O que fazer para cultivar o hábito de leitura?

“Os livros não são capazes de mudar o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas.” Quem disse a frase foi ninguém menos que o escritor Mário Quintana. Não é difícil pensar o porquê da afirmação, postos os diversos benefícios do hábito de leitura.

A Universidade de Stanford já concluiu que ler é uma ótima prática para o cérebro. Afinal compreender, generalizar, descrever e sintetizar são todas capacidades exercitadas com o hábito de leitura.

Mas não apenas isso: durante a leitura de um bom livro podemos ter acesso a universos distantes e fantásticos, aos mais modernos inventos da tecnologia ou ao mundo invisível dos átomos, moléculas e bactérias. Ler nos coloca, ainda, em contato com grandes dilemas e ajudam a formar nossa moral e opiniões políticas.

Porém, mais de 40% da população brasileira não leu nenhum livro nos últimos três meses, segundo o IPL, Instituto Pró-Livro. Para cultivar o hábito da leitura e ter acesso a todos os benefícios da prática o ideal é seguir as dicas que daremos a seguir:

1. Leia sobre aquilo que você gosta (não force a barra)

Começar sua jornada de leitor com um autor russo, famosos pela complexidade dos seus romances, pode não ser uma boa ideia. Por isso, escolha seu primeiro título com bastante cuidado. Além disso, quem disse que precisa ser um livro? Para começar o hábito da leitura vale qualquer texto, desde blogs a gibis e mangás. O importante é ler.

Uma boa dica é começar com best-sellers, sucessos de vendas. Afinal eles não são sucesso de vendas sem motivo. Em regra, esses livros possuem linguagem bastante acessível e, se tantas pessoas gostaram deles, você deve gostar também.

Mas, se você for um apaixonado por Direito, vai gostar dessa lista com 5 livros para o Exame da Ordem.

2. Estabeleça uma meta de leitura

Também quando se fala em hábito de leitura, objetivo é tudo. Não despreze o poder de uma meta para persistir na leitura. Estabeleça um mínimo de páginas e tempo.

Não se preocupe em criar metas muito ambiciosas, o mais importante é que você se imponha um objetivo realista e persista nele. Lendo 15 páginas de leitura por dia, ao fim de um mês você termina um livro de 450 páginas, o que é um bom volume para um iniciante.

3. Descubra a magia das bibliotecas para o hábito de leitura

Difícil explicar o que acontece, mas o ambiente tem um poder quase mágico sobre a tarefa que vamos executar. Mais que isso, a atmosfera que se cria quando um grupo de pessoas está executando uma mesma atividade é muito contagiante, o que faz com que você também se sinta compelido a fazer o mesmo.

O silêncio e o grupo de pessoas lendo também ampliam sua concentração para ler. Existem outros hacks que podem aumentar ainda mais sua concentração durante a leitura.

4. Encontre uma posição confortável para ler

Se você ainda não cultiva o hábito de leitura, então o próprio fato de ler pode não ser algo confortável para você no início. Não dificulte ainda mais essa tarefa: encontre a posição mais confortável para começar com seu livro.

Não tem regra: sentado, deitado, em uma cadeira com encostos — quem vai dizer o que funciona ou não é você! Só não descuide de uma boa iluminação, para não forçar os olhos.

Você só tem a ganhar ao começar a cultivar o hábito da leitura. Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a também embarcarem nessa jornada. Afinal, como disse o poeta, livros mudam pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *