Qual a Melhor Hora Para Fazer o Exame da OAB?

A decisão pela carreira de advogado, vencendo a OAB e todas graduação para muitos estudantes ocorre de forma natural, para outros surge com um pouco mais de relutância. A profissão de advogado não é das mais fáceis, mas os que se decidem por ela o fazem por paixão. Mesmo se a escolha desta profissão demandar muito trabalho duro e estudos constantes.

No entanto, o que mais preocupa a maioria dos estudantes é o tão temido Exame da OAB para ter o direito de exercer a profissão. O Exame de Ordem Unificado dos Advogados do Brasil somente tem validade para os estudantes de Direito quando feito a partir do 9° semestre.

Mas antes disso muitos são os alunos que fazem tentativas, como forma de treino. A maior preocupação dos universitários que ainda estão cursando a faculdade é: quando fazer o Exame? No 9° semestre ou quando terminar o curso? É melhor fazer a OAB assim que terminar a faculdade, esmo com toda preocupação com o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, que também demanda muito esforço e energia ou no ano seguinte, e arriscar perder o ritmo de estudo ou ter as informações fresquinhas na mente?

 

O bacharel em Direito que tem a carteira da OAB pode trabalhar em muitas frentes, como advogado em escritórios particulares de advocacia, departamentos jurídicos de empresas públicas e privadas, e ainda seguir a carreira pública como juiz, delegado de polícia, promotor, procurador e defensor público. Mas para todas estas opções há a obrigatoriedade de aprovação no Exame de Ordem.

Então, não há o que fazer. O jeito é entrar de cabeça e conseguir pular mais essa etapa.

Como encarar o Exame da OAB

Mas a grande pergunta a ser feita é: o estudante de Direito deve fazer logo o Exame da OAB ou deve esperar para se preparar melhor e fazer a prova?

Para muitos especialistas a escolha do momento em que se deve fazer a prova dependerá exclusivamente do preparo do aluno. Se ele achar que já tem capacidade, então deve arriscar e já tentar. Mas alguns detalhes têm que ser considerados.

 

Quando o aluno faz a inscrição ele tem que escolher uma área para a segunda fase, que vai acompanhá-lo em todas as outras possíveis tentativas que fizer, caso não passe neste primeiro momento. Esta área não poderá ser alterada, pois será a escolhida para fazer a prova prático-profissional. Então, o candidato tem que se certificar com bastante segurança qual área escolher.

O estágio também pode comprometer a iniciativa de fazer a prova antes do final do curso. Por um acúmulo de trabalho, talvez seja bem melhor fazer a tentativa depois de acabar o curso. E aí haverá muito mais tempo para se dedicar aos estudos específicos.

Outros especialistas defendem que o estudante de Direito deve fazer o exame o quanto antes possível, por vários fatores. Um deles está ligado à experiência, que conta muito quando o fator emocional parece ser bastante importante para um bom desempenho nas provas. Outro fator tem a ver com a tranquilidade advinda de saber que tem ainda um tempo à frente, antes da pressão dos pais. Isto pode dar ao aluno mais tranquilidade e ajudá-lo a conseguir melhores resultados.

 

O que vale lembrar é que independente da sua escolha de fazer o Exame da OAB logo ou esperar um pouco, em todos esses momentos é importante manter um ritmo de preparação diária. Com disciplina e dedicação aos estudos, com livros, resumos, videoaulas e, principalmente, resolvendo questões de provas anteriores para praticar bastante!

Agora quero saber de você: já tomou a decisão de quando vai fazer a prova da OAB? E qual o motivo da escolha? Compartilhe conosco comentando abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *