5 Erros que Você Pode Evitar Quando Estiver Estudando para a OAB

A caminhada até a aprovação no Exame da OAB é longa e exige cuidados muitos específicos por parte do graduado ou estudante de direito. Já conversamos aqui no blog sobre a “Dica nº 1 para passar na OAB” mas também é preciso reconhecer que existem algumas armadilhas quase imperceptíveis que podem atrapalhar seu estudo e, consequentemente, também seu aprendizado e desempenho durante a prova.
Para ajudá-lo a se safar desses enganos, reunimos em tópicos os principais erros a serem evitados durante o período de estudos:

1. Falta de foco

Filosofia do Direito

O foco é especialmente importante em qualquer concurso, mas principalmente para o Exame da Ordem. Isso ocorre porque o aluno que presta o exame é recém-saído da faculdade ou ainda está dentro ela. Este é o melhor momento para ter conteúdos bem frescos na memória, pois as aulas acabaram de ser ministradas.

Deixar para estudar mais tarde ou priorizar outros lados da vida neste momento é um engano, pois certamente a dificuldade só aumentará nas próximas provas e anos que se seguirem em termos de retenção intelectual de conteúdo.

 

2. Pensamento negativo

Olhos Brilharem OABA falta de confiança é capaz de minar as nossas energias, por isso é extremamente prejudicial encarar a prova como um desafio instransponível ou uma derrota certa. Todo o tempo que você passar se remoendo será traduzido em energia desperdiçada, que poderia estar sendo usada para aprender e reter mais informações úteis à prova.

Acredite em você e tenha sempre em mente que a graduação em direito já foi uma grande conquista e que, se você é capaz deste feito, também é capaz de alcançar seus demais objetivos traçados para toda a vida.

3. Falta de disciplina

shutterstock_95521051_MenorÉ fundamental saber se programar para estudar corretamente. Algumas dicas importantes que auxiliam nessa preparação: faça um cronograma de estudos com conteúdos para cada dia, defina um numero de horas de estudo por dia, separe um local agradável e apropriado para estudar, tente se isolar para realizar esta atividade, e tenha horários regrados para que consiga cumprir o cronograma.

A disciplina em seguir o cronograma é fundamental para que haja tempo para estudar todas as matérias e, além disso, será um excelente hábito a ser levado por você para toda a vida.

4. Acreditar que um assunto é mais importante que outro

shutterstock_85369759_MenorMuitos boatos surgem na Internet e entre os próprios colegas de estudo acerca dos assuntos que provavelmente serão mais cobrados e considerados dentro do Exame da OAB.

É importante manter a cabeça fria quanto a estes boatos e estar ciente de que todos os âmbitos do direito podem e devem estar na prova. Esteja seguro quanto ao maior número de assuntos que conseguir, pois dessa maneira você evitará ficar nervoso no momento da prova quando descobrir que ela não era bem como você imaginava. Esteja preparado para tudo!

 

5. Começar a estudar em cima da hora

shutterstock_59297539_MenorParece clichê, mas é preciso muito preparo e trabalho duro para ser aprovado no exame da Ordem. Muitos alunos deixam para dar uma “revisada” nos dias e momentos que antecedem a prova e acabam indo realiza-la de maneira muito displicente e mal embasada. Valorize essa conquista e prepare-se adequadamente para ela!

Esses, portanto, são os principais erros que identificamos que os alunos cometem quando estão se preparando para a prova da OAB. Caso você tenha ficado curioso sobre o assunto, você pode conferir outros erros apontados neste outro artigo;

E então, o que você achou do post? Já planejou o seu cronograma deste ano? Comente abaixo!

Um grande abraço

12 comments

  1. E Você o que achou? Deixe seu comentário! Leio Todos!!

  2. Jonatas Santos Teixeira

    Muito boas as dicas, claras e objetivas…

  3. Boa noite bruno, minha filha está fazendo o curso de direito, eu também já fiz há anos, queria receber esse material do EXAME DA OAB, como devo fazer? estou no Rio de Janeiro.

  4. Roberto Nascimento de Oliveira

    As dicas são ótimas, é uma pena que estudar nas véspera das provas tornou-se algo consuetudinário. es aí mais uma dica, um estudante de Direito de verdade é aquele que começa se prepará desde o primeiro dia de faculdade, afinal de conta como a própria palavra já diz ” faculdade” ele tem a faculdade de ser ou não o que almeja.

  5. Eu cometo com frequencia o segundo erro. Tenho confianca, mas meu medo e ansiedade conseguem transpor minha confiança, desde pequena sempre tive a auto-estima baixa, me preparei para o exame de ordem por meio de livros, e apostilas, e passei muitas madrugadas acordadas para conseguir dar conta do conteudo todo. No entanto, nao obtive exito na oab de abril (fiz 37 pontos), e na oab agora de agosto fiz 39 pontos, acertei coisas que tinha errado na primeira prova, e decaí em outras matérias que tinha ido bem na outra prova. Nao sei por onde recomeçar e estou sem norte. Estou cursando o 10 termo, estou em duvida se presto o proximo exame em novembro ou prolongo para ano que vem. Ao mesmo tempo tenho medo de tentar e nao coseguir mais uma vez… nao tenho muito tempo para estudar correria, fim de estagio, de faculdade, escola da família, enfim. Me da uma luz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *