O que esperar do mercado de trabalho de advogados no Brasil?

O Direito é uma ciência humana de suma importância para a sociedade, afinal, é ele quem aplica as normas jurídicas vigentes no país defendendo a lei em qualquer abrangência da sociedade. Desse modo, o advogado é um profissional bastante requisitado pelas pessoas que querem resolver pendências e/ou entender um pouco mais sobre suas responsabilidades como cidadão.

Diante desse quadro, é notório que muitas pessoas veem nessa ocupação uma forma bastante evidente de reconhecimento profissional, bem como de grande rentabilidade. Todo mundo, em algum momento da vida, irá precisar de um advogado. Desse modo, muitas instituições de ensino oferecem o curso, porém, nem sempre com uma qualidade desejável.

Há milhares de bacharéis em Direito que chegam ao mercado, todo o ano, em busca de ascensão, mas nem todos conseguem se destacar dos demais por falta de conhecimento teórico e prático que os permita seguir na profissão. É certo que os mais dedicados e estudiosos irão conseguir a carteirinha da OAB, talvez essa seja uma grande peneira de eliminação dos menos preparados.

Saturação X Grandes oportunidades

É certo que tem tido uma grande saturação do mercado de trabalho para os advogados, mas enquanto uns enxergam isso como um problema, outros veem nessa situação uma oportunidade única de atuar no ramo.

O Direito dá ao profissional a possibilidade de trabalhar em diversas áreas como, por exemplo, em um escritório próprio, atendendo clientes. Basta divulgar os serviços que podem ser em casos de direito ao consumidor, trabalhista, questões matrimoniais, enfim, quaisquer fatos onde se faz necessário a atuação do advogado na sociedade.

Há empresas que também contratam esses profissionais para cuidar de assuntos mais atuais como biodireito, direito homoafetivo, fusões e aquisições de empresas, entre outras abordagens.

Outra possibilidade que vem atraindo cada vez mais advogados são os concursos públicos. Boa remuneração, estabilidade profissional e benefícios tornam a competição acirrada, porém altamente lucrativa para quem conseguir uma vaga.

Atualização profissional faz a diferença

Em qualquer ramo de atividade se faz necessário uma atualização, uma reciclagem do que é aprendido. Na área de Direito, isso não é diferente, já que um bom profissional deve procurar por cursos de especialização e MBA. O título permitirá que se destaque dos demais profissionais e, ainda, tenha mais credibilidade no mercado de trabalho.

Com a atual crise econômica do país é necessário que o advogado seja ousado, já que são nesses momentos que o profissional é mais procurado por pessoas que queiram reivindicar direitos. Por outro lado é preciso ficar atento aos honorários, já que, em alguns casos o cliente não poderá pagar grandes somas de dinheiro. Ser maleável nessa hora é o mais recomendado.

Não é novidade que esse ramo de atividade tende a ser, a cada ano que passa, um dos mais competitivos do mercado. Pensando nisso, o estudante, o bacharel e o profissional dessa área devem estar prontos para mudar. Muitas vezes a transformação precisa ser pequena como uma especialização, por exemplo, mas que fará toda a diferença no currículo de quem quer ir longe em sua profissão.

Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário ou opinião abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *