Leitura Dinâmica Descomplicada para a Prova da OAB

shutterstock_115732069_Menor

O volume de manuais e códigos existentes na área jurídica é imenso. Além disso, é esperado dos bacharéis e formandos que prestam o exame da OAB, que estejam bem preparados e tenham assimilado profundamente os temas e princípios para poderem aplica-los na prática.

Para tornar o estudo mais eficiente, é muito relevante ter um ritmo de leitura acelerado e a capacidade de retenção e entendimento das informações. Muitos se queixam que leêm devagar ou que têm dificuldade para compreender os textos. Normalmente, lemos cerca de 150 palavras por minuto, mas é possível aumentar essa velocidade para até 900 palavras por minuto utilizando as técnicas de leitura dinâmica.

A ideia principal dessa técnica é que devemos aprender a ler as palavras sem pronunciá-las mentalmente: é preciso visualizar as palavras como um desenho. Esse modo de leitura permite a assimilação automática de uma palavra inteira, ao invés da assimilação silábica – que é como aprendemos na escola.

É muito simples, no entanto, aplicar algumas dessas regras na pratica. Confira abaixo as principais dicas para utilizar a leitura dinâmica em seus estudos para a prova da OAB:

 

1. Elimine a pronúncia mental:

Filosofia do Direito

Nossa mente é capaz de assimilar o conhecimento da palavra como um todo. Não precisamos reconhecer cada sílaba para ler. No início, teste essa visualização com palavras e depois com pequenos textos.

2. Aumente o foco de leitura

É muito útil ler em grupos de três ou quatro palavras ao invés de ler em sílabas. O processamento de palavras é perfeitamente comum para o nosso cérebro, é tudo uma questão de saber como ler e exercitar a técnica.

3. Otimize as paradas do olhar

Cada vez que lemos as sílabas separadamente, nosso olhar faz paradas de milésimos de segundos. Ao ler em grupos de palavras, diminuímos muito o número de paradas do olhar e, consequentemente, aumentamos a velocidade de leitura.

4. Acabe com as distrações

objetivo oab

Para ler e compreender um conteúdo de maneira adequada é fundamental estar concentrado. Ruídos como o som da televisão, ambientes com pessoas conversando ou mesmo com música, atrapalham o ritmo de leitura. Fuja dessas armadilhas!

5. Teste a sua velocidade

Antes de começar a utilizar as técnicas, saiba qual é a sua velocidade de leitura. É muito relevante ter uma marca inicial a ser superada. Depois de cronometrar o seu tempo, defina uma meta e aplique-se com as dicas deste texto ou procure um curso especializado em leitura dinâmica.

 

6. Treine com leituras diferentes

shutterstock_71414812_MenorO treino diretamente com os códigos deve ser alternado com documentos processuais, por exemplo. É bastante válido treinar com tipos diferentes de leitura para acostumar-se com qualquer desafio que surja.

Além disso, existem bons cursos de leitura dinâmica disponíveis on-line. Sugerimos que consulte no Youtube a existência de cursos grátis. Veja mais nessa página

Caso tenha maior interesse, confira também nosso post sobre como ler 5 livros em apenas  um mês aqui.

Um grande abraço!

33 comments

    • Não tem sequer uma de suas orientações que não se complementem. Obrigado pela ajuda, principalmente recebida às vésperas das provas de final de período, portanto, com muita matéria acumulada. Sou aluno do 5º período de Direito FAMESC – Faculdade Metropolitana São Carlos em Bom Jesus do Itabapoana – RJ.

    • Raimundo Lima Cerqueira

      Olá Bruno, boa noite, tudo bem?
      É muito bom saber que existem pessoas como você preocupadas em colaborar com outras com menos experiência e tempo reduzido, para cumprir todas as tarefas diárias e se dedicar aos estudos, sempre necessários e exigidos para a obtenção do sucesso.
      Agradeço pela colaboração das dicas e das informações, desejando que você continue fornecendo com desprendimento todo o seu conhecimento.
      Obrigado!

    • Agradeço a colaboração e dicas.

    • Luiz Eustáckio Ribeiro de Lima

      Prezado:

      Com o devido respeito, peço máxima Vênia para dizer que sua estratégia de marketing e venda é excelente, e que se o material ofertado tiver a mesma qualidade, considero-me privilegiado em conhecê-lo, e certamente terei em mãos, um conteúdo de grande valia em meus estudos.
      Solicito informações sobre a atualização do referido material, visto que os posts são de 2013, e a grande dificuldade que encontramos é justamente conseguir conteúdo atualizado, o que certamente será cobrado pela banca.
      Att.

    • ótimas dicas.
      muito bom isso.

    • Presado Professor Bruno Sette
      Embora tenha lido os vários comentários abaixo e ter ficado com boa impressão, percebí que não há comentários recentes, o que entendo como importantes, tendo em vista a dinâmica do Direito, poder refletir em muitas atualizações. Porém, ao adquirir o material, estou otimista por acreditar que será muito útil para me ajudar a tentar passar na prova da OAB.
      Att.
      Luiz Lima.

  1. Contribuição sempre bem vinda e necessária para estudante e profissional. Muito obrigado.

  2. Legal, gosto muito de suas dicas, sempre diferente, valeu…

  3. Legal, gosto muito de suas dicas, sempre diferente, valeu…

  4. amigo, o que fazer com um bacharel, formado em 1988, com 60 anos de idade, após um AVC uqe lhe desabilitou parcialmente para boa leitura e dificuldade de raciocínio cognitiv o, etc…. Só que preciso the carteirinha para advogar [missionariamente], já que não posso clinicar ou lecionar (duas grandes necessidades deste país). Peç

  5. LENDO MEU CURRICULUM, COMO ODEM VCS ME AJUDAREM, JÁ? OBRIGADÃO E PARABENS PELOS CONSEHOS, BORIGADO….WELLINGTON.

  6. Vou tentar fazer a leitura mais rápida! excelentes dicas!

  7. Muito Bom! Parabens, gostei demais.

  8. Informações sempre bem vinda. Boas dicas.

  9. natanael amaral cardoso

    obrigado por todos os comentários enviado que Deus continue de abençoando sempre.

  10. Obrigada pela sua preocupação e ajuda. FOI MESMO UM BRAÇO FORTE.

    Que continues assim e que nos ajude sempre.

    Deus te abençoe!

  11. Dalvina B da Silva

    Adorei, obrigada

  12. Janete Cristina de Oliveira

    Adorei, muito legal !

  13. eliete ribeiro de andrade

    Gostaria de saber qual o custo de curso de leitura dinâmica.

  14. Maria do Socorro Gomes Vieira Machado

    Gostei muito.Parabéns pelo seu crescimento pessoal e profissional. Estou muito grata.

  15. Edimilson Fontoura

    Bruno bom dia, muito legal, ainda bem que podemos contar com as suas dicas.
    Parabens.

    Edimilson Fontoura
    Foz do Iguacu-pr

  16. Excelente dicas. Obrigada principalmente pela motivação.

  17. De grande valia suas técnicas !!!
    Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *