Estudar Para a OAB ou Fazer o TCC: o Que é Mais Importante?

Viver dilemas não é nada agradável. É complicado ter um problema que oferece duas escolhas contraditórias difíceis de serem executadas. Para os estudantes do curso de Direito, também há um dilema quando o assunto é concluir o curso com o tão temido TCC, que é o Trabalho de Conclusão de Curso, ou fazer a prova de Exame de OAB.

Para a árdua tarefa de fazer essa escolha é necessário recorrer àqueles que já passaram por isso, e àqueles que vivem neste meio.

Há desafios, vantagens e desvantagens em se fazer o exame junto com o TCC. É necessário saber se o aluno, ao realizar a prova ao mesmo tempo em que faz o TCC, se sente preparado para alguma possível reprovação, pois esta reprovação poderá desmotivá-lo.

 

É bom que o aluno procure sentir, sem a pressão de prestar a prova, se vale à pena se entregar totalmente a esta tentativa, considerando que o TCC tem seu lugar obrigatório no curso. Se, no entanto, suas energias e coração estão totalmente voltados para prestar o exame, então aproveite e tente.

Mas antes, aconselhe-se com outras pessoas. O ideal é ter uma boa conversa com familiares e amigos, que lhe darão uma melhor visão para que tome a melhor decisão. Se, entretanto, tiver muito interesse, gás e motivação para encarar estes dois desafios ao mesmo tempo, então enfrente com coragem a causa e siga confiante. Sem dúvida, muitos são os benefícios de conseguir aprovação no exame antes mesmo de concluir o curso. Esta é, de fato, uma boa nota para o seu currículo, e fará muita diferença na sua vida profissional.

Mas você não pode descuidar do TCC. É preciso fazer também um excelente trabalho. Um bom TCC rende boas chances de publicação. Há muitas possibilidades dele ser aproveitado em revistas jurídicas renomadas. O Trabalho de Conclusão de Curso é também um cartão de visitas para a sua profissão. Se bem feito pode render muitos bons frutos para a sua carreira.

excuses-study-busted

 

Há também a necessidade de cuidar das matérias do semestre. Se descuidar delas poderá atrasar sua colação de grau. Muito cuidado com relatórios e audiências de estágio, e ainda o NPJ – Núcleo de Prática Jurídica.

Observe se você tem o tempo necessário para tantas obrigações. Quando não levamos em consideração todos estes fatores e tentamos fazer mais do que temos condições, corremos sérios riscos de ficarmos no meio do caminho.

O que não pode ocorrer é uma queda nos rendimentos de qualquer uma das obrigações sob pena de ficar alguma dessas para trás. Uma dica: se está na duvida, converse com amigos sinceros, com os professores e com seus pais. Depois reflita bastante e tome sua decisão. O que for feito com muita dedicação, trabalho e persistência certamente trará bons resultados.

 

Caso você viva este dilema ou já tenha passado por ele, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo. Qual a sua opinião sobre esse tema? Gostaríamos muito de saber!

One comment

  1. Dúvida cruel: Estou devendo apenas o TCC para concluir meu curso de direito. Porém não estou matriculada. Posso prestar o exame de ordem assim mesmo?

    Se alguém puder me responder, ficaria grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *