Memorize Melhor Seus Estudos Fazendo Anotações à Mão

escrever-a-mao-estudo

 

Quem estuda para concursos e provas difíceis sabe como é importante utilizar todos os tipos de ajuda e de recursos gratuitos disponíveis no mercado para melhorar a eficiência do estudo. Isso acontece, porque geralmente o desafio de um concurso envolve o estudo de conteúdos extremamente extensos e pouco tempo livre para a tarefa de se concentrar, por isso a eficácia se torna tão importante.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa que constatou algo muito interessante para os concurseiros: as anotações à mão durante a aula auxiliam mais na memorização do conteúdo do que anotações feitas através de digitação.

E por que isso acontece?

O motivo é bastante simples: anotar é mão é um processo mais lento e complexo do que o processo de digitar. Ou seja, o aluno que digita suas anotações consegue praticamente transcrever toda uma aula sem muito esforço, porém ele não necessita estar prestando atenção no conteúdo para isso. Por outro lado, aquele que está escrevendo suas anotações à mão em um caderno precisa prestar mais atenção tanto no professor, para escrever somente o que for essencial, como no papel – fato que acaba estimulando a sua memória visual.

 

É válido ressaltar que essa conclusão provém de um estudo da Universidade da Califórnia e Los Angeles, que foi feito com dois grupos de estudantes: um deles tinha somente um caderno para anotar, enquanto o outro recebeu notebooks desconectados da Internet. Lembre-se que a produtividade das anotações através do computador pode ser ainda pior caso ele esteja conectado à Internet e realizando múltiplas tarefas que possam distrair o estudante.

Algumas dicas para melhorar a eficiência das suas anotações à mão:

1. As notas devem ser legíveis

Tome cuidado para não escrever de maneira tão descuidada que sua letra não possa ser compreendida posteriormente ou por outras pessoas, pois neste caso não será possível estudar em cima delas no momento necessário. Não tenha medo de deixar passar alguns pontos da matéria, mas aqueles que forem relevantes devem estar legíveis no seu caderno.

2. Para melhorar o seu poder de síntese procure sempre trabalhar com as palavras-chave de cada conteúdo.

O mais importante aqui é criar uma lógica de palavras-chave. Não adianta escrever palavras soltas, mas palavras que façam sentido dentro do contexto do que está sendo estudado. Muitas vezes desenhos e esquemas simples também auxiliam na compreensão.

 

3. Não se preocupe com erros de ortografia.

Este não é o momento de ser avaliado por sua ortografia, e sim de compreender a essência dos assuntos que estão sendo ministrados, por isso não perca tempo pensando em como se escrevem as palavras, apenas anote o que for importante sem muita necessidade de esmero e

4. Procure escrever com as suas próprias palavras

É o processo de ouvir o que o professor fala e resumir de acordo com a sua própria visão que transformam as anotações à mão em algo tão valioso, pois o aluno exercita durante essa tarefa a sua capacidade de transformar um dado em informação sob sua própria ótica das coisas.

Caneta Stylus

 

E para aqueles que não abrem mão da tecnologia, saibam que já existem diversos aplicativos para tablets e celulares que permitem que sejam feitas anotações à mão no próprio dispositivo. Você pode utilizar uma caneta stylus para as anotações ou o próprio dedo. Alguns deles são: Evernote, Noteshelf, ePaper e Papyrus. Alguns estão disponíveis para Android e outros para IOS.

Esperamos que tenham gostado das informações e para saber mais sobre como evitar decorebas ao estudar, acesse nosso outro post sobre o assunto, CLICANDO AQUI.

Comente abaixo a sua opinião sobre o assunto, será um prazer respondê-los.

Grande abraço!

 

 

5 comments

  1. E ai? Como você costuma fazer suas anotações?

    • Sempre gostei de fazer minhas anotações a mão! Desde a faculdade que anoto tudo em sala de aula de maneira objetiva e enxuta…Era engraçado, pois meus colegas de classe sempre queriam pegar meu caderno para tirar xerox quando estava chegando as provas… isso não me incomodava nem um pouco, gosto muito de escrever, pois realmente me faz fixar melhor as matérias!

  2. Minhas anotações são sempre feitas no caderno á mão, sempre achei melhor. Essa importantes dicas me ajudarão mais ainda. Grande abraço ao construtor dessa página.

  3. Ótimas dicas, parabéns pelo trabalho! Faço anotações no caderno e depois só preciso revisar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *