O que fazer na véspera da prova da OAB? Aprenda!

A aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é requisito para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão de advogado. O nervosismo é normal, mas existem algumas atitudes que o candidato pode ter na véspera da prova da OAB para enfrentar esse desafio.

Se você quer saber quais são, continue a leitura deste post e conheça nossas dicas do que você pode fazer para lidar com o medo e com a ansiedade no dia antes da prova. Saiba mais!

Separe os materiais necessários para a prova

No dia da prova o candidato precisa levar alguns itens obrigatórios, como um documento de identidade com foto e canetas esferográficas pretas (no mínimo duas, tenha uma reserva!), além de poder levar bebidas e alimentos. Caso esteja prestando a segunda fase, também é possível levar a legislação “seca” para consulta.

Para garantir que não esquecerá nada e ter mais tranquilidade no dia do exame, na véspera da prova é importante separar todos os materiais e itens que serão levados, além de confirmar o local da prova. Assim você terá tempo para providenciar qualquer item que falte e evitará transtornos no dia da prova.

Cuide da sua alimentação

alimentação influencia o corpo de diversas formas, por isso é importante ter especial atenção aos alimentos ingeridos no dia anterior à prova: não faça refeições muito pesadas e evite comidas com as quais você não está acostumado. Dessa forma, você diminui o risco de um mal-estar e problemas no estômago no dia da prova.

Uma boa alimentação, além de fazer bem para a saúde, garante mais energia e disposição, que são fundamentais para o dia do exame!

Pare de estudar

preparação e o estudo para o exame são importantes, porém, evite estudar na véspera da prova. Tentar aprender novos conteúdos pode causar um nervosismo desnecessário em caso de dificuldades e diminuir a sua confiança e tranquilidade para a prova.

Se achar necessário — e realmente não conseguir ficar longe dos materiais de estudo —, limite-se a revisar e memorizar alguns macetes que você tenha aprendido, ou compareça a algum evento de revisão ofertado pela universidade ou por algum curso preparatório.

Contudo, mesmo que decida estudar, é importante que você também tenha um tempo para relaxar e realizar outras atividades que não envolvam os estudos, para não se sobrecarregar e ficar muito cansado. É importante dar um descanso para o cérebro no dia anterior, para assegurar que a mente estará descansada na hora da prova.

Faça atividades relaxantes

Aproveite esse dia para fazer atividades tranquilas, como ler um livro, assistir a um filme, fazer um passeio ou se dedicar a algum hobby para se distrair. O importante é tentar não pensar na prova, relaxar e fugir de qualquer estresse.

Evite discussões e problemas: você precisa manter o equilíbrio emocional. Se bater a ansiedade e o nervosismo, confie na sua preparação e mantenha a calma!

Evite álcool e programas cansativos

Na véspera da prova é preciso buscar formas de relaxar e se divertir, mas é fundamental evitar excessos. Fuja de programas cansativos, que exijam muito esforço físico ou mental, ou que acabem muito tarde. Dê preferências para os programas mais leves e tranquilos.

Outro ponto importante é evitar o álcool. O consumo em excesso pode causar um mal-estar no dia seguinte, como dores de cabeça e indisposições, atrapalhando a concentração durante a prova e resultar na reprovação.

Durma bem

Finalmente, é importante dormir bem. Uma noite mal dormida pode atrapalhar o raciocínio na hora da prova e prejudicar o desempenho. Durma cedo nos dias que antecederem a prova e, principalmente, na véspera.

Uma boa noite de sono é fundamental para que você esteja bem descansado e disposto no dia seguinte.

Agora você já sabe o que fazer na véspera da prova da OAB! Se você gostou deste post, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais —  FacebookGoogle+Instagram e Youtube — e fique por dentro das nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *