O que Fazer nos Últimos dias para a Primeira Fase da OAB

primeira fase oab Durante a reta final para a primeira fase da OAB é fundamental manter o foco nos estudos e desenvolver a inteligência emocional. O momento não é de aprender conteúdos novos, mas de exercitar o que já foi aprendido através de exercícios e simulados.

Saber lidar com o nervosismo também é uma peça-chave para o estudante, pois é somente através da motivação interna que se torna possível a superação.

Preparamos um roteiro abaixo que ajuda o graduado ou graduando a ser produtivo na semana que antecede a tão aguardada prova. Confira abaixo:

1. Elimine os excessos

Nada de comer demais, beber demais ou fazer qualquer tipo de atividade que sobrecarregue o seu corpo ou a sua mente. Afinal, não é à toa que existe um período de concentração antes dos jogos de futebol: é preciso manter os atletas focados.

 

2. Aprenda a relaxar

shutterstock_113715970_MenorÉ importante manter seu corpo relaxado, pois só assim você poderá extrair todo o seu potencial no momento da prova. É muito comum que graduandos que estão prestes a fazer a prova tenham problemas de saúde, como gripes, infecções e outras doenças ligadas ao stress. Não deixe isso acontecer com você.

3. Treine o conteúdo já aprendido

mulher-com-livroNão é hora para aprender novos conteúdos do zero. Esta é uma cilada que pode prejudicar muitas pessoas, pois o lado emocional é abalado quando a sensação de que “eu precisava ter estudado mais” aparece. Tenha consciência de todo o caminho já percorrido até este momento e faça revisão e exercícios em cima daquilo que lhe parece mais complexo entre os pontos já vistos, caso contrário o nervosismo poderá se manifestar.

Você pode ver o nosso material com provas anteriores aqui.

4. Faça um calendário para os assuntos mais importantes

calendarioEscolha três assuntos curtos para estudar na semana anterior à prova. Abandone as matérias das quais não gosta e foque somente nestes três assuntos. O ideal é escolher duas matérias mais simples e outra de maior complexidade, pois assim não há desespero, apenas absorção real de conteúdo.

5. Tire um dia de folga

É preciso manter a mente e o corpo prontos para a prova e, para isso, não podemos sobrecarregá-los. Tire um dia para relaxar, assistir a um filme e fazer um passeio leve. Não há nada de errado nisso, pois todos nós precisamos de equilíbrio e o estudo obsessivo não é uma situação equilibrada.

 

6. Mantenha o foco e a confiança

shutterstock_61336045_MenorTente lembrar constantemente que você precisa estar 100% no dia da prova e, para chegar nessa condição, é preciso estar motivado e valorizar todo o conteúdo que já foi aprendido. Afinal, você sabe o que quer e estudou para isso. Não existe motivação maior do que esta para fazer uma ótima prova.

 

7. Não dê ouvido a boatos

É comum que as pessoas comentem coisas como: “esta prova será mais difícil que as anteriores” ou até mesmo “o nível da primeira fase está aumentando!”. Não ouça. Concentre-se em melhorar o seu desempenho e não dê ouvido a boatos e especulações sem fundamento.

8.Planeje-se para o dia da prova

shutterstock_109554170_MenorNa semana que antecede a prova, organize-se: tenha em mão os documentos necessários, matérias e endereço do local da prova. Saiba como vai chegar lá e com quanto tempo de antecedência. Nada de correria de última hora. Quanto mais tranquilamente você chegar até a sala de prova, mais fácil será se concentrar para realizá-la.

 

Assim sendo, existe muita coisa que pode ser feita na semana que antecede a prova da OAB. Planeje-se para utilizar bem o seu tempo e fortalecer-se para este grande desafio. Quanto mais recursos forem utilizados, mais seguro você se sentirá!

Comente abaixo como está sendo esta experiência para você.

Um grande abraço!

14 comments

  1. Estou me preparando a dias, espero conseguir essa tranquilidade de que falam no dia the prova. Estou confiante.

  2. Tranquilidade é sempre bom, oq vai almentar a confiança é acertar questões the FGV, não adianta fazer questões FCC ou SESPE, só faça FGV pois o estilos das outras são diferentes. Bruno agradeço a você e a toda equipe! Deus ilumine vocês 😀

  3. Vai dar tudo certo. Ja me sinto passada. Estou em estudo intensivo Super UTI!

  4. obrigada pela força,,,, voce tem razao agora é so relaxar e entregar nas maos de DEUS.

  5. Muito bom, porém por motivos particulares, não farei essa prova. Obrigada.

  6. Éssa prova vai ser moleza to confiante pois tenho me preparado.

  7. Só eu sei como vc tem se dedicado,fé em DEUS,ELE te iluminará e te guiará,te amamos mto e estamos torcendo por vc,meu amorzão…

  8. Um dos recursos que tenho usado é resolver muitas questões de concursos, provas e simulados.

    Acho que a repetição na resolução dos exercícios fazem a diferença.

    Separo as questões que erro e corro atrás da resposta certa.

    Tem um sistema que gosto muito de resolver:

    http://www.gabarite.com.br/simulado-concurso/orgao/oab

    Olá muito bom o artigo, ajudou bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *