Não Passei Na OAB e Meus Amigos Sim! O Que Fazer agora?

Vocês se dedicaram todos juntos, fizeram grupos de estudos, passaram longas noites debruçados nas apostilas, deram força uns para os outros. Mas na hora da lista de aprovação você ficou sabendo que todos os seus amigos foram aprovados na OAB, menos você.

O que deu errado?

Muita energia foi empenhada em todo o processo, tanto na primeira fase, como na segunda. Há um acúmulo de expectativa na aprovação, não somente por parte de você, mas por toda sua família que aguardou ansiosa, o resultado satisfatório. Como lidar com esta nova realidade?

A realidade crua é que, meus amigos passaram na OAB e eu não. O que fazer agora?

 

Alegrando-se com o resultado positivo e a aprovação dos seus amigos

A primeira coisa a fazer é se alegrar com o resultado positivo e a aprovação dos seus amigos. Afinal, eles conseguiram. E isso é muito importante para poder prosseguir e encarar uma nova etapa nos seus objetivos. Exerça a generosidade ficando feliz com a conquista alheia. Isto te posicionará corretamente na vida.

Evitando o sentimento de desânimo

Evite o desânimo. Sabe-se que boa parte da energia que precisamos, está dentro de nós mesmos. O desânimo faz com que se veja a vida de forma incorreta. E faz ainda surgir monstros de dificuldades que existem somente na cabeça do desanimado. Lutar contra esse sentimento de pessimismo o ajudará a buscar força e tática adequada para mais um processo de seleção.

Buscando novas estratégias de estudo

Você não tem mais aquele grupo de estudo a que estava acostumado, isto é um fato. E quanto antes puder absorver essa nova realidade e passar para outra fase, será bem mais fácil prosseguir. Olhe ao redor e veja quais outras possibilidades são possíveis para você agora. Vale buscar novas companhias de estudo. Ou mesmo seguir sozinho, mas com muita disciplina.

Reveja o material estudado

Dê uma averiguada em quais são seus pontos fracos e fortes. Pois a partir deles é que surgirão as boas perspectivas do que você tem e o que não tem, com o fim de conseguir o resultado positivo, a aprovação. Repasse todo o seu material, e se for possível peça outros com seus amigos. Mantenha os mais necessários e adquira outros que possam te dar uma melhor compreensão dos assuntos. Em quais deles você se saiu bem, e quais não teve bom êxito.

 

Busque novos métodos de ensino

Quem sabe se entrar em um novo cursinho, ou permanecer no mesmo. Desde que estes métodos de aprendizado deem a você o foco necessário. Lembrando que não será necessário partir do inicio dos estudos, e tampouco será difícil como da primeira vez, pois você já tem uma nova experiência acumulada. E isso te ajudará a prosseguir e vencer.

O segredo da aprovação é manter-se focado nos resultados, perseverar e não deixar-se abater por não ter conseguido desta vez. Mantenha-se firme no propósito, custe o que custar. Então o nome na lista de aprovados chegará para você também.

Você já passou por isso? Como fez para superar? Deixe suas dicas nos comentários abaixo, pode ajudar muita gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *