Dicas para Aumentar sua Capacidade de Concentração

primeira fase oab Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia estimou que a mente da pessoa recebe em média 35GB de informação por dia. Trinta anos atrás, recebia apenas 15 GB de informação, menos da metade do que é hoje. Recebemos interrupções contínuas e temos que processar o dobro das informações que costumávamos fazer, por isso não é uma surpresa que a nossa capacidade de concentração está diminuindo. A Internet tem feito a nossa maneira de pensar muito fragmentada, pulando de site em site e ter que processar a informação, mas nunca se lembrar dela. A desvantagem de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

O que eu tento fazer é eliminar a multitarefa, porque quando eu tento fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo acabo chegando ao fim do dia não tendo feito nenhuma delas.

Tim Ferris , autor do livro Trabalhe 4 horas por semana.

 

shutterstock_81345451_MenorQuando você tem pouca concentração tanto a quantidade como a qualidade do seu trabalho pioram. O psicólogo Dr. Glenn Wilson descobriu que os trabalhadores que foram regularmente distraídos por chamadas de telefone experimentaram uma queda de dez por cento em seu QI. Talvez ainda mais interessante, o psicólogo Richard Nisbett descobriu que os estudantes chineses que moram nos Estados Unidos com um QI de 100 conseguem o mesmo academicamente que os estudantes americanos brancos com um QI de 120. Nisbett disse: ” este é um resultado de sua atitude mais focada quando se trata de trabalho escolar. ”

É possível formar o cérebro a tornar-se mais focado, o que levará a resultados consistentes ao longo de um período de tempo. “A motivação é essencial, mas não suficiente. Você também precisa de consistência na sua motivação”, disse Arsene Wenger, treinador do clube de futebol Arsenal . Os benefícios que uma pessoa pode começar a partir foco consistente são inimaginavelmente grande, incluindo realizações, riqueza, relações de confiança e de carreira. Se uma pessoa pode cultivar um grande foco, em seguida, essa pessoa vai começar a tomar o controle de sua vida e não viver uma vida de reação. Quando você sabe aonde quer ir, todo um novo mundo de oportunidades se abrirão para você .

Aqui estão alguns hábitos simples que podem ajudá-lo a melhorar a sua capacidade de concentração em uma coisa de cada vez .

 

Alimente-se corretamente

shutterstock_73832815_MenorSe as necessidades nutricionais do seu corpo não foram atendidas seu corpo não vai permitir que sua mente se concentre. Em vez disso, o corpo vai enviar mensagens para o seu cérebro dizendo-lhe para ir comer. Evite alimentos estimulantes e ingredientes que você não reconhece. Em vez disso abuse das frutas e legumes, além de carboidratos como arroz, batatas, quinoa, aveia e bananas.

A tarefa mais importante em primeiro lugar

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Escolha essa tarefa para fazer em primeiro lugar e tirá-la do caminho. Normalmente, após o meio-dia a concentração das pessoas começa a diminuir, à medida que vão se cansando. Obtendo a sua tarefa mais importante e difícil para fora do caminho, primeiro irá permitir que você faça outras. As tarefas mais fáceis deixe para depois do almoço, como responder e-mails. Desligue todas as distrações – Verifique se o seu telefone está em modo silencioso e Outlook está fechado. Dê ao seu trabalho importante toda sua atenção. Você vai se surpreender com o quanto você pode ser feito.

Faça pausas

shutterstock_72972148_MenorAtenção sustentada é o nível de atenção que produz resultados consistentes ao longo do tempo. O adulto normal não pode sustentar o foco por mais tempo do que 40 minutos, embora possam optar por voltar a concentrar-se na mesma tarefa. Quanto mais você treinar para concentrar-se, mais fácil se tornará concentrar-se por períodos mais longos de tempo. Inicialmente recomenda-se tomar um banho rápido ou beber água para quebrar os 40 minutos e, em seguida, voltar a se concentrar na tarefa. Poucos dias depois, fazer uma pausa a cada 50 minutos e, alguns dias depois fazer uma pausa a cada hora e, em seguida, foco de novo na tarefa. Definir uma contagem regressiva em seu computador para tocar depois de atingir um certo tempo para que você saiba quando fazer uma pausa.

Música para ajudar na concentração

musica estudos oabA melhor música para ajudar a manter o foco quando se trabalha em uma tarefa é a música com um ritmo lento e regular, que não tenha letra. pesquise “concentração music ‘ no YouTube e você vai encontrar alguns  vídeos, com mais ou menos uma hora com longas trilhas para ouvir quando se trabalha em uma tarefa. Na música, a concentração, os acordes normalmente mudam a cada oito segundos. Esta mudança de acorde lento treina o cérebro para desenvolver um maior período de foco.

Meditação

respirar2Se você não estiver disposto a tentar a meditação, posso assegurar-lhe que não está atingindo o seu potencial em sua carreira e felicidade. A meditação não é uma coisa religiosa , é apenas uma ferramenta para melhorar a concentração. Apenas 10 minutos por dia pode reduzir o estresse , aumentar a felicidade e melhorar a concentração.

 

O exercício físico

shutterstock_103383050_MenorUm corpo saudável cria uma mente saudável. Com o exercício diário você obterá o bombeamento do coração e do sangue que flui em torno do corpo para o cérebro. O exercício também produz endorfinas, que fazem uma pessoa ” se sentir bem. ” Quando uma pessoa está se sentindo bem eles terão mais facilidade para se concentrar. Quando o corpo não está feliz, ele irá enviar sinais para o cérebro que irá reduzir a concentração.

Criar hábitos

A pessoa só tem uma certa quantidade de ” força de vontade” disponível para eles a cada dia para gastar em tarefas. Transformar uma tarefa em um hábito diário vai fazer com que não se exija força de vontade para fazê-la. Em vez disso, o cérebro irá aceitar o novo comportamento como uma tarefa subconsciente. Hábitos não necessitam de força de vontade, porque eles se tornam comportamentos automáticos que a pessoa faz todos os dias. Ele normalmente leva 30 dias para virar uma nova ação em um hábito. Configure o começo do seu dia para algo parecido com isto: Acorde na hora x e tome café da manhã, medite por 10 minutos, vá para uma corrida, chuveiro,  ponha música para concentração e timer, então começar a trabalhar na tarefa mais difícil e importante por 40 minutos, então faça uma pausa pro banheiro e bebida, e volte para a tarefa por mais 40 minutos, repita a pausa pro banheiro e bebida, e vote para terminar a tarefa mais importante e mais difícil para aquele dia, depois verifique e-mail, e pare para o almoço. Você vai fazer mais antes da hora do almoço do que a maioria das pessoas pode fazer em um dia inteiro. O “pós almoço” é a parte do dia pode ser gasta em tarefas mais fáceis, como tarefas de e-mails, organização e manutenção onde é necessário menos concentração.

A lista de tarefas

shutterstock_109554170_MenorAntes de ir para a cama cada noite, faça uma lista das tarefas que você quer fazer no dia seguinte. Certifique-se de listar o mais difícil, a tarefa mais importante em primeiro lugar e  em seguida, outras tarefas subsequentes. Ter um foco claro de seus objetivos para esse dia, irá torná-lo muito mais fácil para que você possa se ​​concentrar.

Mantenha-se hidratado

shutterstock_75143200_MenorCientistas da Universidade de Connecticut descobriram que mesmo uma desidratação leve altera o humor de uma pessoa, os níveis de energia e função mental. Jovens desidratados experimentou dificuldade com tarefas mentais, memória e aumento da ansiedade e tensão. Durante cada intervalo 40 minutos lembre-se de derramar-se outro grande copo de água para ajudar a manter a concentração.

E vocês, o que fazem para se concentrar? Conte sua dica, deixe seu comentário!

Até mais!

17 comments

  1. Olá!

    Além destas dicas, eu uso o poder do pensamento positivo, uso palavras vencedoras, como por exemplo, vou conseguir, sou um vencedor, sou forte…

    Usando estas palavras, você bloqueia os pensamentos negativos, fazendo com que você não se esqueça do que estudou e com que você não fique nervoso numa etapa tão importante da sua vida.

    Até mais!

  2. andre luiz de albuquerque miguel

    Muito obrigado pela informações,

  3. Terezinha Lopes Ruela Pereira

    Bruno ,muito obrigada pelas dicas !!!!É isso mesmo ,você é muito útil em nossa vida! Que você tenha muito sucessos na vida!Parabéns!!!!

  4. Essas dicas são importantes se colocarmos em pratica!
    Oque sabe e não faz logo mostra que não sabe!

    Alimentação exercícios físicos são de grande utilidade, pois nosso corpo foi criado
    para se movimentar.

    Aprendi mais coisas com essas dicas.
    Obrigado Bruno.

  5. Obrigada Bruno! Como disse a Terezinha, você é muito útil em nossa vida! Deus lhe abençoe sempre!!!!!

  6. maria madalena pires de ramos

    Gostei das dicas.Obrigada.

  7. Bom dia,

    Muito boas suas dicas. Algumas já aplico em minha vida, outras não. Vou me esforçar para pô-las em prática, principalmente a meditação, que admito ter dificuldades para fazer.

    Abraços…

  8. Muito bacana a sua postagem, aliás tudo na vida tem um caminho, e esse caminho deve ter um administrador responsavél por ele….eu me amo e também te amo Bruno…Deus te abençõe.

  9. Avenilson Antunes da Silva

    Li as dicas, gostei e vou colocá-las em prática, muito obrigado, em 2016 vou precisar de suas planilhas. ou forte abraço.

  10. Obrigada pelas dicas são muito boa, vou traçar um organograma de tarefas para incluir
    essas atividades, se não poder todas, mas pelo menos algumas.

    Fique com Deus!!!

  11. Bruno,

    Muito obrigada pelas dicas! Vou começar a fazer isso para ver se funciona melhor!
    Porque sentar e estudar são somente para os fortes e persistentes!!
    Não é fácil, mas vale a pena o esforço que com isso vem o êxito!
    Abraço

  12. RONALDO RAMOS PEREIRA DA SILVA

    Boa Tarde Senhor Bruno!

    Desde já agradeço muito pelas informações e dicas da prova da OAB e CONCURSOS….aguardo mais noticias e informações….Obrigado!

  13. Muito boas dicas,vou aproveitar para sair um pouco do sedentarismo. valeu!!!

  14. BRUNO OBRIGADA PELAS DICAS, PRECISO POR EM PRÁTICA. VALEU!!!!!!! DEUS TE ABENÇOE HJ E SEMPRE

  15. calina maia barreira

    Já comprei seu material ano passado, alias já comprei todo tipo de material e fiz vários cursos. Vejo que quanto mais estudo, menos pontuo na prova, estou revoltada, que droga essa prova. não sou burra. foquei nas matérias de maior pontuação. no exame XVI foi uma negação, uma vergonha. Estou desesperada, desestimulada, não consigo nem olhar o nome OAB. Estou desempregada, minha família não acredita mais em mim e me colocam pra baixo….muitos problemas…..

    Abraço, Calina.

  16. Boa tarde gostaria de receber dicas e material de estudos para a prova da OAB.

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