O que Fazer Faltando 2 Semanas para as Provas da OAB?

Para quem vai prestar a 1ª fase do Exame de Ordem pela primeira vez essa é uma dúvida terrível. Muitas vezes falta tempo e o desespero toma conta do pedaço. Para quem já prestou as provas da OAB anteriormente, o desespero, muitas vezes, é maior ainda. E como sabemos, isso pode ser um desastre. Então, aqui vão algumas dicas:

TEMPO

Sei que muitas pessoas trabalham, continuam a estudar, ou têm uma série de obrigações, portanto, fica muito difícil um bom aproveitamento do tempo, ainda mais faltando DUAS semanas para a prova. Sendo assim, eu sugiro tentar maximar o tempo a seu favor, ou seja, estudando as matérias das quais, você se identifica mais e tem mais facilidade. Afinal, você precisa de 40 pontos somente, não queira gabaritar a prova, caso aconteça, ótimo, caso não e você acerte somente 40 questões, ótimo também, afinal o importante é passar para a 2ª fase.

tempo

Tente utilizar todo e qualquer tempo disponível para os estudos, isso é muito importante. Com exceção de alguns casos em que a pessoa está mais confiante e bem preparada, pode-se tirar um dia livre na semana para descanso, do contrário, sacrifícios são necessários!

EMOCIONAL

Tente manter-se calmo, afinal o controle emocional é um grande passo para a aprovação.

  1. Dormir bem é fundamental, afinal o sono é parte importante da manutenção da memória e fará com que você absorva e armazene bem o conteúdo estudado durante o dia. Nada de ficar virando madrugada estudando e no outro dia parecer um zumbi. Lembre-se organizar bem o tempo. Seu corpo e sua mente precisam descansar!
  2. Alimente-se bem. Você precisará ter saúde para enfrentar as 5 horas sentado em frente à prova, lembre-se disso! E se você não se alimentar bem pode acontecer de você adoecer e não poder fazer a prova, e isso seria prejuízo enorme tanto de dinheiro, quanto de tempo, e, isso não é o que você quer, é?! Então, saúde é fundamental e alimentação faz parte disso!
  3. Para o emocional estar bem é necessário ajuda e cooperação de todos os membros de sua família, então converse com eles e explique o quão importante para você é isso. Com certeza eles te ajudarão e lhe apoiarão.

dormir_bem

MAXIMIZANDO O ESTUDO

Faça muito exercício! Não há nada melhor para o aprendizado do que aprender com os próprios erros. Quando fazemos exercícios e erramos memorizamos e acabamos por aprender mais facilmente. Então, mãos a obra e façam quantos exercícios forem possíveis.

Façam simulados. Isso é ótimo para a autoavaliação do atual estado de preparação em que você se encontra. Mas, importante: não se desespere caso você não se saia bem no simulado, lembre-se que é um simulado e você ainda tem condições de ir bem na prova real.

 

Tenha em mente o seguinte:

O seu desempenho necessita de uma comparação com ao menos 2 ou mais provas. Podem ser outros simulados ou podem ser também provas antigas as quais você ainda não resolveu. É a média do desempenho dessas provas que fará você ter uma real impressão sobre seu estado de preparação e sem muitos equívocos.

Caso você se sinta mais seguro estudando todas as matérias, veja quais seus pontos fracos, as suas deficiências e as trabalhe. Assim você consegue maximizar seu tempo e dispersa menos energia. Mas, por favor, não tente abraçar o mundo. Digo e repito, você precisa de 40 pontos e nada mais que isso, você estudou 5 anos, você é totalmente capaz de passar pelas provas da OAB! Como já dito nesse OUTRO POST.

E então, essas dicas ajudaram vocês? De que outra forma você está se preparando nessas últimas semanas que antecedem a prova? Comente!

Te vejo na 2ª fase! Bons estudos!

4 comments

  1. Sempre é muito bom ter como agregar valores!!!!

  2. Muito importante esta última dica, “Caso você se sinta mais seguro estudando todas as matérias, veja quais seus pontos fracos, as suas deficiências e as trabalhe”. É sempre importante investir esforço naquilo em que você sabe fazer, (neste caso, as matérias menos descomplicadas para você), mas também é de extrema importância trabalhar as suas dificuldades, sempre em busca de melhorias.

    Excelente artigo!

  3. Helena Ap. Maciel Sierras

    Gostaria de agradecer- lhe pelas dicas até aqui, certamente tem sido bastante úteis, fui para a 2º fase do exame de ordem, quero muito passar na 2º fase. Escolhi direito civil, estou estudando em casa, pelas provas anteriores, se tiver mais alguma ajuda adicional eu agradeço… muitíssimo obrigadooo….

    • Oi Helena,

      Para a segunda fase de Direito Civil, temos um curso online com vídeo aulas mais apostilas em PDF(arquivo para download e impressão), no site Estudando Online.

      Segue abaixo o link do site e lá você poderá ver mais informações sobre o curso como a duração, matérias abordadas, configuração do sistema operacional do seu computador para as aulas e outros.

      http://www.estudandoonline.com.br/cursos/OAB-Ordem-dos-Advogados-do-Brasil-10

      Qualquer dúvida ou dificuldade estaremos aqui para ajudar no que for preciso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *