Os 10 Assuntos Mais Cobrados nos Últimos Exames da OAB

Passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil não é tarefa das mais fáceis. Muito esforço, muitas horas de estudos e perseverança são algumas das atitudes mais desejáveis para se obter o sucesso e o resultado esperado.

Como estudar e o que estudar

Mas saiba que não basta somente se debruçar nos livros e apostilas por horas intermináveis, e se isolar do mundo familiar e social. Como estudar e o que estudar, conta muito quando o assunto é disciplina?

Para aproveitar ao máximo a capacidade de rendimento nos estudo é importante saber que existem muitas opções e maneiras de se estudar, que não seja o ato somente de leitura contínua. E aqui listamos algumas opções.

 

Algumas opções de estudo

Atualmente há os chamados áudio-books, que podem ser utilizados de modos diversos como, ouvir direto da internet, ou gravar o conteúdo e salvá-lo para depois escutar em qualquer lugar que deseje, até na praia, e por que não?

As vídeo-aulas também seguem o mesmo padrão dos áudio-books, e estão espalhados em muitos canais web. A própria TV justiça possui muitas aulas que podem ajudar bastante. Reveja as últimas provas, repassando as questões anteriores, ou faça pequenos resumos e sinopses que te ajudarão a memorizar os assuntos mais facilmente.

Fazer pequenos esquemas das matérias é também bastante proveitoso. Principalmente para saber o que já estudou e o que falta ainda repassar.

 

Mas, o que é muito importante mesmo é saber quais os assuntos mais cobrados nos últimos exames da OAB.

Fizemos uma lista das matérias mais requeridas no exame da Ordem. E aqui estão elas:

Ética

Das 80 questões da prova, 10 tem haver com este assunto, e dentro da Ética temos os assuntos que são: Prerrogativas, infrações, Sanções disciplinares, Honorários advocatícios, Incompatibilidades e impedimentos e atividades de advocacia.

Estatuto da OAB

É outro tópico bem requerido e assuntos como, Inscrição, Deveres éticos, Organização, Sociedade de advogados e Sigilo Profissional.

Direito Penal

Com os Crimes em espécie, Teoria da pena, Teoria do erro e ainda, tipicidade.

 

Direito Civil

Temos, Direito reais, Direito da família, Direito das sucessões, Responsabilidade civil e dos Fatos jurídicos.

Processo Civil

Podemos ver, Execução, Capacidade Processual, Cautelar e Mandado de segurança.

Processo Penal

Com os Procedimentos, Recursos, Jurisdição, Competência, Ação penal, tribunal do júri e inquérito policial.

Direito do trabalho

Com a Jornada, Contrato de trabalho, Estabilidades, Remuneração, Aviso prévio e Rescisão.

Processo do trabalho

São os Recursos, Execução, Rito Sumaríssimo e Competência.

Direito Constitucional

Pode-se ver, Controle de constitucionalidade, Processo legislativo e

 

Poder Judiciário

Direito administrativo com a Intervenção do estado na propriedade, Organização da administração, Contratos administrativos e Licitação.

Sabemos que a gama de assuntos que é requerida para a prova é muito extensa e exaustiva, porém essas matérias listadas aqui podem ajudar bastante a sintetizar estes inúmeros assuntos e ajudar a melhorar o desempenho dos candidatos. No mais, é só estudar e ter bastante tranquilidade na hora do exame!

Gostou dessas dicas? Quais assuntos você domina mais? Comente abaixo!

2 comments

  1. Adquiri seu material de estudo e somado a outros que tenho estudado, tenho melhor concentração para exame, sendo que viso seleção para cargo Juiz substituto, aos poucos aumento ritmo de estudos alinhados a possibilidade de uma boa noite de sono.
    suas dicas colaboram com aprendizado e incentivo para exame que todos sabemos tornar a vida bacharel um tanto que restrita frente o rito da adv…
    solicito dicas para cálculos em concursos…

  2. Numa avaliação rápida, primeiramente o direito não faz parte das chamadas ciências humanas, e sim das ciências sociais, e mais, não é “carteirinha da OAB”, e sim carteira de advogado da OAB.

    obrigado,

    Ricardo Tocunduva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *