reprovação?

Quando uma pessoa não consegue ser aprovada em um exame, seja na OAB, em um concurso público ou em qualquer outro caso, a primeira coisa que ela deve fazer é entender os motivos que causaram sua reprovação.

Pegue sua prova e avalie seus erros e acertos. Conheça seus pontos fortes e fracos para que, nos próximos estudos, você saiba o que deverá ser melhor trabalhado. Esse autoconhecimento é essencial para guiar seus estudos e garantir o sucesso no futuro.

Na maioria dos casos, os candidatos do exame da OAB são reprovados por conta da falta de preparo ou de foco nos estudos. Para contornar essa situação, é preciso adotar novas estratégias e métodos para se preparar.

Em outros casos, porém, o peso da obrigação se ser aprovada faz com que a pessoa se sinta muito ansiosa e o lado emocional acaba sendo um empecilho ao sucesso. É preciso deixar todas as cobranças de lado e manter a calma na hora da prova. Se for preciso, busque um apoio psicológico para ajudar a se tranquilizar.

Como ter motivação para continuar estudando?

Antes de mais nada, vale dizer que não há vergonha nenhuma na reprovação. Existem casos de pessoas que só conseguiram ser aprovadas depois de mais de dez tentativas. Todas elas devem ter pensado em desistir da prova da OAB em algum momento, mas continuaram firmes e fortes.

O sucesso só será alcançado se você se mantiver persistente nos estudos. É claro que, como falamos no tópico anterior, você deve traçar novas estratégias para se preparar.

Se você tem o hábito de estudar apenas pelos livros da faculdade, talvez essa seja a causa da reprovação. O preparo para a OAB deve levar em conta métodos diferentes de estudo. É preciso seguir um cronograma eficiente, que divida seu tempo entre leitura, revisão, exercícios e descanso.

Praticar por meio de simulados e provas anteriores é uma excelente forma de medir seu desempenho e memorizar as disciplinas estudadas.

Caso você sinta muita insegurança em estudar por conta própria, talvez valha a pena investir em um curso preparatório ou adquirir materiais on-line preparados especialmente para a OAB.

Por que a aprovação na OAB é tão importante?

Se você sonha em seguir a carreira jurídica como advogado, juiz, promotor ou defensor público, a aprovação na OAB é essencial.

Sem a carteira de advogado, você não poderá exercer essas profissões. Mesmo que seu sonho seja seguir a carreira pública, todos os cargos mencionados no parágrafo anterior exigem um tempo de prática jurídica como advogado.

Ainda que você não pense em seguir essas carreiras, a aprovação na OAB garante segurança no futuro, pois nunca se sabe quando você pode mudar de ideia. Algum dia você talvez queira — ou precise — trabalhar como advogado.

Além de tudo isso, o advogado também pode obter diversos benefícios com a carteira da Ordem, que vão desde convênios de saúde até descontos e parcerias com instituições de ensino.

Se você já prestou o exame por diversas vezes e ainda não mudou suas estratégias de estudo, essa é a hora de reverter essa situação. Continuar fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes é loucura. O que você não deve fazer de jeito nenhum é desistir da prova da OAB! É preciso traçar novos planos para se preparar e alcançar a aprovação!

E aí, acha que essas dicas vão ajudá-lo a se preparar melhor para o exame? Então aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar outros estudantes também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *