Gestão de tempo: como dividir o tempo de estudo para OAB

Um dos fatores que mais contribuem para o sucesso, seja no estudo, seja no trabalho, seja para realizar tarefas cotidianas é saber otimizar o tempo. Conseguir administrá-lo ajuda o indivíduo a focar no que realmente é importante, perdendo menos tempo com futilidades ou assuntos que naquele momento não seriam cruciais; consequentemente, obtém melhores resultados.

Muitas pessoas encontram dificuldades de gerir o tempo de forma adequada. Geralmente, encontram dificuldade nas suas tarefas de casa, do trabalho e de estudo, acumulando trabalho, estresse e não absorvendo o que foi lido e/ou aprendido em sala de aula.

No entanto, outras pessoas parecem não fazer parte desse mundo. Trabalham, estudam, realizam suas tarefas diárias com sucesso e ainda arrumam tempo para o lazer. Esses seres não são alienígenas, apenas conseguem priorizar o que é interessante e dizer não ao que pode esperar ou trazer dispersão, sem precisar abrir mão das horas de folga e diversão.

É preciso compreender que a distribuição do tempo varia em função do tempo disponível e não do tempo necessário. Você deve ter conhecimento de como está gastando seu próprio tempo e o que você não pode deixar de fazer de jeito nenhum.

Dicas para gerir melhor seu tempo de estudo

Quanto mais horas você se dedicar aos seus estudos, maiores são as chances de aprovação para obter o seu OAB. Então aprenda a:

Controlar os seus estudos e o seu descanso

Dedicar várias horas do seu dia em prol de um objetivo com certeza lhe trará mais sucesso, porém, não adianta ficar estudando por horas sem um tempo para descanso. O cérebro humano necessita disso para absorver melhor as informações vistas nos livros. Otimize seu tempo de estudo e relaxamento para ter melhor rendimento e menos tempo disperso;

Perceber a dimensão do tempo

É fato que aquilo que não nos traz prazer parece demorar muito mais horas a passar e nos dá a sensação de que só perdemos tempo, em contrapartida, aquilo que gostamos parece que absorvemos mais fácil e que foi muito mais breve do que o que realmente durou. Então tente evitar tudo o que dispersa sua atenção, desconecte-se das redes sociais, desligue o celular e dedique sua atenção e concentração toda nos seus estudos. Crie esse hábito e seus resultados serão muito mais expressivos;

female studnet learning

Estude e esqueça o resto

Quantas vezes você já se planejou para alguma coisa e na hora tudo saiu o oposto dos seus planos? Isso parece acontecer sempre, então, independente dos percalços e desculpas, esqueça o resto do mundo e estude.

Repense o que você estudou

Enquanto você está no banho, fazendo uma caminhada ou esperando o micro-ondas esquentar sua comida, revise sobre aquilo que você viu em seu tempo de estudo.

Não esqueça do lazer

Saber otimizar o tempo é também saber a hora de não fazer nada. Sair com os amigos e ter um tempo com a família é essencial para um melhor aproveitamento de todo o conteúdo visto. O momento diversão também deve fazer parte da sua rotina.

Essas são algumas dicas que o irão ajudar a se organizar melhor e se dedicar mais aos estudos e com chances maiores de aprovação na OAB. Lembre-se sempre: só depende de você querer realmente mudar seus hábitos e aprender a gerenciar melhor o seu tempo.

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário abaixo. É muito importante pra gente 🙂

2 comments

  1. Francisco Pereira da Silva

    Excelente orientação! Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *