O que Você Não Deve Fazer Durante a Prova da OAB

Answer Sheet 3

Um dos momentos decisivos na carreira de todo bacharel em Direito é o momento de prestar o Exame da Ordem. São anos de conhecimento a serem aplicados em apenas algumas horas, e embora a ansiedade seja normal até certo nível, é sempre bom conhecer algumas dicas para não cometer nenhum deslize.

Pensando nisso, separamos aqui 5 erros fatais que você não pode cometer na hora da prova da OAB. Fique de olho e evite estas mancadas!

Levar lanches pesados ou em grande quantidade

Cinco horas ininterruptas de prova é um tempo bem longo, e levar um lanche para manter a cabeça funcionando é essencial. No entanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o que levar, caso contrário o que era para te dar um boost de concentração pode acabar te atrapalhando.

Fuja de embalagens ruidosas, comidas barulhentas (daquelas em que cada mastigada é ouvida por todos na sala) ou que tenham algum tipo de resíduo que possa sujar mãos, papéis, caneta, mesa, etc.

 

O importante é ter o essencial: uma garrafa de água e alguma fruta fácil de comer (laranja e outras com muito suco são uma má ideia, prefira maçãs, bananas ou peras) ou barras de cereal. Nada de passar fome ou sede, porém, seja comedido para não comer demais e acabar afetando seu desempenho!

Deixar o telefone celular ligado

Todo mundo sabe que não é permitido deixar o telefone ligado durante a prova. Mas, na hora do nervosismo, é possível acabar se esquecendo de desligar o aparelho, e ninguém quer ouvir toques e vibrações atrapalhando a concentração durante a prova.

Se você acha que não vai se lembrar desse detalhe, deixe o telefone em casa ou com algum parente ou amigo que esteja esperando por você do lado de fora. Outra possibilidade é colar um post-it na tela lembrando de desligar a aparelho.

Vale lembrar ainda que levar qualquer tipo de aparelho eletrônico é proibido.

Levantar-se antes da autorização do fiscal

Leia com atenção a folha contendo as regras da sua prova. Uma delas indica que você só poderá se levantar mediante autorização do fiscal, por isso, sempre que precisar deixar a carteira por algum motivo, chame a atenção do responsável e aguarde a sua permissão.

Uma outra regra que vale a pena ser lembrada é a do tempo mínimo para entrega da prova. Mesmo que você termine antes, só poderá sair duas horas após o início do exame, depois de tê-lo entregue, assinado e preenchido, para o fiscal.

 

Passar o gabarito com pressa

Pratique a gestão do seu tempo, assim como você fez durante seus estudos preparatórios. A ansiedade geralmente faz com que a capacidade de se concentrar seja menor do que o normal, então respire fundo e lembre-se de guardar tempo suficiente para preencher o cartão de respostas com calma. Afinal de contas, ele é o documento oficial das suas respostas, e não é permitido fazer rasuras ou qualquer outra alteração.

Não seguir a ordem do caderno de respostas

Essa dica é especial para a segunda fase da prova. A sua peça deverá vir em primeiro lugar no caderno, seguida das respostas às questões, tudo dentro do espaço delimitado.

Por fim lembre-se de qualquer prova é o resultado de um processo de preparação e estudos.

E aí, gostou dessas dicas?

Comente contando se você conhece outros erros fatais na hora do exame e continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

 

2 comments

  1. dentro dos pressuposto legal confesso que vocês são os melhores para auxiliar um operador de direito, assim como já me encontro no ultimo semestre do direito acredito que poderei contar com vocês no que for possível para que eu possa me preparar para o exame da OAB.