Entrevista com o Criador do Blog ASSIM PASSEI

Se você está estudando pra OAB ou ainda vai começar e gosta de estar ligado nos melhores sites e blogs da área, com certeza já acessou ou ouviu falar do Blog ASSIM PASSEI.

assim passei

O ASSIM PASSEI traz dicas e posts interessantes sobre a área de Direito, sobre as Provas da OAB e é um excelente canal para estar bem informado sobre esse universo. Por isso, entrevistamos o criador do Blog, Lucas R. de Ávila, que é advogado, sobre o início da página, sua preparação para a OAB e seus projetos! Vale à pena ler:

 

1) Oi,Lucas. Obrigado por aceitar essa entrevista. Eu gostaria de começar perguntando como você começou esse blog?

Olá, Bruno. Eu é que agradeço o convite! Inicialmente minha intenção era compartilhar meu dia-a-dia de estudo para o Exame de Ordem, informações sobre a prova e dar dicas de como usar a internet como ferramenta de estudo. Nunca pensei que teria tantos seguidores, fãs ou visitas, a ideia era me envolver com o Direito um pouco mais através do site para que ele fizesse parte do meu mundo. Mas é por esse pessoal e pelos amigos que fiz nessa caminhada que continuo levando o blog adiante.

Lucas R de ávila2) Como foi sua preparação para a OAB? Você era um bom aluno durante a faculdade?

Minha preparação para OAB se resume em uma palavra “Resiliência”. Estudei basicamente através de resumos de aulas do preparatório que fiz. Todavia, o principal, sem dúvida, foi resolver MUITAS questões, tanto na 1a fase quanto na 2a.

Sobre minha faculdade, não fui bom aluno, não fosse meus ótimos estágios (MPE e MPF), poderia dizer até que fui péssimo. E isso foi um dos maiores problemas que enfrentei, ter que recuperar o que perdi na faculdade. Mas se você, assim como eu, fez muita festa e curtiu um pouco mais do que deveria durante o curso, não se preocupe, ainda há tempo para virar a mesa.

 

3) Quais técnicas de estudos você utilizou e recomenda?

Bom, como demorei um certo tempo para passar, posso dizer que experimentei algumas hehehe. Mas meu horizonte clareou quando conheci a técnica A E I O U do Prof. William Douglas:

Autodisciplina – ser dono do tempo;
Estudar muito – estudar, treinar e executar;
hIgiene – retirar o desperdício de tempo;
Organização – organizar-se, fazer seu quadro-horário, administrar tarefas e prioridades;
Utilidade – tarefas úteis;

E se fosse destacar algum item seria a letra “U”, que basicamente significa fazer aquilo que você faz normalmente só que estudando. Ex.: Lavar a louça enquanto escuta ou vê uma videoaula, ler enquanto espera na fila do banco etc.

Recentemente, em um post, presunçosamente acrescentei o “ÃO” na técnica do Mestre William Douglas, que significa nÃO desista. Ver pessoas desistindo da prova me causa imensa tristeza.

4) Quais os seus futuros projetos?

Bom, com relação ao Blog, o foco é retomar a produção de vídeos para o meu canal no Youtube, que devido à falta de tempo está parado. Além de continuar sedimentando a nova linha editorial do site, que hoje está mais ampla e trata de muito mais coisas do que somente do Exame de Ordem. Contamos, inclusive, com colunistas de temas diversos, como, por exemplo, o Thiago, que escreve sobre as desventuras da vida de um novo advogado na sua coluna “Direito Insalubre”.

Pessoalmente, meu projeto é continuar estudando, um hábito que conquistei e que agora É minha vida. Hoje advogo, sou professor em cursos preparatórios, estou concluindo minha pós-graduação latu sensu e a ideia é continuar estudando e vendo até onde o estudo pode me levar.

“Deixa o estudo me levar, estudo leva eu” – Martinho da Apostila

5) Qual tipo de material de estudo você recomenda para quem também deseja passar?

Recomendo livros com questões comentadas e a resolução de questões de provas anteriores, é, com certeza, o método mais rápido e eficiente de estudo para uma prova como o Exame de Ordem.

6) Você acha que a prova da OAB é justa? Você é contra ou a favor à sua existência?

Meu temperamento é conciliador, portanto, não sou nem tanto o Céu, nem tanto a Terra. O extremismo é algo que não me cai bem. Não acho a prova justa, porém, acho que existem razões suficientes que justificam a sua existência. Acredito, no entanto, que o Exame de Ordem deveria ser uma prova de habilitação, como é a habilitação para condução de veículos, por exemplo. Não é o fato de haver muitos motoristas que faz com que a prova fique mais difícil, o que empiricamente pode ser verificado no Exame de Ordem.

A logística da prova é péssima e o valor de inscrição é injustificadamente alto. Sem falar que não há prova em que não haja algum tipo de problema, alguns gravíssimos, e que certamente trouxeram dano irreparável para muitos candidatos. Mas sobre isso, aparentemente, nada podemos fazer, pois existe mais entre o Céu e a Terra do que podemos enxergar.

 

7) O que você diria para um estudante que foi reprovado no exame da ordem 1 ou mais vezes?

Persista, tenha resiliência. Cada reprovação é um aprendizado e uma nova oportunidade para ser melhor. Quando você for aprovado não fará a mínima diferença o número de vezes que você fez até passar. E quando acontecer você perceberá o porquê de tanta demora e que tudo aconteceu no momento que tinha que ser.

8) Qual dica final você daria para todos aqueles que desejam passar nesse exame?

Meu recado final para meus futuros colegas é não deixe de fazer todas as provas que puder, um dos maiores erros, na minha opinião, de um candidato, é o famoso “dar um tempo de OAB”. Além disso e não menos importante é ESQUECER POLÊMICAS DO EXAME DE ORDEM enquanto estiver estudando. Não visite sites que exploram esse tipo de notícia de forma sensacionalista. Informe-se, mas não se desespere a toa.

Tem um ditado que diz o seguinte: “Se você tem um problema e ele tem solução, não se preocupe. Se você tem um problema e ele não tem solução, também não se preocupe, afinal, não há o que possa ser feito.”

Direcione seus esforços para o que realmente interessa, que é ESTUDAR.

—————————————————————————-

E então, pessoal, gostaram da entrevista com o Lucas? Deixe sua opinião e experiência nos comentários. É muito importante pra gente!

Grande abraço.

One comment

  1. Oi Lucas. estou com seu material porém algumas coisas me deixaram em dúvida nas duas planilha pois tem um campo Tamanho – o que devo registrar nela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *