O que Fazer no Dia da Prova da OAB

shutterstock_92845171_MenorO fatídico dia da prova é o momento de transformar em papel todo o amplo conhecimento adquirido através dos estudos. Não é tão simples assim, no entanto, ter o controle emocional necessário para dar o melhor de si durante a prova. Já comentamos neste post, sobre o que deve ser feito na semana anterior ao exame e agora reunimos algumas dicas práticas que podem lhe ajudar no transcorrer deste dia tão importante.

Antes da prova

  • Organize o material necessário para a realização da prova na véspera.
  • Certifique-se de levantar cedo o bastante para que sua rotina transcorra com calma.
  • Programe mais de um despertador para acordá-lo, caso tenha dificuldade para levantar pela manhã.
  • Faça uma boa refeição, porém sem incluir alimentos pesados ou diferentes do que está acostumado.
  • Não estude! É comum que o desespero apareça quando você tenta estudar mais um assunto antes da prova. Confie no que você já estudou e foque sua atenção no quão árduo foi o caminho e no quão preparado você está. Recomenda-se, no máximo, uma revisão rápida.
  • Planeje-se: o transporte é um ponto de grande importância. Verifique como estará o trânsito na sua cidade (possibilidade de eventos, corridas, etc.) e a distância que precisará ser percorrida. Saia de casa com bastante tempo de antecedência: considere sempre o tempo necessário para o percurso mais uma folga de, pelo menos, uma hora 

Durante a Prova

  • Escolha um local confortável dentro da sala. Observe aspectos como: saídas de ar-condicionado, posição do sol e proximidade da porta.
  • Lembre-se a todo instante de qual a sua motivação para estar ali naquele momento realizando a prova da OAB. Seja qual for o seu propósito, tenha ele sempre claro durante a prova. É uma ótima maneira de conseguir uma energia extra e produzir melhor.
  • Organize o seu tempo. Saiba quantos minutos em média você terá para responder cada questão. Considere também o tempo necessário para passar as respostas a limpo.
  • Leia as instruções atentamente.
  • Não tenha pressa. É preciso controlar o tempo, porém não se prenda a ele. Use-o da melhor forma possível.
  • Tenha foco na prova. Não é o momento para concentrar-se no fiscal, nos detalhes da sala ou em qualquer outra coisa.
  • Não se preocupe com os outros. Faça a sua prova e mostra o que você sabe.

 

Ademais, não deixe para ler o edital no dia da prova ou realizar tarefas de última hora. Tudo que puder ser antecipado deve e precisa ser antecipado. Assim, a sua mente estará mais tranquila para se preocupar com o que realmente importa: o conteúdo. Para mais informações sobre o que fazer no dia da prova, acesse este material preparado pela revista Exame.

advogado oabTodas essas dicas são úteis para o dia do exame, pois ajudam você a manter o controle sobre a situação. Em situações de stress, é comum deixarmos o nervosismo tomar conta de nós quando nos sentimos impotentes frente a alguma situação. É normal que isso aconteça, mas pode ser evitado. Controle o que puder, e quanto às outras coisas, aceite-as. Além disso, cabe também a você saber buscar o apoio que precisa nas pessoas queridas. O carinho de familiares, namorados e amigos pode ser uma grande arma nessa batalha. Saiba usá-la!

 

 

9 comments

  1. valdicio ferreira de oliveira

    com as dicas e truques que acabei de ler tenho certeza que passo na proxima prova da oab

  2. As dicas são interessantes, vou tentar aproveitar o máximo.

  3. Adelaide Cristina da Penha Schettino Perim

    Técnicas de estudo, chute, leitura dinâmica e emocional são muito importantes, mas o que está contribuindo para o meu fracasso nas provas, é essa incerteza da correção justa, várias vezes ficamos reprovados com questões erradas e não anuladas, principalmente do exame X para cá, sempre houve uma injustiça que reprovasse a mim e a vários colegas. Como ir para a prova com o emocional à prova de injustiça! É muito difícil!!!
    Alguém tem que intervir a nosso favor, pois com a certeza de que não seríamos lesados com injustiças, a calma viria naturalmente. É como ir para o forum sabendo que o juiz não é imparcial e você já vai com a possibilidade de perder a causa, pois podem usar de estratégias que o desvavoreçam! LAVEI MINHA ALMA! PAZ E BEM!

    • Concordo com você Adelaide, em gênero número e grau. Também fui muito injustiçada na segunda fase do X exame unificado. Só Deus nps livra dessas injustiças, só Deus! Mas, a fé que tenho Nele, não me deixa desistir. Vou tentar de novo! E creio, que Ele me deixou passar toda aquela injustiça, para que eu aprendesse como funciona o esquema… Pra passar, agente tem que pensar que nem eles, temos que usar apenas o direito codoficado, temos que ser extremamente positivistas na prova aberta, assim como na fechada. Vamos lá, Não desista. Vamos pela fé que dá. Boa prova!

  4. Adelaide Cristina da Penha Schettino Perim

    SE NÃO PUBLICAREM, NÃO ESCREVEREI MAIS NADA!

  5. Sebastião José de Oliveira

    As dicas são interessantes, vou tentar aproveitar o máximo.

  6. “esta vai ser aprova da oab que vou passar”

  7. Excelente todas as informações, sabemos que durante todo o curso nem pensamos em tais dicas.
    Grato.

  8. Excelente é muito bom saber que temos alguém que colabora para o nosso estudo muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *