O que fazer para não pagar a taxa de inscrição da OAB

A dificuldade do Exame da OAB já começa na hora da inscrição, com o pagamento da taxa. O preço não é acessível e muita gente chega até a adiar o sonho de passar na prova por não poder bancar financeiramente o processo.

Por isso, resolvemos trazer aqui todas as informações do Edital sobre os casos de isenção do pagamento da inscrição:

Isenção XVIII Exame Unificado

Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o examinando que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos seguintes termos:

1) aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou
2) a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos;

A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do examinando, disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição, das 16h do dia 28 de setembro de 2015 às 23h59min do dia 09 de outubro de 2015, horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico http://oab.fgv.br, contendo:


a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
b) declaração de que atende à condição estabelecida.

Formas de cadastramento no CadÚnico

O município é o responsável pelo cadastro das famílias. Para se cadastrar procure a prefeitura de seu município e informe-se do local e data.

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário abaixo!

10 comments

  1. Bom dia. Olha, já tenho 45 anos, terminei meu curso de direito em 2000, e por vários motivos não prestei a prova da OAB, mas o principal deles, é por nunca me achar preparado para tal. Meu salário atualmente me concede o benefício da isenção da taxa de matrícula, mas pelo que vejo já passou a data para requerê-la, então preciso esperar o próximo certame, mas gostaria de começar a me preparar com vocês, como devo proceder? Obrigado e aguardo resposta o mais breve possível!

  2. Olá! sou deficiente físico e recebo pelo inss menos de dois salários minimo, posso fazer isenção da taxa de inscrição da OAB? e a partir de quando.

  3. libera o LINK acessar o material atualizado

  4. meu salario e de 1500,00 consigo ser isento da taxa, levando em conta que tenho dois filhos e esposa e meu salario sustenta a familia?

  5. Marineide dos Santos Pinheiro

    Olá, estou desemprega terminei a faculdade desempregada e a renda mensal da minha família é de dois salários mínimos como faço pra obter a isenção da taxa da inscrição da OAB?

  6. Cleide Vieira dos Santos

    Olá, terminei meu curso de direito com bolsa integral pelo programa Bolsa Universitária em 2014, gostaria de prestar o exame da ordem mas estou desempregada. O que faço para obter a isenção do pagamento da taxa de inscrição? Aguardo resposta. Obrigada.

  7. Bom dia, por gentileza alguém teria um modelo de isenção de taxa para a prova da OAB?
    Obrigada.

  8. DANIELA DOS SANTOS SANTANA

    Olá, onde encontro o requerimento para me inscrever na oab e obter a isenção? me ajudeee por favor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *