Medo da prova da OAB? Fique tranquilo seguindo essas dicas!

“Calma, é apenas uma prova.” Ou então, “Se não passar não precisa se preocupar. Faça de novo até conseguir”. Frases como essas não são tão confortáveis de ouvir como aqueles que as pronunciam consideram, não é mesmo?

Sabemos que é difícil manter a concentração em momentos de estresse extremo como aqueles que antecedem ao temido exame da OAB, mas você tem que estar ciente que isso não lhe ajudará em nada. Aliás, pelo contrário, é bem provável que isso tudo seja bem prejudicial.

Por isso, tomamos o cuidado de elaborar algumas dicas com aquilo que você poderá se apegar, para tentar dar uma controlada nos ânimos. Enumeraremos algumas orientações para você se dar bem na hora da prova e, de uma vez por todas, conseguir a tão sonhada aprovação no exame da ordem dos advogados do Brasil.

 

Dicas para se dar bem na hora da prova

1# – A importância de cada matéria

Não negligencie nenhuma matéria ou questão. Mesmo que a matéria tenha um peso menor, cada ponto poderá ser importante no resultado final.

2# – Mantenha o controle emocional

Nervosismo nunca é bom, ainda mais em um momento que você precisará estar tão focado e concentrado.

sick-with-exam-fear-student-looking-at-exam-paper

3# – Administre o tempo de prova

Procure não perder muito tempo em cada questão para não ter problemas para concluir sua prova. Não demore a escolher a alternativa que parecer correta. Use sua intuição e tente recorrer aos momentos de estudo caso necessário. Mas não pule para fazer depois. Muitas vezes pode não haver tempo. E se pular, deixe pelo menos a sua primeira opção de respostas marcada ao lado. Assim, se o tempo no final for curto, você economiza alguns minutos.

4# – Pense que é apenas um exame

Colocar a prova como se fosse o exame da sua vida só irá aumentar a pressão sobre você. Tente ficar relaxado, principalmente nos minutos que antecederem o início do exame. Por mais duro que seja, se caso você não for aprovado de primeira sempre haverá uma nova chance e isso não é o fim do mundo.

 

5# – Não se atrase para chegar ao local de prova

Chegar bem antes para identificar local de prova, se organizar calmamente é essencial. Tudo deverá ser feito de uma maneira bem tranquila para que o stress não afete seu início de prova.

6# – Alimente-se e descanse bem

É importante que você esteja devidamente alimentado e descansado para que essas coisas também não tirem o seu foco. Claro que você não deverá comer nada muito pesado, pois isso também poderá tirar sua concentração. Mas esteja devidamente alimentado para que a fome não seja um problema. O descanso é importante, obviamente, para que você não esteja com sono na hora do exame.

Tenho certeza que seguindo essas dicas, sua mente não ficará sob tanta pressão e seu medo da prova diminuirá. Lembre-se sempre que com calma, perseverança e muita dedicação você conseguirá conquistar sua carteirinha vermelha da OAB.

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *