OAB chegando: O que revisar antes da prova?

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos concursos de maior destaque e um dos mais aguardados pelo estudantes de Direito de todo o país. Por meio dele, se define o futuro de milhares de aspirantes a advogados que desejam ter sua profissionalização reconhecida para que possam atuar na área. Passar nessa prova é a maior recompensa após anos de estudo e esforço para se formar em Direito.

A próxima prova da OAB está chegando e deixando muitos candidatos ansiosos e apreensivos. Claro que a fama de ser uma prova muito difícil e o fato de valer sua carteirinha vermelha contribuem muito para o medo e o nervosismo. Mas o importante agora é tirar da sua mente qualquer tipo de pensamento negativo e focar ainda mais na preparação e na revisão. Para ajudar, aqui está uma importante lista do que vale a pena revisar nesses momentos finais e decisivos até a prova.

Add these books to your reading list

Direito Penal

Direito Penal é, talvez, a matéria mais querida dos estudantes de Direito e uma das mais aguardadas nas provas da OAB. Em grande parte das provas realizadas nos últimos anos, o assunto que mais se destacou e que merece destaque também nos estudos dos próximos candidatos desse exame é Teoria Geral do Crime, que teve 25% das questões nos exames mais recentes dedicado a ele.

Os estudantes devem dar destaque durante os estudos também para os assunto de Teoria da Pena e Teoria do Erro, que também já ganharam bastante atenção por parte dos organizadores do exame.

Direito Civil

Na área de Direito Civil, deve haver atenção especial por parte dos estudantes de Direito que serão candidatos para o próximo concurso da OAB nos assuntos que geralmente são os mais cobrados em todos os exames da Ordem, sendo esses Tipos de Contrato, Responsabilidade Civil, Direito das Obrigações e Parte Geral do Direito Civil. Para isso, vale a pena dedicar um tempo a dar uma olhada no Código Civil para relembrar esses assuntos e evitar que peguem os candidatos de surpresa durante a realização do exame.

Direito Administrativo

Direito Administrativo também é um dos assuntos que possuem uma alta taxa de cobrança nas provas da Ordem e que precisa de dedicação nos estudos para evitar dúvidas. É importante, nessa matéria, revisar o conteúdo de Contratos Administrativos e também dar uma olhada em Intervenção do Estado de Propriedade.

Código de Defesa do Consumidor

Para garantir um bom desempenho, é importante que o estudante que deseja realizar a prova da Ordem revise a Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço e Proteção Contratual. Consultar o Código de Defesa do Consumidor também é essencial.

Código de Ética e de Disciplina da OAB

É a disciplina de maior relevância da primeira fase do exame da Ordem. São 10 questões sobre o tema e os assuntos que mais caíram nas provas passadas foram prerrogativas, infrações e sanções preliminares e honorários advocatícios. Então, dê bastante prioridade a ela.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Em anos em que a discussão a respeito da redução da maioridade penal anda bastante avançada e é assunto de destaque, não é difícil encontrar algumas questões a respeito do assunto no exame da Ordem. Para que o estudante possa se preparar para isso, é importante que ele revise o regimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, dando atenção aos direitos fundamentais estabelecidos na lei e nas medidas socioeducativas.

E então, gostou dessas dicas? O que você acrescentaria a essa lista? Deixe seus comentários abaixo e bons estudos.

One comment

  1. Boa noite, estas dicas são ótimas e bem aproveitável, até porque não temos tempo disponibilizados só para os estudos, geralmente como é meu caso, preciso trabalhar e cuidar da casa e família e ainda estudar, faço Pós duais vezes na semana, sem falar nus aborrecimentos que temos no dia a dia.
    Mais minha dica seria para acrescentar uma matéria o qual cai em todas as provas de concursos e também OAB,é Direito Constitucional.

    Obrigada pelas dicas vou usar todas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *