Não se Desespere, Você já Sabe Muito!

É normal que os alunos e graduados que estão se preparando para o exame da OAB fiquem desacreditados em determinados momentos do caminho. O conteúdo da prova é muito extenso e o número de detalhes é impressionante, porém quem estiver se preparando corretamente saberá distinguir as dificuldades das conquistas reais.

É preciso considerar todo o caminho já percorrido até aqui, bem como as horas dedicadas exclusivamente ao estudo. Sem essa noção, é fácil se desesperar e perder o foco na hora de fazer a prova. Para ajudá-lo, reunimos alguns lembretes que devem estar sempre na sua mente durante essa jornada rumo à aprovação:

Valorize suas conquistas prévias

shutterstock_108898895_Menor
Chegar até a prova da OAB já é uma conquista, pois você precisa estar graduado em direito ou em vias de fazê-lo. Não deixe de comemorar suas vitórias passadas e perceber como você foi forte para alcançá-las. Muitos estudaram à noite depois de um dia inteiro de trabalho, outros precisaram correr atrás de bolsas de estudo a cada semestre para garantir a continuidade no curso. Não é fácil para ninguém, por isso você nunca deve esquecer quantas batalhas já ganhou.

Ninguém sabe tudo

shutterstock_107222435_MenorNão se menospreze. Não existe uma só pessoa no mundo capaz de ter conhecimento acerca de todos os assuntos de uma matéria. No direito não é diferente, por isso que os advogados geralmente acabam se especializando em algumas poucas áreas. É claro, que, para a realização da prova, você precisa acumular o máximo possível de conhecimento, mas tenha a certeza de que nem você e nem os outros candidatos são máquinas. Somente humanos. Dê o seu melhor e fique com a consciência tranquila.

Mantenha a calma

shutterstock_67947883-n_MenorSaiba que a prova não é o fim do mundo. Mantenha a concentração naquilo que estudou e consiga o apoio necessário nas pessoas perto de você, pois assim você se sentirá muito mais forte. Outra boa dica para manter o foco e a calma é utilizar os exercícios de respiração que indicamos neste post (LINK PARA O POST AINDA NÃO PUBLICADO), bem como intervalos entre os períodos de estudo.

Exercício: revisão mental de tudo que já sabe

homem-com-duvida_MenorPare por um momento e pense em todos os conceitos que já aprendeu livremente, sem uma ordem específica. Em poucos minutos de análise você terá uma noção da enormidade de matérias que você já estudou e perceberá que consegue se lembrar rapidamente delas sem nenhum tipo de ajuda de livros ou de outras pessoas.

 

Facilite a retenção de conteúdo

shutterstock_81345451_Menor
Considerando toda a avalanche de informações que você estará em contato, torna-se vital conseguir apreender o máximo possível delas na sua mente. Uma boa dica para exercitar a memória são os resumos apenas com as palavras-chave de cada conteúdo, bem como a explanação em voz alta. Pratique em frente ao espelho o exercício de tentar explicar em detalhes as matérias estudadas. É uma excelente dica para a fixação do que foi estudado.

 Acredite em você mesmo

mulher-feliz_MenorNão há nada pior do que o pensamento negativo. De acordo como o Dr. Dráuzio Varella, o pensamento negativo pode se transformar em energia negativa que, por sua vez, tende a se transformar em doenças. Faça o melhor para você mesmo e tenha esperança, pois ela é uma das melhores dádivas em qualquer luta. Tenha certeza de que você pode tudo!

Carregue essas dicas com você durante esse período difícil de provas e estudos.  Certamente elas irão lhe ajudar a manter a calma e dar o melhor de si durante o Exame da Ordem ou em qualquer concurso que resolva concorrer.

Deixe seu depoimento logo abaixo!

 

20 comments

  1. QUERO PASSAR NO EXAME DA OAB

    • presado sr. Bruno, estou muito contente em ter recebido orientações sobre as provas da oab, estudei não o bastante para alcançar os pontos, no entanto este é um método de estudo mais eficiente creio eu, vou me dedicar e serei aprovado no XIIII se Deus me der força para estudar, adorei o seu curso,

  2. MARIA ELENA DA SILVA

    Obrigada Bruno, seu material me ajudou muito na primeira fase, consegui aprovação, agora estou me preparando para a segunda fase, estudando com o seu material e fazendo um cursinho. Abraços.

  3. Na minha hora chegarei lá…tenho certeza.

  4. obrigada bruno, mais não passei pela segunda vez.
    estou cansada com esta cachorrada, pois elaboram provas que e impossível vc passar, mesmo que estude.

  5. Olá, Bruno!
    Seu curso “provas da oab” me ajudou a passar na primeira fase do XI exame da ordem, entretanto, por cinco décimos não passei na segunda fase. Recorri, com a devida fundamentação, de três quesitos da peça e de uma questão prática, a de número 4. Também, lamentavélmente, não foi provido. Fiz reclamação de “erro material” junto à ouvidoria, que resultou em nada. O “erro material” apontado referiu-se à inversão da questão prática, objeto do recurso, onde o julgador, em resposta, aludiu ter analisado a questão de número 1, quando, na verdade, recorri da questão de número 4. Mas isso não foi considerado erro material, não sei o que seria então.
    No XII eoab não consegui transpor os iceberg’s de difciuldades… Quem sabe, continuarei tentando.

    • Aloisio Antonio Simões

      Olá Antônio.
      Estou indo para a 07ª prova do exame da OAB.
      Em 2 oportunidades fui para a 2ª fase, que também não resultou em nada. Porém, nada me tira da cabeça que minha hora vai chegar.
      Tenho vários conhecidos que não passaram na 10ª, 11ª,12ª prova e nem por isso desistiram de tentar mais uma ou duas ou três vezes.
      Assim é a vida! somos igual a vinho de extrema qualidade. Quanto mais velhos, melhores seremos, pois estaremos a frente em conhecimento e principalmente qualidade.
      Nunca desista! Abraços

  6. Bruno, Parabéns pelas importantes dicas!!! Muito me ajudaram também na caminhada rumo à aprovação…Em um momento como esse… preparação para aprovação no Exame de Ordem, nada mais importante do que incentivos!!!

  7. Olá, Bruno!

    Fiz manifestação, junto à ouvidoria da oab, conforme segue. Acredito, possa também ser dúvida para outros candidatos:
    Reputo de suma importância a preocupação da FVG/OAB com a aplicação do princípio isonômico no processo do exame da Ordem. Por isso, salvo melhor juízo, encontro dificuldade na interpretação do Edital do XII Exame, vigente, mormente em seu item 3 e subitens, relacionados à prova prático profissional (subjetiva), que em todas as referências faz alusão apenas à redação de “UMA PEÇA PROFISSIONAL”.
    Na prática jurídica temos petições/requerimentos e petições/peças “bipartidas”. Assim, dado a um candidato elaborar um pedido de Liberdade Provisória, Relaxamento de Prisão ou, até mesmo, uma Resposta à Acusação (no âmbito penal); e a outro, no mesmo certame, que tenha a missão de interpor um Recurso (quaisquer seja a espécie) ou outra peça de maior complexidade, de qualquer ramo do direito, sendo o tempo despendido considerado o mesmo para todos, este terá prejuízo, vez que um recurso é uma peça bipartida, composta pela petição de interposição e as razões, o que certamente demandará mais tempo que àquele que elaborou petição mais simples do ponto de vista jurídico. Daí, também minha preocupação com a isonomia, pois não haverá equidade no páreo dessa demanda, principalmente em se tratando do tempo concedido, comum à todos os candidatos.
    Esta é a minha manifestação.

  8. Tb não passei pois continuo traumatizada com toda a bandalheira que aconteceu no X Exame da OAB…Fui aprovada mas a OAB não reconheceu seus erros e por isso estou lutando na justiça por minha carteira.
    Perdi o foco e estou mt decepcionada com tudo que aconteceu no X Exame…

    • Adelaide Cristina da Penha Schettino Perim

      É o meu caso tb, Malu, decepção pura e simples, pois nos reprovam com questões erradas e aquela “bandalheira” como você se referiu tb me prejudicou, fiz uma peça certa em Direito do Trabalho e para passarem o pessoal de civil, pontuaram coisas irrelevantes da peça com pontuação de propósito para nos reprovar! E NÃO ADIANTA RECORRER, QUE COPIAM E COLAM!!! Ridícula essa correção da prova e DESESTIMULANTE TOTAL, estudamos de teimosos que somos e para não perder o que já dispendemos financeiramente e de tempo de nossas vidas!
      É uma vergonha, a OAB se envolve em todos os problemas do país e faz VISTA GROSSA do que estão fazendo com os bacharéis.

  9. everaldo dias benevides

    Gostei muito, agora são 3.50 da manhã, e eu estava necessitando de uma dica como essa,foi muito importante obrigado

  10. Graças ao Como Passar na OAB, já passei duas vezes, agora estou com dificuldades na prática penal. Fico a espera de algo que possa me ajudar a superar tais dificuldades, principalmente nas questões.
    Recomendo a qquer um que queira realmente ser aprovado na primeira fase. Muito Bom!!!!

  11. eSSA EU paSSOOOOOO

  12. Não consigo baixar seu material, estou na iminência de pedir ressarcimento, me ajude!!!!!

  13. Estou sem foco de estudo. Por onde começo? Leio as ultimas questoes, provas, resumos, etc? Me dá um dica vai. Ja adquiri seu material. Preciso dessa carteira.

  14. Dicas muito valiosas… Sou bacharel, mas nunca pensei na OAB, virei concurseiro, porém, muito cansativo. Formei em 2011, esta será a primeira tentativa e com fé e foco, vou conseguir.

  15. Noel Alves Quiterio

    ola estou procurando material para prova 1 fase esta muito complicado passar na oab

  16. ainda não tive o gosto de ser aprovado na primeira fase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *